Ponto de situação do Campeonato Nacional da 3ª Divisão…


Vamos ver com atenção o ponto de situação do Campeonato Nacional da 3ª Divisão e como esta é uma prova de inscrição livre, interessa-nos somente saber quem está ainda em luta pelo primeiro lugar de cada série (subida direta à 2ª Divisão) e quem pode ainda alcançar o 2º lugar (participação na Liguilha de acesso à 2ª Divisão).

A verdade é que a situação é bem diferente de zona para zona.

ZONA NORTE “A”

São oito as equipas que ainda podem aspirar ao 2º lugar e seis somente as que podem ainda vencer a zona e apurar-se diretamente para a 2ª Divisão da próxima época. Os 6 pontos que “Os Limianos” têm de avanço para o Lavra podem transformar-se em 3 somente, já que os de Lavra têm um jogo disputado a menos. Limianos, Lavra, Barcelos “B”, Marco, Penafiel e Juventude Pacense “B” são as equipas que ainda podem aspirar à subida direta, conforme se pode observar pelo quadro abaixo:

Fânzeres e Maia já só podem atingir os 52 pontos, precisamente mais um do que o Lavra possui agora, pelo que muito dificilmente irão ter possibilidades de participar na Liguilha de Acesso à 2ª Divisão. “Os Limianos”, para além de Fão, Paredes “B” e Famalicense “B” (na zona “vermelha”), vão ainda defrontar Marco e Lavra, jogos que poderão ser decisivos para estas 3 equipas. O Lavra (2º) tem tarefa bem complicada porque irá defrontar os 1º, 3º e 4º classificados, para além ainda dos 7º e 8º da tabela, enquanto o Barcelos “B” irá ainda defrontar 5 equipas da zona “branca” do quadro acima. Sendo este um campeonato muito equilibrado, todos os jogos serão disputados sem vencedor antecipado mas Limianos, Lavra, Barcelos “B”, Marco e Penafiel estão, sem dúvida, na “pole position” para a corrida até final do campeonato.

ZONA NORTE “B”

A situação nesta zona é muito parecida à da anterior mas com maior aproximação do 2º classificado ao líder, neste caso 4 pontos (em vez dos 6 da zona “A”) mas com a possibilidade de passarem a 7, já que o OH Sports tem 1 jogo a menos que os seus 3 perseguidores.

E a verdade é ainda mais “dura” quando verificamos que o OH Sports só defrontará 2 equipas da zona “branca” abaixo, a zona das equipas que ainda têm possibilidades de subida, pelo que me parece que a equipa de António Gaspar tem hipóteses bem reais de ficar num dos 2 primeiros lugares, senão mesmo no primeiro porque os marrezenses ainda vão defrontar os 1º (OH Sports ) e 4º (Vila Boa do Bispo) classificados. Têm a palavra OH Sports e Leiria e Marrazes, não esquecendo que Vila Boa do Bispo e Termas ainda podem complicar a vida aos 2 líderes… Quem tem um final de campeonato mais “acessível” é o Mealhada, se é que se podem chamar de “acessíveis” os confrontos com os 6º, 7º, 8º e 9º classificados!!! O Termas tem os mesmos adversários do Mealhada até final aos quais se juntam ainda o OH Sports, mesmo na última jornada!!!!

ZONA SUL “A”

A Zona Sul “A” é a que apresenta a pontuação mais aproximada entre os primeiros classificados com um único ponto a separar os 3 primeiros e 5 pontos a separar o 3º do 4º classificado. Realisticamente, parece-me que somente os primeiros 5 classificados poderão lutar pela subida de divisão, quer seja pelo acesso direto quer mesmo através da participação na liguilha.

O Alcobacense tem 1 ponto a menos que os 2 primeiros mas tem 1 jogo a menos que Tojal e 2 jogos a menos que o Torres, pelo que poderá ainda chegar a líder antes de as “coisas” começarem a ficar definidas, até porque vai até à Madeira defrontar Marítimo e Hóquei Clube, hoje e amanhã respetivamente. O Tojal tem um calendário difícil (como todas as equipas ainda até final da prova) que colocará no seu percurso os 2º, 4º, 5º, 7º, 8º e 10º classificados enquanto o Torres, para além do jogo com o Tojal (1º), irá ainda defrontar os 4º, 5º, 7º e 10º classificados. As equipas “B” de Alenquer e Sintra têm calendários bem difíceis com confrontos com os 1º e 2º classificados e ainda com o 3º (no caso do Sintra “B”). Do 6º classificado para “baixo”, atendendo à grande competitividade desta primeira metade da tabela classificativa, a diferença pontual é tão grande que me parece que já não conseguirá nenhum destes lutar pela subida de divisão.

ZONA SUL “B”

Nesta zona a questão do primeiro lugar e subida direta ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão ainda não está decidida com o Marítimo a usufruir de 16 pontos de vantagem, mas vai agora defrontar até final os 2º, 3º e 5º classificados, para além dos conterrâneos do PDL. O Sporting “B”, única equipa que poderá ainda destronar os açorianos da liderança, tem 3 jogos a menos que o Marítimo, pelo que poderá aproximar-se do líder até aos 7 pontos de diferença, mas o calendário que o espera até final da temporada é bastante favorável, se retirarmos da equação o confronto com o Marítimo. Por outro lado, Sesimbra e Paço de Arcos “B” podem ainda “apanhar” o Sporting “B” no 2º lugar, assim como, com hipóteses mais remotas, Stuart Massamá, Cascais e Grândola “B”. Para mim, tendo em atenção o calendário do Sporting até final, parece-me que os dois primeiros classificados já estarão encontrados!

Chamo agora a vossa atenção para a tabela da sequência de resultados conjunta da 3ª Divisão, na qual podemos verificar a evolução da “forma” de todas as equipas (clique na imagem abaixo para aceder à lista completa) e com ela prever com mais acuidade o seu desempenho futuro:

Luís Francisco Oliveira continua a ser o líder dos goleadores, classificação que poderá consultar na totalidade, assim como a dos Guarda-Redes, seguindo a ligação apensa às duas listas abaixo:

Se atendermos ao desempenho dos Guarda-Redes, e se nos centrarmos somente naqueles que têm mais de metade dos jogos realizados em relação à presença em convocatórias, temos os dois guarda-redes do Marítimo no primeiro lugar da classificação dos mais eficazes:

Vejamos agora quais são as 15 melhores equipas (incluindo as empatadas) a jogar no seu ambiente e nos pavilhões adversários, começando pelos jogos “em casa”:

O Marítimo em “casa” não perde qualquer ponto mas há outras 4 equipas que não perderam ainda qualquer jogo realizado no seu pavilhão. Vejamos agora os jogos “fora”:

Fora dos seu recinto, somente o Sporting não perdeu ainda qualquer jogo.

As equipas com melhor aproveitamento na tentativa de conversão das “Bolas Paradas” são Paço de Arcos “B” (com 50%) e Oeiras “B” (49%), sendo que outras 4 equipas conseguem números no espectro dos 40%…

No que concerne aos Guarda-Redes de cada equipa, verificamos que os de “Os Corujas” são os mais eficazes na defesa da tentativa de transformação de Bolas Paradas, com uns excelente 88% de sucesso (em 41 tentativas só não conseguiram defender 5…!!!). Vejamos a lista abaixo, que poderá ver na totalidade se seguir a ligação apensa:

Fazendo agora a análise ao desempenho individual na transformação de Bolas Paradas, verificamos que dois dos três primeiros nomes são jogadores que habitualmente jogam nas respetivas equipas “A”:

Se virarmos agora a atenção para os Guarda-Redes na tentativa de defesa da transformação das Bolas Paradas, vemos que Rodrigo Castelhano (com 6 defesas) e Guilherme Miguel “Giminho” e Tomás Marrafa (com 4 defesas) são os melhores no conjunto dos que não sofreram qualquer golo na situação referida.

Siga as ligações abaixo para saber tudo sobre a 3ª Divisão Nacional:

Outras Notícias
Resultado dos Sorteios dos Campeonatos Nacionais da 3ª Divisão e Feminino
Ver Mais
Sorteios dos Campeonatos Nacionais da 3ª Divisão e Feminino
Ver Mais
BOLAS PARADAS: quem são os mais eficazes em Portugal (seniores masculinos)?
Ver Mais
CRIAR-T vence Oliveirense "B" e regressa à 2ª Divisão...
Ver Mais
Valença sagra-se Campeão Nacional da 3ª Divisão
Ver Mais
Rui Silva "Folhetas" é o melhor goleador da Europa...
Ver Mais