Água dos Namorados


(14/02/2026) Por coincidência este sábado de Carnaval coincide com o Dia dos Namorados, que em Portugal é celebrado no dia da morte de um bispo chamado Valentim, por isso, a data também é conhecida como Dia de São Valentim, mas por exemplo, no Brasil, este dia é comemorado a 12 de junho, véspera de Santo António, conhecido como o santo casamenteiro.

Mas vamos lá saber a origem deste dia, a história remonta ao século III d.c., o Imperador romano Cláudio II havia proibido os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.

Valentim era bispo e desrespeitou esse decreto imperial, realizando casamentos em segredo, mas ele foi descoberto e foi preso, torturado e condenado à morte.

Segunda a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria ficado muito amigo da filha do carcereiro, que era cega e, por milagre, a moça ficara curada da cegueira, tendo sido executado a 14 de fevereiro do ano de 269, data que deu origem ao Dia dos Namorados.

Nos dias de hoje existem muitos festejos aproveitando a data, uma forma de proclamar o amor, pelo que aos namorados se juntam casais que aproveitam o embalo para uma bela comemoração.

Está na hora de receber a minha juventude.

“Bom dia Avô”.

“Muito bom dia, tudo bem com vocês?”.

“Depois de tantos dias com chuva, termos um dia com Sol é espetacular”, sublinharam os quatro.

“Sem dúvida, totalmente de acordo, até porque hoje é Dia dos Namorados”, recordei eu.

“Por aqui ninguém tem namorado”, afirmou o PANCHITO com uma gargalhada.

“Normal, têm tempo para isso, mas por aqui tínhamos um jantar no Bar da praia, mas infelizmente ele está parcialmente submerso, pelo que foi cancelado”.

“Que pena”, lamentou o AMAGADINHO.

“Terá que ficar para o ano, o importante agora é a água baixar para voltarem à normalidade”, referiu o PIPOCA.

“Tenho visto as fotografias que o Avô tem publicado, ainda vai demorar”, constatou a LARANJINHA.

“Sem dúvida, mas temos que ter pensamento positivo, vamos lá aos nossos palpites para esta semana, mas antes fica já combinado, como já temos feito noutras alturas em que temos Taça de Portugal masculina, que na terça-feira, quem não tem jogos, vai olhar para um ou dois jogos da Taçona, que, entretanto, combinamos, sendo que eu vou fazer um balanço sobre o Inter-Regiões feminino que arranca hoje em Paredes”.

“Começo por agradecer, senão o trabalho era todo meu”, riu-se o PANCHITO.

“Estamos cá para isso, entretanto és tu a começar com a divulgação das vossas apostas para esta semana”.

“A minha lanterna vermelha na Liga dá-me esse privilégio, por acaso não me saiu nenhum jogo da Taçona, tenho da Campeona feminina o Benfica x Fraga (4-1) e Taça WSE, também feminina, o Sanjoanense x Nantes (6-2)”, finalizou ele.

“Olha a mim calharam-me dois da Taçona, tenho o Póvoa x Carvalhos (5-4) e Parede x Turquel (4-4), e não se esqueçam que o resultado conta até ao prolongamento”, recordei eu.

“Eu tenho um da Quarteirona, o Grândola x Tojal (7-2) e da Taçona o Riba d’Ave x OC Barcelos (4-6)”, fechou o AMAGADINHO.

“Como o Avô, também só tenho jogos da Taçona, o Paço de Arcos x Sporting (2-5) e o HC Braga x Sanjoanense (2-1)”, concluiu a LARANJINHA.

“Para finalizar os nossos palpites, mais dois jogos dos oitavos de final da Taçona, o FC Porto x Benfica (3-4) e Oeiras x Juventude Pacense (3-6)”, finalizou o PIPOCA.

“Por hoje já está, só falta mesmo anunciar o almoço de hoje por aqui, a Princesa vai fazer um entrecosto no forno com umas belas batatas assadas”.

“Ui, que bom!”, exclamaram os quatro.

“Adeus juventude, até terça-feira”.

“Adeus Avô”.

Outras Notícias
Feijão e Afins
Ver Mais
Sem Preparação
Ver Mais
Solidariedade
Ver Mais
Mundo ao Contrário
Ver Mais
Nunca Esquecer
Ver Mais
Falsos Segredos
Ver Mais