(15/11/2025) Talvez por ter sido míope durante grande parte da minha vida, daqueles que no oftalmologista não via o quadro, quanto mais as letras grandes, tenho um imenso respeito pelas pessoas que têm as suas capacidades físicas limitadas.
Hoje celebra-se em Portugal o Dia Nacional da Língua Gestual, que tem como objetivo promover esta forma de comunicar, garantindo o respeito dos direitos das pessoas surdas, produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual, língua que possui um vocabulário especial e uma gramática própria.
A Língua Gestual Portuguesa foi reconhecida, enquanto língua da comunidade surda portuguesa, pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data que se assinala hoje.
Deixando aqui o meu apreço a todos o que sofrem com este problema, está na altura de receber a minha juventude.
“Bom dia Avô”.
“Bom dia, como estão?”.
“Aborrecidos com a tua filha”, riram-se os quatro.
“Já percebi, a depressão Cláudia afetou a vossa vida”, confirmei eu.
“Ainda não chegámos ao inverno e já estou farto de chuva”, desabafou a LARANJINHA.
“Por acaso acho que o São Pedro está a abusar”, riu-se o PIPOCA.
“Este ano nem tivemos o verão de São Martinho”, constatou o AMAGADINHO.
“A única coisa boa foi que a minha escola fechou um dia por causa do mau tempo”, brincou o PANCHITO.
“Felizmente o tempo melhorou ligeiramente, apesar de continuar a chover, mas deixemos o clima para nos dedicarmos ao hóquei em patins, sendo que como existem, com frequência, jogos a meio da semana, vamos aqui espreitá-los, com a Primeirona que teve partidas na quarta-feira”.
“Foi o fecho da jornada cinco, com o FC Porto a empatar em Paços de Ferreira, estando num surpreendente 7º lugar, excelente vitória dos bracarenses no San Siro de Valongo, o Benfica continua invencível, com os primodivisionários Carvalhos e Póvoa ainda sem pontos, mas é caso para dizer que ainda agora a procissão vai no adro”, fechou a LARANJINHA.
“Sem dúvida, mas percebe-se que essas formações vão ter uma tarefa difícil. Esta na altura de irmos até aos nossos palpites, seguindo a ordem alfabética crescente”.
“Então sou eu o primeiro, esta semana calhou-me o Gulpilhares x Maia (4-4) e Estreito x Tomar B (4-3)”, apostou o AMAGADINHO.
“Ora vamos lá aos meus palpites, Académica x Famalicense (5-3) e Fânzeres x Valença (6-4)”.
“Vamos lá acertar em mais um, pelo menos, esta semana, tenho o HC Braga x Sanjoanense (2-2) e o Cambra x Lourinhã (6-4)”, fechou a LARANJINHA com uma gargalhada.
“Deves pensar que é sempre feriado, eu tenho o Alcobacense x Biblioteca (5-2) e o Feira x Infante Sagres (1-1)”, concluiu o PANCHITO, rindo-se muito.
“Deves querer um resultado para a PENÚRIA, esta semana eu estou muito confiante, as bolinhas deram-me o OH Sports x FC Porto B (2-8) e Escola Livre x Feira (5-5)”, terminou o PIPOCA.
“Palpites arrumados, vamos às despedidas…”.
“Espera aí Avô, e o almoço?”, riu-se a LARANJINHA.
“Bolas, hoje já me esquecia, vou grelhar uns carapaus, mas desta vez, como o tempo está de chuva, vai ser na chapa”.
“Também gostamos, com azeite ou molho à espanhola?”, perguntou o AMAGADINHO.
Depois de uma pequena e rápida sondagem, tivemos um empate.
“Eu gosto das duas maneiras, grande abraço e até terça-feira”.
“Adeus Avô”, despediram-se eles.
Enquanto eles ainda estavam no meu ângulo de audição, cada um puxava a brasa ao seu carapau, porque nada melhor que o azeite, diziam dois, enquanto que os outros argumentavam que o alho e o vinagre dão um sabor diferente.





