(20/12/2025) A cinco dias do Natal celebra-se hoje o Dia Internacional da Solidariedade Humana, data instituída pela Organização das Nações Unidas em 2005, por ocasião da celebração da primeira década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (1997-2006).
Neste dia, os governos são recordados dos seus compromissos com os acordos internacionais, sobre a necessidade da solidariedade humana como uma forma de combater a pobreza, as pessoas são incentivadas a debater sobre os meios de promover a solidariedade e a encontrar métodos inovadores para ajudar a erradicar a pobreza e a fome.
Em 1999, ou seja, há 26 anos, após mais de 400 anos de governação portuguesa, a soberania de Macau é devolvida à China, sendo que um ano antes nascia Kylian Mbappé, futebolista internacional francês, atualmente ao serviço do Real Madrid, considerado como um dos melhores da atualidade.
Solidariedade, respeito e qualidade, três virtudes que andam tão distantes dos dirigentes do nosso Mundo atual, fruto da ganância desmedida, mas por aqui temos o contrário, pois a minha equipa é formada por quatro jovens bem formados e educados.
“Bom dia Avô”.
“Bom dia juventude”.
“Já trataste das tuas prendas?”, perguntou-me o AMAGADINHO.
“Claro que sim, aliás a Princesa tratou de quase tudo”, ri-me eu.
“A mim ainda me falta uma para a minha Mãe”, afirmou a LARANJINHA.
“Como fazem o financiamento para adquirirem as lembranças?”.
“Acho que com todos nós é assim, os Pais fazem um reforço da mesada por esta altura, que utilizamos para adquirimos as prendas”, explicou o PANCHITO.
“Depois, se quisermos fazer uma surpresa maior, vamos juntando um pouco ao longo do ano para usarmos agora”, revelou o PIPOCA com uma gargalhada.
“Muito bem, já fiquei a perceber tudo. Vamos lá às nossas apostas, as últimas do ano de 2025, desta vez começamos com uma ordem alfabética certinha”.
“Então sou eu o primeiro, da Segundona tenho o Académica x Infante Sagres (7-2) e o Feira x Vila Boa do Bispo (3-3) da Feminona”, apostou o AMAGADINHO.
“Eu vou fazer uns bons palpites, para fugir à lanterna vermelha, calhou-me o Oeiras x Parede (4-4) da Segundona e o Leiria e Marrazes x Os Corujas (5-5) da Terceirona”.
“Olha o Avô a investir nos empates, eu tenho da Primeirona o Turquel x Póvoa (6-4) e da Terceirona o Paço de Rei x CENAP (2-2)”, concluiu a LARANJINHA com um grande sorriso.
“É a minha vez, as bolinhas deram-me o Física x Candelária (2-3) da Segundona, e o Maia x Paredes (4-6), jogo da Terceirona”, finalizou o PANCHITO.
“Ora bem, no ataque à liderança tenho, da Segundona, Os Tigres x Alcobacense (2-6) e o Stuart Massamá x CENAP (7-1), partida da Feminona”, terminou o PIPOCA.
“Deixa-te estar sossegado, que o 1º lugar está bem entregue”, riu-se a LARANJINHA.
“E antes que tu peças, o almoço de hoje vai ser lulas recheadas com puré de batata, a Princesa trata dos moluscos, eu faço o acompanhamento”.
“Também gostamos”, sublinharam os quatro.
“Vou até à cozinha, até terça-feira”.
“Adeus Avô”, despediram-se eles.
Agora, com as batatas já descascadas, vamos lá cozê-las.









