Tremem os Finados no Cinema


(2/11/2024) Recordo-me perfeitamente, quando era da idade dos meus jovens colaboradores, que estas duas datas me faziam confusão.

O Dia de Finados é hoje assinalado, mas em Portugal essa homenagem aos que já partiram é exercida no dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos feriado neste canto europeu.

Podemos dizer que a comodidade criou o hábito e fez esquecer um pouco a diferença entre as duas datas, pois como o primeiro dia deste mês é um dia de descanso, fica mais simples para a maioria dos portugueses ir nessa data aos cemitérios, adiantando-se a homenagem por um dia, uma vez que no seguinte surgiam as exigências e responsabilidades do quotidiano laboral, com muitos a não terem disponibilidade para visitar as campas dos familiares, pelo que a prática acabou por se tornar tradição e gerar alguma confusão na população entre as datas.

O Dia de Finados foi instituído no século X em França, o abade Odilo de Cluny sugeriu aos membros da sua abadia que a 2 de novembro de 998 – há 1026 anos – dedicassem as suas orações às almas dos que já tinham partido, começando assim uma tradição que se espalhou pelo resto da Europa e, mais tarde, pelo mundo católico.

Quando se deu a colonização da América Central, a data ganhou uma relevância ainda maior, pelo que não é de estranhar que países como o México ou a Guatemala vivam intensamente a data, com festas e homenagens dedicados aos mortos naquilo a que chamam o Dia de Los Muertos.

Há uns anos descobri o filme animado Coco, daqueles que toda a família pode ver, a história de Miguel Rivera, de 12 anos, que sonha tornar-se um guitarrista famoso, tal como Ernesto de la Cruz, o seu maior ídolo. Apesar de toda a dedicação e do inegável talento, a sua família desaprova esta sua aspiração e tenta de todos os modos fazê-lo abandonar a música.

No meio de tanta insistência em provar a todos que consegue chegar aonde quiser, Miguel acaba por evocar um encantamento que o leva para o estranho Mundo dos Mortos, onde vai encontrar muitos dos seus antepassados, alguns falecidos há mais de um século, que lhes vão revelar um mistério relacionado com a sua história familiar.

Enquanto eu recordava o filme que já vi mais que uma vez, o portátil começou a dar sinais de vida, com quatro jovens a surgirem no monitor.

“Bom dia Avô”.

“Bom dia juventude, estava mesmo a pensar em vocês, porque hoje é o Dia dos Mortos, gostava de saber se já viram Coco, um filme animado?”.

Do lado de lá um silêncio, sinónimo de que não sabiam do que eu estava a falar.

“Estou a falar de um filme de 2017, que se passa em território mexicano, que quando tiverem oportunidade vejam, pois acho que está disponível nas plataformas digitais”.

“Vou tentar ver”, confirmou o AMAGADINHO.

“Vale a pena, é muito engraçado, pois gira à volta das tradições relacionadas com esta data que se comemora hoje. Deixemos os mortos em paz e vamos ao hóquei em patins, sendo que vou começar eu, pois ontem já começou a Liga dos Campeões, com uma primeira fase com quatro grupos, os ímpares com quatro equipas e os pares com três formações, onde estão OC Barcelos e Sporting (grupo 2), Valongo e Riba d’Ave (3) e SC Tomar (4), apurando o 1º classificado para dois novos grupos de seis equipas (A e B), onde já estão o FC Porto (A) e Benfica e Oliveirense (B), com os quatro primeiros a seguirem para uma final a oito, ou seja, da primeira fase de grupos, duas equipas portuguesas vão ficar pelo caminho”.

“Bolas Avô, que matemática complicada”, riu-se o PIPOCA. “Vou já avançar com a Segundona, na zona Norte o líder Famalicense vai até Vale de Cambra, enquanto que a Académica de Espinho, 2º classificado, recebe o Póvoa, na zona Sul o Paço de Arcos joga no Casablanca com o Sintra, e o Turquel viaja até ao Entroncamento, PA e a malta da Aldeia do Hóquei que são as únicas equipas só com vitórias nesta competição”, finalizou ele.

“Esse jogo na Terra do Fenómenos promete”, afirmei eu.

“Vai ser rasgadinho”, riu-se a LARANJINHA. “Na minha Feminona, na zona Norte, um dos líderes, a Escola Livre só joga na 4ª feira, apadrinhando a estreia do Gulpilhares, que viu o jogo da 1ª jornada adiado, já na zona Sul, Benfica e Stuart Carvalhais, duas equipas que ganharam na ronda inaugural, também adiaram o jogo desta jornada”, finalizou ela.

“Agora vou eu falar da Terceirona, vou destacar um jogo em cada série, na A os bês de Barcelos recebem o Fão, na B a rapaziada de Vila Boa do Bispo viaja até São Pedro do Sul para defrontar o Termas, o Santa Cita recebe o Tojal, na série C, enquanto que na D o Paço de Arcos B recebe o CRIAR-T”, concluiu o PANCHITO.

“Hoje fiquei eu para o fim, muito por força da Liga dos Campeões, cada jornada da Primeirona fica quase sempre incompleta, por falar nisso de referir que o FC Porto bateu a Oliveirense em jogo da 1ª jornada realizado esta semana, sendo que esta ronda já teve dois jogos, mas antes, na 5ª feira a rapaziada da Princesa do Lima conseguiu a primeira vitória, jogo antecipado da 4ª jornada, já nos dois jogos de ontem, a malta de Oliveira de Azeméis e de Paços de Ferreira conseguiram mais três pontos, HC Braga e Oliveirense, jogam amanhã, também da jornada quatro, o Benfica vai até ao Pico na segunda-feira, e os restantes quatro jogos realizam-se na próxima quarta-feira, com destaque para o duelo minhoto entre barcelenses e bracarenses. Bolas, que isto não é fácil”, finalizou o AMAGADINHO com uma enorme gargalhada.

“Antes de dizer o que vai ser o almoço, só referir que eu também vou estar atento à Taça Europeia de sub-15, masculina, que já começou na 5ª feira em Lloret del Mar, onde temos três equipas portuguesas, Benfica, Sporting e Oliveirense. Relativamente à refeição de que vocês mais gostam, o meu almoço de hoje vai ser uma refeição que o meu Amigo Benfas – colaborador deste sítio – apelida com um nome que não posso dizer aqui, umas salsichas fritas com ovos estrelados, à espanhola, e umas belas batatas fritas, que eu compro, cruas, claro, na Dona Céu em Viana do Alentejo”, ri-me eu.

“Avô, não te vou perguntar como se chama esse prato, mas o que são ovos à espanhola?”; perguntou a LARANJINHA.

“Em vez de ser um ovo, são dois fritos em simultâneo”.

“Olha, parece-me bem”, riram-se os três miúdos.

“Muito bem, grande abraço a até terça-feira”.

“Adeus Avô”, despediram-se eles e zarparam em grande velocidade.

Bem giros estes cachopos.

No FORA DO RINQUE de hoje temos um jovem, divide o seu coração entre concelhos limítrofes, mas no prato, que venha um petisco originário no norte do País.

Nome Completo: Pedro Rafael Borlinhas Falcão

Clube atual: União Desportiva Vilafranquense

Alcunha (se tiver): Falcão

Idade: 20 anos

Local de Nascimento: Vila Franca de Xira

Clube estrangeiro futebol: Real Madrid

Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo

Jogador estrangeiro futebol: Neymar

Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Rafael Nadal

Prato: Francesinha

Sobremesa: Mousse de Chocolate

Bebida: Guaraná

Filme: The Redemption Shawshank

Ator: Denzel Washington

Atriz: Angeline Jolie

Série televisiva: Dexter

Livro: Mais Esperto Que o Diabo

Cidade portuguesa: Lisboa

Cidade estrangeira: Nova Iorque

Animais de estimação (quais e nomes): Não tenho

Jogo de computador/consola: Call of Duty

Hobbies: Ver filmes/séries, sair com amigos, ler, jogar outros desportos

Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Ténis

Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Final do campeonato sub-23 do ano passado, quando fomos campeões, o primeiro título nacional para o Alenquer, clube da minha terra depois de uma época de muito esforço e dedicação.

(5/11/2024) Se eu disser que hoje a terra vai tremer, o que lhe diz esta afirmação?

Era uma boa resposta, mas não, não tem nada a ver com as eleições norte-americanas que estão a decorrer, apesar de podermos ter um cataclismo político com repercussões mundiais.

A Terra Treme, tratou-se de um exercício que se realizou hoje às 11 horas e cinco minutos, uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco, podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

O simulacro teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar 3 gestos: Baixar, Proteger e Aguardar.

Parece simples, mas não se esqueça, são três gestos que podem salvar a sua vida quando a terra tremer.

Quase 130 anos depois, vamos lá ver, daqui a pouco, o que pensa a juventude do cinema.

“Boa noite Avô”.

“Olá miudagem, está tudo bem?”.

“Participaste no simulacro desta amanhã?”, questionou a LARANJINHA.

“Claro que sim, ainda há minutos refleti aqui sobre isso”, confirmei.

“Baixar, Proteger e Aguardar, são as palavras chaves”, afirmou o PIPOCA.

“Também estive na simulação, mas ainda arranjei tempo para ver o filme que falaste, Coco”, anunciou o AMAGADINHO.

“Ainda bem que falas nisso, pois hoje é o Dia Mundial do Cinema, pelo que gostava que cada um de vocês me dissesse um filme de que gostaram muito”.

“Também arranjei tempo para ver Coco, gostei, mas sou fã dos filmes do Harry Potter”, confirmou o PANCHITO.

“Eu escolho o Ferdinand, aquela animação com o touro que gostava de cheirar flores”, riu-se a LARANJINHA.

“Eu cá adoro O Rei Leão”, afirmou o AMAGADINHO.

“Pois eu gosto de vários, mas as animações do Shrek são para mim os melhores, eu que sou um fã do burro”, referiu o PIPOCA com uma enorme gargalhada.

“Gosto disso tudo, também já vi o que referiram, mas adoro a saga da Guerra das Estrelas, quando puderem vejam. Deixemos a cinematografia sossegada e vamos ao hóquei, sendo que hoje vamos dar a primazia à LARANJINHA”.

“Ah, muito obrigado Avô. A competição está muito no início, jogos adiados, goleadas, não há muito para dizer, vamos esperar até percebermos melhor as possibilidades de cada equipa, constatando que Benfica e Académica, na zona Sul, e o CENAP a Norte estão na frente da classificação”, terminou ela.

“Então vou eu falar da Segundona, começo pela zona Sul onde tivemos uma jornada com muitos golos, com destaque para a primeira derrota do Turquel, no Entroncamento, deixando o Paço de Arcos isolado e invicto, mas que teve que sofrer para vencer a malta da terra das queijadas, destaque também para a vitória dos alenquerenses em Valado de Frades. Na zona Norte, dois jogos vão realizar-se esta noite, do restante da jornada cinco a principal novidade vai para a desaire do Famalicense em Vale de Cambra – já não há equipas sem derrotas – sendo que no primeiro lugar agora temos um trio, com a rapaziada de Vila Nova de Famalicão a terem a companhia do Carvalhos e da Académica de Espinho, que empatou na receção ao Póvoa”, concluiu o PIPOCA.

“Agora é a vez do AMAGADINHO”.

“Não tenho muito para dizer, aliás hoje nem tenho a minha meia-dúzia, pois realizaram-se poucos jogos, mas para além dos que já referi no sábado, no domingo o HC Braga surpreendeu a Oliveirense, já ontem o Benfica foi até ao Pico e venceu, com a curiosidade de todos os seis golos do jogo terem tido origem em penáltis ou livres diretos“, explicou ele.

“Da Primeirona saltamos para a Terceirona, força nisso PANCHITO”.

“Por aqui nunca tenho o problema do AMAGADINHO, porque jogos é coisa de que não tenho falta”, afirmou ele com uma gargalhada. “Hoje vou olhar para as equipas que ainda não perderam, são seis a saber, OC Barcelos B, Vila Boa do Bispo, Escola Livre, HC Mealhada, Os Tigres e Paço de Arcos B, mas como não sou discriminatório, vou olhar também para as formações que ainda não pontuaram, HC Portimão, Juventude Azeitonense, HC Madeira, Paço de Rei e Académico, uma mão cheia deles à procura do primeiro ponto”, finalizou ele.

“Temos um 6-5, ou seja, pode concluir-se que é um bocadinho mais fácil ganhar sempre, do que perder sempre”, brinquei eu com esta conclusão palerma. “Bem, hoje sou o último, começo por referir a Taça Europeia de sub-15, a Oliveirense perdeu na final com o Barcelona, o Benfica nas meias-finais e o Sporting nos quartos, as duas equipas derrotadas pelos miúdos de Oliveira de Azeméis. Já na Liga dos Campeões, nesta 1ª ronda, estavam cinco formações lusas, Valongo e OC Barcelos venceram os seus grupos e seguem para a 2ª fase da prova, enquanto que Sporting, Riba d’Ave e SC Tomar descem para a Taça WSE, onde já estavam o HC Braga e Juventude Pacense, sendo que a novidade é que os leões de Lisboa, detentores do título, não o podem defender, pois estavam no grupo dos barcelenses e perderam no duelo direto, mostrando que a formação de Rui Neto está muito forte neste início de temporada. Mais uma semana fechada, sábado cá estaremos de novo, abraços e beijinhos para os quatro”.

“Adeus Avô”, despediram-se eles e foram desaparecendo da minha vista.

Foi no Pavilhão da Luz que aconteceu A SACADA desta semana, vinte e seis golos num jogo da Feminona, com destaque para Ana Sofia Canoso (11) e Íris Nobre (15), guarda-redes dos Amigos da Freguesia de Arazede, vila onde eu já fui muito feliz, mas já há muitos anos.

Faltavam cinco minutos para o jogo chegar ao fim, quando marcou o golo da vitória do Paço de Arcos no Casablanca, concretização que fez com que a sua equipa seja a única só com vitórias na Segundona.

Para Bernardo Sousa vai O VELHO desta semana.

Outras Notícias
As Árvores Vivem de Pé
Ver Mais
Homens Tolerantes Precisam-se
Ver Mais
Martinho a Nove
Ver Mais
Atenção, Prevenção e Falta de Educação
Ver Mais
Maminhas com Gaguez
Ver Mais
Dias de Descanso na Escola
Ver Mais