Poder na Base


(23/06/2026) Nesta busca por coisas que escrevi em momentos bons e noutros assim-assim, fui desenterrar um texto que foi feito durante as obras que fizemos na nossa casa em Oriola, um processo que era para durar quatro meses, mas passou de ano e meio.

(NO MESMO DIA, 23/06/2019) Nesta fase da nossa aventura, chegou o tempo da obra.

Ao mesmo tempo lembrei-me de uma frase que ouvi algures, as nossas leis nem sempre são bem feitas.

E se eu juntar a estas duas ideias, uma banheira?

Nesta altura do texto, está malta a pensar.

O calor alentejano queimou um fusível ao Tio Jorge!

Por enquanto ainda não.

O problema é este.

Existe no nosso país uma lei que diz que uma casa de banho tem que ter um lavatório, uma sanita, um bidé e uma banheira, em alternativa pode ser instalada uma base de duche, mas tem que ficar garantido um espaço para caber uma banheira.

Mas ainda há outra lei, mas que diz a mesma coisa, ou seja, as instalações sanitárias terão, no mínimo, um lavatório, banheira, uma bacia de retrete e um bidé.

Resumindo, independentemente do número de casas de banho, tenho que ter uma banheira.

Mas porque que raio é que tenho que ter uma banheira?

Acho um disparate, até por questões de segurança, pois é muito fácil entrar para um duche do que ter que levantar a perna para aceder à dita cuja.

Até porque já não vamos para novos.

Vou começar uma luta contra este acessório.

WC’s sem banheira, já!

Base de duche ao poder!

Tudo isto tem em a ver com uma lei que foi criada, e bem, no tempo da outra senhora, uma forma de obrigar as pessoas a terem um objeto importante para a sua higiene, mas que tornou numa palermice nos dias que correm, sendo que há sete anos ainda era assim.

Deixemos a banheira tranquila no seu canto e vamos receber a minha juventude.

“Boa noite Avô”.

“Muito boa noite pessoal”.

“No próximo fim de semana estamos aí…”, exclamou a LARANJINHA.

“… este ano com uma novidade…”, riu-se o PANCHITO.

“… vamos à mesma de comboio…”, relembrou o PIPOCA.

“… mas vamos ficar mais um dia, ou seja, só regressamos na 2ª feira à tarde”, rematou o AMAGADINHO.

“Isso estava bem trabalhado”, ri-me eu. “Como vocês se portaram muito bem, tanto na escola, como aqui, pedi aos vossos Pais para vos deixarem ficar mais um dia”.

“Muito obrigado Avô”.

“Não precisam de agradecer, a minha juventude merece, já temos a ementa alinhada, mas para já vamos ao nosso trabalho, começando pela Segundona, onde já temos campeão”.

“O caneco foi para Viana do Castelo, o Candelária conseguiu anular a desvantagem que tinha da 1ª mão, mas os minhotos chegaram ao empate e fizeram a festa na ilha do Pico”, explicou o PANCHITO.

“Já trabalhas mais daqui a pouco, para já vamos encerrar a temporada na Liga do Avô, só faltava este jogo na Madalena, o AMAGADINHO andou perto, mas só conseguiu um ponto, e igualou a LARANJINHA no último lugar”.

“Então quem fica com a lanterna vermelha?”, questionou ela.

“Tive que recorrer ao regulamento, como o AMAGADINHO conseguiu 4 palpites certeiros, contra dois teus, ficas tu com ela esta época”.

“Que injustiça!”, exclamou ela com uma gargalhada

“Recordando então a classificação, o PIPOCA foi o vencedor com 114 pontos, eu fiquei no 2º lugar (101), seguidos do PANCHITO (100), AMAGADINHO (91) e LARANJINHA (91)”.

“Grande vitória”, riu-se ele.

“Vamos continuar, agora com a Quarteirona”.

“Onde já temos campeão, o Grândola venceu em casa, depois da vitória no jogo 2 antecipado e jogado em Paredes, pelo que a festa fez-se na Vila Morena”, rematou o AMAGADINHO.

“Parece-me uma boa altura para irmos espreitar a Primeirona”.

“Também já por aqui temos campeão, o Benfica venceu o jogo 3, em casa, frente ao Sporting, festejando o título três anos depois, conseguido pela primeira vez sem derrotas, desde que a prova tem este figurino”, concluiu a LARANJINHA.

“Tempo de olharmos para o primeiro jogo da final da Feminona”.

“Não houve surpresa, vitória clara do Benfica em casa, com o jogo 2 a realizar-se no sábado em Gulpilhares, onde podemos ter campeão ou terceiro jogo”, finalizou o PIPOCA.

“Esta na hora da Terceirona, onde o PANCHITO está a ajudar-me na busca do campeão”.

“A duas jornadas do fim, só Tojal e Vila Praia podem campeões, as duas equipas estão empatadas no topo da classificação, tudo indicando que só vamos ter campeão, quando na última jornada elas se encontram a Sul”, fechou ele.

“Já na luta pela subida as contas são mais complicadas, a Salesiana está na frente, mas todas as equipas podem alcançar os dois lugares que dão passaporte para o escalão mais acima. Antes das despedidas, uma referência para os campeões masculinos de sub-15 e sub-19, tivemos duas finais entre Benfica e FC Porto, para ninguém se ficar a rir, nos mais velhos venceram as águias, enquanto que os dragões levaram o caneco dos mais novos, dois jogos resolvidos pela diferença mínima”.

“Um fim de semana alargado e cheio de hóquei, na Parede e em Torres Vedras, para a semana há mais, desta vez os sub-17 e sub-13, em Viana do Castelo e Valongo, respetivamente”, afirmou o AMAGADINHO.

“Obrigado pelo complemento informativo, vão arrumando as malas pois no sábado, antes de almoço, vou apanhar-vos em Vila Nova de Baronia”.

“Combinado Avô, até lá”, gritaram os quatro.

“Adeus juventude”.    

Estou em pulgas para os voltar a ver ao vivo.

Nome Completo: Afonso Gabriel Bastos Oliveira

Clube atual: Hóquei Clube da Mealhada

Alcunha (se tiver): Fonfon

Idade: 19 anos

Local de Nascimento: Coimbra

Clube estrangeiro futebol: Bayern Munique

Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo

Jogador estrangeiro futebol: Manuel Neuer

Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Jordi Bargallo (Hóquei), Takamoto Katsuta (WRC) e Yoan Rossel (WRC3)

Prato: Francesinha 

Sobremesa: Ovos Moles

Bebida: Cerveja

Filme: Toy Story

Ator: Cilian Murphy

Atriz: Não tenho

Série televisiva: Peaky Blinders

Livro: As Provadoras de Hitler – Rossela Postorino

Cidade portuguesa: Aveiro

Cidade estrangeira: Copenhaga

Animais de estimação (quais e nomes): 2 Gatos

Jogo de computador/consola: R6, RL, FC26 e CSGO

Hobbies: Jogar, passear, ouvir música e praticar desporto, para além do hóquei em patins

Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Badminton

Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Meia-Final, Portugal x Espanha no último Europeu.

Na disputa pelo último lugar do pódio no nacional de sub-19, temos A SACADA desta semana, num jogo muito equilibrado tivemos dezasseis golos, onde o destaque vai para Afonso Camposana (9), guarda-redes do Sporting.

Na luta pela subida à Segundona, temos a NÉPIA desta semana, apenas dois golos, um para cada lado, pelo que o destaque vai para os guarda-redes Gonçalo Henriques (Salesiana) e Jorge Mesquita (Vila Boa do Bispo), sendo que tenho de dar mérito a quem acertou na baliza, Rodrigo Simões (Salesiana) e Rodrigo Nogueira (Vila Boa do Bispo).

Esta semana O VELHO vai em duplicado, dois jogadores com quem já me cruzei em Inter-Regiões, em anos diferentes, entenda-se, foram decisivos nas vitórias das suas equipas esta semana, Rodrigo Preciso (Benfica) e Francisco Trabulo (FC Porto) ficam com os prémios desta semana.

Outras Notícias
Parvos e o Pessegueiro
Ver Mais
Ideias de Caca
Ver Mais
Birra dos Santos
Ver Mais
Rádio Em Força
Ver Mais
Avós Com Tempo
Ver Mais
Bela Torre
Ver Mais