Mundo ao Contrário


(31/01/2026) Talvez por a malta gastar demais em dezembro, o mês de janeiro parece sempre interminável, este ano ainda mais complicado, porque o São Pedro lembrou-se de descarregar água com fartura.

Talvez por isso o Dia ao Contrário fica muito bem no último dia de janeiro, um dia de fazer tudo ao contrário, abanar a rotina do quotidiano e libertar a mente da prisão da normalidade.  

A data hoje celebrada teve origem nos Estados Unidos da América, mas em várias culturas espalhadas pelo mundo já se registava, no passado, um dia onde as regras eram viradas ao contrário por um dia, tornando-se o ilegal legal e o proibido permitido.

Vou deixar algumas sugestões para comemorar o dia, dormir de dia e trabalhar à noite, se o hábito é trabalhar de dia, jantar de manhã e tomar o pequeno-almoço à noite, nas refeições, começar com a sobremesa e acabar com os aperitivos ou trocar os talheres de mão.

Mas há mais, colocar as roupas do avesso, tentar escrever, falar ou ler para trás, trocar de mão para a menos utilizada, trocar de lugar com os filhos ou trocar de lugar com o chefe ou com um colega de trabalho, tudo isto porque fazer as coisas de forma diferente do habitual, é um estímulo para o cérebro.

Nas Crónicas as coisas não são feitas ao contrário, até porque a minha juventude já está aqui prontinha para a nossa conversa deste sábado.

“Bom dia Avô”.

“Bom dia”.

“Que semana esta!”, exclamou o PANCHITO.

“Que grande golo do Trubin!”, gritou a LARANJINHA.

“E do Allison”, referiu o PIPOCA.

“Isso foi muito bom, mas não gostei nada da Kristin”, referiu o AMAGADINHO.

“Vocês já sabem que eu não gosto que falem de futebol neste espaço, mas por um lado foi uma quarta-feira extraordinária para os dois clubes portugueses, mas a tragédia que ocorreu esta semana em Portugal, deixa-nos com sensações opostas, mas a vida é assim, feita de alegria e tristezas”.

“Verdade, viram como ficou o Pavilhão da Embra, onde joga o Marinhense?”, perguntou o PIPOCA.

“Inacreditável, ficou completamente destruído!”, exclamou o PANCHITO.

“Um local que conheço muito bem, fui lá ver o meu filho jogar há muitos anos, local onde confirmaram a presença na final a quatro de sub-17, também lá fiz uma narração de um jogo do Alenquer, um sítio histórico do hóquei português”.

“Também o recinto do Leiria e Marrazes foi afetado, não tanto, mas também graves danos”, informou o AMAGADINHO.

“Uma enorme tristeza”, lamentou a LARANJINHA.

“Aproveito, antes de avançarmos para as nossas apostas, para deixar um abraço de solidariedade para os dois clubes, que acredito vão conseguir  reerguer-se depois desta enorme adversidade”.

“Isso mesmo, estamos todos solidários com eles, hoje começo eu, estou com fé que para a semana já não sou o primeiro a divulgar os meus palpites, sendo que nesta tenho o Póvoa x SC Tomar (3-3) da Primeirona e o Carvalhos x Sanjoanense (2-5) da Feminona”, terminou o PANCHITO com uma gargalhada.

“Eu sou o próximo, as bolinhas deram-me, da Segundona, o OH Sports x Sobreira (7-4) e o HC Madeira x Estreito (6-4) da Terceirona”.

“Agora a minha vez, eu que vou a meio da classificação, tenho da Campeona feminina o Plegamans x Benfica (2-3) e o Grândola x Sesimbra (5-3) da Terceirona”, concluiu o AMAGADINHO.

“O sorteio não tem sido meu amigo, tenho o OC Barcelos x FC Porto (4-3) da Primeirona, mais o PDL x Cascais (2-2) da Terceirona”, revelou a LARANJINHA.

“A semana passada apostei nos empates e fiz zero pontos, mas esta semana vou recuperar e reforçar a liderança, tenho da Primeirona o HC Braga x Juventude Pacense (6-4), já da Feminona calhou-me o Escola Livre x Vila Boa do Bispo (9-0)”, finalizou o PIPOCA.

“Palpites divulgados, chega a altura das despedidas…”.

“Avô, falta a ementa para o almoço”, relembrou a LARANJINHA com um sorriso.

“Bolas, hoje já me esquecia, vou grelhar umas costeletas de borrego…”.

“… com batatas fritas da Dona Céu”, interromperam-me eles aos gritos.

“Isso mesmo, até terça juventude, esperemos que com melhor tempo”.

“Adeus Avô”, despediram-se os quatro.

Outras Notícias
Nunca Esquecer
Ver Mais
Falsos Segredos
Ver Mais
Três Vezes Sebastião
Ver Mais
Pouco Independente
Ver Mais
Ano Novo a Treze
Ver Mais
Cegueira das Cores
Ver Mais