Quase tudo decidido para o Playoff do Nacional Feminino…


Termina no próximo dia 19, domingo, a Prova 2 do Campeonato Nacional Feminino, competição que apura as equipas para a fase final denominada “Playoff” que será disputada por eliminatórias. Estes são os jogos da jornada final da prova 2, grupos “1” e “2”:

O Grupo “1” da Prova “2” contribui com todas as equipas para o Playoff, sendo que as 4 primeiras estão já apuradas diretamente para os Quartos de Final enquanto as 4 últimas vão ter de participar num apuramento equivalente aos Oitavos de Final em que vão disputar o acesso à eliminatória seguinte (Quartos de Final) com os 4 melhores do Grupo “2”. A Classificação atual do Grupo “1”, quando falta somente a jornada mencionada acima, é a seguinte:

O Grupo “2” da Prova “2” contribui com as quatro equipas melhores classificadas para o Playoff, participando no “tal” apuramento equivalente aos Oitavos de Final e no qual vão disputar o acesso aos Quartos de Final com os 4 piores classificadas do Grupo “1”. A Classificação atual do Grupo “2”, quando falta também somente a jornada final, é a seguinte:

Para retirar qualquer dúvida sobre a orgânica deste Playoff, apresento o quadro abaixo, no qal se pode ver o emparelhamento das equipas (já definido quase na totalidade), faltando para tal saber somente quais serão as equipas classificadas definitivamente nos lugares 4º, 5º e 6º do Grupo “1”. No Grupo “2”, Odivelas, Carvalhos, Infante Sagres, Arazede e Académico terminam a sua participação no Campeonato Nacional Feminino no próximo domingo.

Vejamos como decorrerá a competição até final:

Podemos já ver no quadro abaixo a disposição dos emparelhamentos para a primeira eliminatória do Playoff, os Oitavos de Final, a serem jogados entre as últimas 4 classificadas do Grupo “1” e a primeiras 4 classificadas do Grupo “2”:

Todas as eliminatórias dos Playoff serão disputadas à melhor de 3 jogos com as equipas melhor classificadas a fazerem 2 jogos no seu recinto (o 3º jogo será realizado somente se houver um empate em jogos nos 2 anteriores) depois de realizarem o 1º jogo no recinto da equipa pior classificada na fase de grupos. Vejamos como estão agendados os jogos dos Oitavos de Final:

No calendário acima, os jogos 3 só serão realizados caso as equipas dividam entre si as vitórias dos jogos 1 e 2. Se uma das equipas vencer os 2 primeiros jogos ficará imediatamente apurada para a eliminatória seguinte (Quartos de Final) sendo o 3º jogo imediatamente retirado do calendário. Este será o procedimento para as 4 eliminatórias do Playoff, a saber: Oitavos de Final, Quartos de Final, Semi-Finais e Final. Para a primeira jornada dos Quartos de Final os jogos agendados são os seguintes:

As quatro equipas primeiras classificadas jogarão, como se pode ver acima, no terreno dos adversários ainda não definidos e farão depois mais um jogo no seu terreno. Caso cada uma das equipas tenha ganho uma partida, realizar-se-á 3º jogo de novo no campo das equipas classificadas nos 4 primeiros lugares do Grupo “1” para apuramento das equipas que seguirão para as Semi-Finais.

De momento falta clarificar somente os 4º, 5º e 6º lugares do Grupo “1” dado que Benfica (1º), Turquel (2º) e Feira (3º) têm as suas posições finais completamente definidas enquanto Gulpilhares e Vila Boa do Bispo já não conseguirão atingir a pontuação do Tojal permanecendo nos 7º e 8º Lugares finais.

Pelo calendário da 14ª e última jornada podemos prognosticar que muito dificilmente o Escola Livre conseguirá uma vitória contra o Turquel (ou até mesmo o empate), pelo que a equipa vencedora do embate Sanjoanense-Tojal será a 4ª Classificada e apurada diretamente para os Quartos de Final, enquanto as outras duas participarão na 1ª ronda do Playoff, a ronda equivalente aos Oitavos de Final. Para tal temos de atender que o confronto direto entre Escola Livre e Tojal é favorável às tojalenses, mas a Escola Livre, que ainda depende somente de si, se conseguir a vitória ficará definitivamente no 4º lugar e se somente conseguir o empate com o Turquel então terá de esperar que Sanjoanense e Tojal empatem ou até mesmo que o Tojal vença. A Sanjoanense só terá hipóteses de ficar no 4º lugar se empatar e o Escola Livre perder (tem vantagem no confronto direto) ou então se vencer e o Escola Livre não o consiguir fazer.

Após todas as fases por que passou o Campeonato Nacional Feminino (relembro as zonas Norte, Centro e Sul, o apuramento para os grupos 1 e 2 e finalmente estes dois grupos), as melhores goleadoras do Nacional Feminino são as seguintes:

Se excluirmos as Guarda-Redes que não chegaram a realizar metade dos jogos para que foram convocadas, a lista das que obtiveram melhor média de golos sofridos é a seguinte:

Estes são os dados estatísticos das Bolas Paradas relativamente a quem as tenta transformar:

Vejamos agora os dados estatísticos das Bolas Paradas pela perspetiva de quem as tenta defender:

Saiba tudo sobre o Nacional Feminino seguindo a ligação abaixo:

Outras Notícias
Playoff do Nacional Feminino arranca sábado com a Prova de Apuramento (Oitavos de Final)
Ver Mais
Campeonato Nacional Feminino: como vai ser a fase seguinte...
Ver Mais
Sanjoanense dá passo importante para o apuramento ao Grupo "1"
Ver Mais
Portugal venceu Itália na Semi-Final e defronta a crónica Espanha na Final...
Ver Mais
Itália-Portugal e Espanha-França nas Semi-Finais...
Ver Mais
Portugal vence a França e vai defrontar a Suíça nos Quartos de Final
Ver Mais