3ª Divisão Nacional: a uma jornada do final já estão definidos os 4 campeões mas só o CRIAR-T sabe que vai à Liguilha…


O Campeonato Nacional da 3ª Divisão está chegando ao fim… Um dos mais bem disputados das últimas épocas, organizado em três zonas com 14 equipas e uma outra com 13, estendeu-se por 25 jornadas faltando ainda jogar-se a 26ª agendada para o próximo domingo, 28 de maio, dia em que se disputarão 27 jogos. Um dos aspetos que valorizou sobremaneira este campeonato foi o da participação das equipas “B” de diversos clubes que militam em divisões superiores, trazendo para a competição uma população muito jovem e de grande qualidade.

A uma jornada do final deste Campeonato Nacional já há Campeões em todas as zonas e numa delas já está até definida a equipa que vai à Liguilha de Acesso à 2ª Divisão Nacional. Vejamos como estão as classificações e quais as equipas que já conseguirma o título de Campeão de Zona:

GLOBAL

Comecemos por uma visão global da 3ª Divisão Nacional com 2 quadros que nos podem ajudar a perceber quais as zonas mais assimétricas e quais as mais equilibradas. Se nos déssemos ao trabalho de criar uma classificação conjunta consoante a pontuação obtida em cada uma das zonas, chegaríamos à conclusão que a equipa que obteve melhor desempenho (específico da sua zona) foi o Sobreira. Obviamente que cada competição é única e como as equipas só defrontam outras da sua própria zona, esta classificação conjunta não é mais do que um exercício académico. Esta pontuação do Sobreira pode também ser resultado de uma maior desigualdade entre as equipas participantes na Zona “B” enquanto que os 56 pontos do Vilafranquense podem também ter uma leitura referente ao equilíbrio que grassava entra as equipas da Zona “C”. Ora vejamos então os que tiveram melhor desempenho nas suas próprias zonas:

Vejamos abaixo quem são (quando falta ainda disputar uma jornada) os 27 melhores goleadores da 3ª Divisão Nacional (pressione o quadro abaixo para consultar a lista completa):

Passemos agora à análise de cada uma das zonas…

Zona “A”

Na Zona “A” a classificação atual é a seguinte:

O Valença é já o Campeão da Zona “A” e no próximo domingo Limianos e Marco vão decidir quem é que fica em 2º lugar e fica, assim, apurado para a Liguilha de Apuramento à 2ª Divisão. Siga a ligação apensa à tabela acima para consultar a Classificação Geral completa.

Como se pode constatar pelo quadro acima, o Valença só foi derrotado por 3 vezes e somente num jogo empatou. Contraste enorme com as equipas que lhe perseguem na classificação, com 5 ou mais derrotas durante toda a época, mas principalmente porque os valencianos não tiveram ciclos negativos, as derrotas estão espaçadas por 6 ou mais vitórias consecutivas.

Ainda no capítulo das Bolas Paradas (BP) verificamos que o Valença nem teve um aproveitamento assim tão determinante, cerca de 30% na tentativa de transformação e na defesa nem aparece nos 7 primeiros, com os seus guarda-redes a defender um pouco mais de 60% das tentativas adversárias.

Os 11 melhores goleadores desta zona são os abaixo apresentados, liderados pelo goleador-mor, Rui Silva “Folhetas”:

Zona “B”

Na Zona “B” a classificação atual é a seguinte:

O Sobreira é já Campeão da Zona “B” e tal como na “A”, OH Sports e Oliveirense “B” vão, curiosamente, jogar com o Campeão de forma a definir o 2º classificado. A 25ª jornada ainda não está completa em virtude de ainda faltar disputar o Espinho “B” x Infante “B” (hoje) e o Oliveirense “B” x Sobreira (próximo domingo). Se a Oliveirense “B” vencer o jogo de amanhã com o Sobreira ultrapassa na classificação o OH Sports e fica a 1 ponto de ocupar definitivamente o segundo lugar, o que quer dizer que bastaria 1 empate e 1 vitória nestes 2 jogos para ficar à frente do OH Sports. Atendendo a que ambas as equipas vão ainda defrontar o Sobreira, resta o facto de a Oliveirense “B” ainda ter o jogo da 26ª jornada com o CENAP, equipa que em “casa” já perdeu 6 jogos de um total de 12 já realizados.

É de todo o interesse verificar que o Sobreira só perdeu 1 jogo durante toda a época neste campeonato e foi em “casa” com o Vila Boa do Bispo, pelo que dificilmente acreditamos que perderá os jogos que lhe falta realizar, a não ser que a “descompressão” de já ser o Campeão faça mossa… No entanto, OH Sports e Oliveirense “B” não são adversários quaisquer, e podem perfeitamente infligir mais uma (ou duas) derrotas ao Campeão.

Convém também saber que o Sobreira é, a par do Vila Boa do Bispo, a equipa mais regular na transformação e defesa das Bolas Paradas (BP): Os atacantes do Sobreira conseguem transformar mais de metade das bolas paradas de que dispõem e os guarda-redes do Mealhada defendem quase 75% das BP a que são submetidos, ou seja, evitam 3 golos em cada 4 BP a que são sujeitos.

Os 10 melhores goleadores, liderados por José Barreto e Vítor Hugo Moreira, são os abaixo apresentados:

Zona “C”

Na Zona “C” a classificação atual é a seguinte:

O Vilafranquense passou por um “sobressalto” quando perdeu o jogo da 25ª jornada na Madeira mas viu o seu adversário direto também fracassar na deslocação a Alcobaça, determinando a definitiva vantagem de 6 pontos suficientes para se sagrar Campeão. Sendo assim CACO e Alcobacense vão determinar no próximo domingo qual das duas equipas segue para a Liguilha de Apuramento à 2ª Divisão: o CACO vai receber o Santa Cita e pode até empatar desde que a visita do Alcobacense a Massamá não se traduza numa vitória por um número expressivo de golos, já que a equipa de Alcobaça tem 11 golos de diferença para o CACO. Se o CACO vencer, fica apurado diretamente para a Liguilha mas se perder e o Alcobacense vencer, então serão os de Alcobaça a avançar… Se CACO e Santa Cita empatarem o Alcobacense tem de vencer em Massamá por 12 golos de diferença para garantir a participação na Liguilha.

Uma situação interessante na Zona “C” tem a ver com a possibilidade, por mais improvável que seja, de o Sintra “B” ainda poder aceder à Liguilha. Para isso, teria de vencer todos os 3 jogos e esperar que o CACO perdesse e o Alcobacense no mínimo empatasse. Possível, mas…

O Vilafranquense foi, nitidamente, a equipa mais regular ao longo da temporada, sofrendo somente 3 derrotas mas espaçadas demais para se poder considerar que passou por um período de crise.

Se atentarmos às estatísticas das Bolas Paradas (BP) verificamos que o Vilafranquense foi a 3ª melhor equipa, conseguindo os seus atacantes transformar 45% das situações que tiveram à sua disposição, mas já no capítulo da defesa das BP os seus guarda-redes conseguiram defender 2 em cada 3 tentativas, o que corresponde a 64% colocando a equipa no 9º lugar da tabela de BP defensivas.

Os 11 melhores goleadores, liderados por Hernâni Domingos (com enorme vantagem), são os abaixo apresentados:

Zona “D”

Na Zona “D” a classificação atual é a seguinte:

Grândola e CRIAR-T exerceram nesta zona uma superioridade gritante ao ponto de não terem sofrido qualquer derrota, resultando em 2 empates os jogos que disputaram entre si (um duplo 4-4), a grande diferença entre eles foi que o Grândola cedeu 3 empates e o CRIAR-T cedeu 5, suficiente para que a subida direta à 2ª Divisão voltasse a pertencer aos grândolenses. O CRIAR-T já tem garantida a presença na Liguilha de Apuramento à 2ª Divisão Nacional e aguarda, agora, a definição dos seus 3 adversários, um de cada um das zonas “A”, “B” e “C”.

Se atentarmos ao quadro da estatística abaixo, verificamos que nenhum dos dois líderes ocupa lugares cimeiros na lista ordenada por eficiência na transformação e defesa das Bolas Paradas (BP), com vantagem dilatada do Vasco da Gama de Sines, cujos atacantes conseguiram transformar 43% das situações de que dispuseram enquanto Grândola (35%) e CRIAR-T (32%) foram bastante menos eficentes. Na defesa das BP, os guarda-redes de Salesiana “B” e Sesimbra, com valores iguais ou superiores a 80% de defesas de situações de BP que os atacantes adversários tentaram transformar.

Os 10 melhores goleadores, liderados por Marco Godinho (Grândola), são os abaixo apresentados, realçando-se o facto de ambos os líderes terem cada um colocado 3 jogadores entre esta elite de goleadores:

Outras Notícias
Resultado dos Sorteios dos Campeonatos Nacionais da 3ª Divisão e Feminino
Ver Mais
Sorteios dos Campeonatos Nacionais da 3ª Divisão e Feminino
Ver Mais
BOLAS PARADAS: quem são os mais eficazes em Portugal (seniores masculinos)?
Ver Mais
CRIAR-T vence Oliveirense "B" e regressa à 2ª Divisão...
Ver Mais
Valença sagra-se Campeão Nacional da 3ª Divisão
Ver Mais
Rui Silva "Folhetas" é o melhor goleador da Europa...
Ver Mais