Ponto de Situação da 3ª Divisão Nacional: quem sobe direto e quem vai à Liguilha…


Quando terminar a Fase Zonal do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, as quatro equipas classificadas em 1º lugar de cada zona sagram-se campeãs e acedem diretamente à 2ª Divisão Nacional enquanto os segundos classificados de cada zona ficam apurados para uma Liguilha de Apuramento na qual as 4 equipas lutarão pelos dois primeiros lugares que darão acesso ao Nacional da 2ª Divisão. Desta forma, ascendem 6 equipas ao Nacional da 2ª Divisão que serão distribuídas pelas duas zonas Norte e Sul do campeonato secundário.

Sendo assim, quando se vai disputar a 28ª Jornada de um total de 30, vejamos como estão as “contas” das 4 zonas do Campeonato Nacional da 3ª Divisão:

ZONA NORTE “A”

Nesta zona, a classificação atual é a seguinte:

Os jogos da 28ª Jornada são os seguintes:

Se atentarmos ao quadro abaixo, verificamos que a AD “Os Limianos” necessita somente de 2 pontos para garantir o acesso direto à 2ª Divisão e o título de vencedor da Zona Norte “A” do Campeonato Nacional da 3ª Divisão. Aos Limianos faltam disputar 2 jogos com a vantagem de os ter de fazer no seu próprio pavilhão mas com adversários de peso: o Marco na 28ª jornada (a próxima) e o Lavra na jornada seguinte, a 29ª. O Marco perdeu todas as hipóteses de participar na Liguilha com a derrota sofrida em Lavra na jornada passada e por outro lado o Lavra só terá de vencer os limianos na 29ª jornada, juntar a esta as vitórias sobre Pacense “B” e Maia e esperar que o Marco vença o jogo que vai disputar com o Limianos no próximo sábado. Difícil mas não impossível e a verdade é que no próximo sábado tudo poderá ficar decidido. Em resumo, só Limianos e Lavra podem chegar ao final do campeonato em 1º lugar e Penafial e Barcelos “B” são os outros que ainda podem aspirar ao 2º lugar que dará acesso à Liguilha.

ZONA NORTE “B”

Nesta zona, a classificação atual é a seguinte:

Os jogos da 28ª Jornada são os seguintes:

Se atentarmos ao quadro abaixo, verificamos que o OH Sports necessita somente de 1 vitória (ou 2 empates) para garantir o acesso direto à 2ª Divisão e o título de vencedor da Zona Norte “B” do Campeonato Nacional da 3ª Divisão e tudo indica que a vai conseguir porque tem 2 jogos fora do seu recinto com o Paço de Rei (15º e último classificado) e Académica “B” (12ª classificada) para ainda na 30ª Jornada receber o 6º classificado Termas. Convenhamos que para uma equipa que tem 21 vitórias neste campeonato e cedeu somente 4 derrotas) as perspetivas são bastante animadoras. Se assumirmos que o OH Sports vai conseguir os 2 pontos de que necessita nestas 3 próximas jornadas, poderemos então chegar à conclusão de que o Leiria e Marrazes necessita de vencer os 2 jogos que lhe falta disputar, respetivamente com a Académica “B” (12ª classificada) e Carvalhos “B” (14º classificado) ou pelo menos vencer um e empatar o outro. Quem está à espreita é Vila Boa do Bispo e Infante Sagres, já que o Mealhada ainda pode atingir os 59 pontos do Marrazes mas perde no confronto direto para os leirienses. E aos adversários do Leiria e Marrazes têm um problema: vão encontrar-se na 29ª Jornada e assim, um deles perderá pontos (ou até mesmo os dois!!!), pelo que a vantagem está a pender bastante para os lados leirienses, que poderão até somente necessitar somente de mais 1 ponto ou 2 para aceder à Liguilha. Convém seguir os próximos “capítulos” para ficarmos com a certeza de quem sobe direto e quem vai à Liguilha

ZONA SUL “A”

Nesta zona, a classificação atual é a seguinte:

Leia o artigo que o jornal “Região Cister” publicou sobre a senda vitoriosa do Alcobacense…

Os jogos da 28ª Jornada são os seguintes:

Se atentarmos ao quadro abaixo, verificamos que o Alcobacense necessita somente de 4 pontos para garantir o acesso direto à 2ª Divisão e o título de vencedor da Zona Sul “A” do Campeonato Nacional da 3ª Divisão e vai ter ainda 3 jogos para o fazer, sendo que 2 serão “fora” com Corujas (8º) e Sintra “B” (5º) e um no seu recinto com o Odivelas (14º classificado). Para mim a questão não é somente o Alcobacense necessitar de fazer 4 pontos, é mais a necessidade imperiosa de os seus perseguidores fazerem (ou não) os pontos em falta, no caso do Torres 5 e no caso de Alenquer “B” e Tojal 8 pontos. É que basta Alenquer “B” e Tojal empatarem um jogo e ficam logo fora das contas para o 1º lugar da Zona e também o Torres necessita fazer os 5 (ou 8!!!) pontos de que vai necessitar para ultrapassar o Alcobacense na tabela da Classificação Geral. Ou seja, Torres, Alenquer “B” e Tojal têm, na minha opinião, calendário mais difícil até final do campeonato e somente estas 3 equipas podem, também, aspirar ao 2º lugar, caso o Alcobacense mantenha a liderança. O Sintra “B” já não conseguirá fazer os pontos necessário para chegar à 2ª Posição pelo que a luta se vai centrar nas 4 equipas que podem simultaneamente lutar pela liderança e pelo 2º lugar. Convém seguir os próximos “capítulos” para ficarmos com a certeza de quem sobe direto e quem vai à Liguilha…

ZONA SUL “B”

Nesta zona, a classificação atual é a seguinte:

Os jogos da 28ª Jornada são os seguintes:

Se atentarmos ao quadro abaixo, o Marítimo já garantiu o acesso direto à 2ª Divisão e o título de vencedor da Zona Sul “B” do Campeonato Nacional da 3ª Divisão e o Sporting “B”, apesar de ainda ter de disputar 4 jogos, já garantiu também o acesso à Liguilha e a possibilidade de ascender à divisão secundária se for 1º ou 2º classificado da Liguilha de Apuramento à 2ª Divisão Nacional.

Outras Notícias
Ponto de situação do Campeonato Nacional da 3ª Divisão...
Ver Mais
Resultado dos Sorteios dos Campeonatos Nacionais da 3ª Divisão e Feminino
Ver Mais
Sorteios dos Campeonatos Nacionais da 3ª Divisão e Feminino
Ver Mais
BOLAS PARADAS: quem são os mais eficazes em Portugal (seniores masculinos)?
Ver Mais
CRIAR-T vence Oliveirense "B" e regressa à 2ª Divisão...
Ver Mais
Valença sagra-se Campeão Nacional da 3ª Divisão
Ver Mais