Começa hoje a “verdadeira” WSE Champions League com a 1ª Mão dos Quartos de Final


Começa hoje a fase decisiva da prova maior do panorama desportivo europeu do Hóquei em Patins com a realização da 1ª Mão dos Quartos de Final da WSE Champions League, após o apuramento dos 8 clubes que se classificaram em 1º e 2º lugares de cada grupo na fase correspondente da competição.

Competem hoje 5 equipas portuguesas, 2 italianas e 1 espanhola (?????), distribuição que diz bem do valor das “restantes” equipas espanholas, se descontarmos o “tubarão” Barça de João Rodrigues que vai jogar com o Sporting no Pavilhão João Rocha. De Itália, sem qualquer surpresa, ficaram apurados o Trissino de João Pinto “Mustang”, Diogo Neves e Tiago Sousa (que vai receber a Oliveirense, jogo que se espera extremamente disputado a exemplo de todos os outros 3 jogos) e o Lodi, de Filipe Fernandes (que vai receber o Porto). Barcelos e Benfica disputam o único jogo destes quartos de Final em que há mais do que uma equipa portuguesa, sendo que en cada um dos restantes três participa sempre um representante do Hóquei em Patins nacional.

Vejamos quais são os jogos de mais logo:

Se fizéssemos uma classificação global conjunta de todas as fases da competição até estes Quartos de Final, obteríamos os seguintes resultados:

Não sendo de todo fidedigna, atendendo a que algumas equipas (exemplo é o Sp. Tomar) participaram em todas as fases (1ª e 2ª Rondas de Qualificação e ronda final da Fase de Grupos), esta tabela dá-nos uma ideia das equipas que foram mais eficazes e “performantes” durante o desenrolar da competição. Da mesma forma, mas com outros dados, convém ver o percurso de cada equipa e deste quadro abaixo ressalta que somente o Barça não perdeu qualquer jogo, mesmo que só tenha participado na Fase final de Grupos, a exemplo de Benfica, Sporting, Barcelos, Lodi e Trissino, deixando para Oliveirense e Porto a participação na 2ª Ronda de Qualificação, a imediatamente anterior à Fase de Grupos.

E que dizer das Faltas de Equipa? Abaixo apresento um quadro com as equipas que conseguiram média inferior a 8 Faltas por jogo (faço notar que em algumas equipas as jornadas 1, 2 e 3 se encontram com dados de 2 jogos):

Vamos ver agora, porque pode ser um dado muito importante para mais logo, quais são as equipas que melhor lidaram com os jogos em casa:

Porto, Barça e Benfica foram as únicas que contam por vitórias os jogos disputados em casa e só a Oliveirense conta com resultado perfeito nos jogos que as equipas efetuaram fora do seu recinto, como podemos ver abaixo:

E quanto a estatísticas de Bolas Paradas, como estão ” as coisas”? Pelo quadro abaixo percebemos que há equipas muito eficazes (Barça e Igualada ultrapassam largamente a metade de bolas paradas transformadas) enquanto outras têm um aproveitamento bastante mau (a Oliveirense só consegue transformar 1 em cada 4 tentativas enquanto o Porto o faz 1 vez em cada 3 tentativas, valor bastante aquém do que os seus treinadores, certamente, esperariam:

E na baliza, como se comportam os Guarda-Redes na tentativa de defender as Bolas Paradas? Se atentarmos ao quadro abaixo, os Guarda-Redes de 19 das 30 equipas envolvidas na competição (em todas as suas fases) conseguiram uma taxa de sucesso superior a 60%, ou seja, defendam 6 em cada 10 situações de bola parada, e os “keepers” de St. Omer e Walsum conseguiram até não serem batidos nas situações em causa:

E se nos debruçarmos sobre o desempenho individual, nas Bolas Paradas? Martí Casas e João Rodrigues têm 100% de aproveitamento mas são os únicos que o fazem em mais do que uma ocasião.

Na defesa das balizas, José Silva está entre os melhores e mais eficazes defensores de bolas paradas, assim com Leonardo Pais, “Guga” Bento e Bernardo Mendes:

Finalmente, se atribuirmos 1 ponto negativo por cada advertência verbal, 2 pontos negativos por cada cartão azul e 3 pontos negativos por cada cartão vermelho, então temos que Sergi Folguera foi o que mais vezes mereceu a “atenção” dos árbitros, mas “Tato” Ferruccio, Miguel Moura, Ferran Font, Filipe Almeida e Gonçalo Alves têm também uma “atração fatal” pela atenção dos juízes de pista:

Todos os jogos terão transmissão televisiva através do portal de TV da WSE, cuja ligação encontra abaixo:

Saiba tudo sobre a WSE Champions League seguindo a ligação apensa ao logótipo abaixo:

Outras Notícias
4 equipas portuguesas na Final Four da WSE Champions League
Ver Mais
Jornada europeia decisiva: serão 4 as equipas portuguesas na Final Four da WSE Champions League?
Ver Mais
Quartos de Final da WSE Champions League: os números prévios da 1ª Mão...
Ver Mais
Barcelos-Benfica, 1ª Mão dos Quartos de Final da WSE Champions League
Ver Mais
Cinco equipas portuguesas apuradas para os Quartos de Final da WSE Champions League
Ver Mais
Quem passa aos Quartos de Final? Termina hoje a Fase de Grupos da WSE Champions League e há ainda algo por decidir
Ver Mais