(21/10/2025) Todos nós sempre ouvimos dizer que a fruta é muito importante na nossa alimentação, apesar de quando somos novos descurarmos um pouco a sua ingestão, pois todas elas contêm vitaminas e outros nutrientes únicos e insubstituíveis, sendo por isso que a Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de três porções de fruta por dia.
Hoje comemora-se o Dia Internacional da Maçã, que foi assinalado pela primeira vez em Londres, no ano de 1990, sendo que desde então tem sido celebrado um pouco por todo o mundo como data simbólica para organizações que se dedicam à promoção da saúde.
A maçã não contém gorduras e é constituída por compostos que combatem o colesterol, beneficia as células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais ligados à memória, sendo uma fruta aliada do cérebro que deve ser ingerida nas pausas do trabalho ou do estudo, razão pela qual é uma fruta muito recomendada pelos médicos.
Eles estão a chegar, pelo que já vou perceber a relação da juventude com a fruta.
“Boa noite Avô”.
“Muito boa noite aos quatro, hoje começo já com um rápido inquérito”.
“Bolas Avô, o que fizemos mal?”, pergunto o AMAGADINHO.
“Isso é o que vamos ver, quem é que aqui não come fruta?”.
Silêncio profundo.
“Muito bem, já vi que estão no bom caminho, a fruta é muito importante e o hoje é o Dia internacional da Maça”.
“Gosto muito daquelas bem verdinhas”, afirmou o PANCHITO.
“Sou mais fã das vermelhas”, afirmou o PIPOCA.
“Não é a minha fruta preferida, gosto mais de peras e laranjas”, afirmou a LARANJINHA.
“Isso também tem a ver com o teu nome”, riu-se o AMAGADINHO. “Eu gosto muito de pêssegos e nectarinas”.
“Muito bem, já vi que estão no bom caminho, deixem-me acrescentar duas que gosto muito, uma bela talhada de melão e uns figos”.
“Também vai bem, principalmente no verão, melancia, apesar das pevides serem muito chatas”, brincou o PANCHITO.
“Por acaso são, vamos continuar a comer muita fruta, mas agora está na altura de pegarmos no aléu, mas antes de irmos aos nossos campeonatos, já combinei com o AMAGADINHO que quando ele não tiver provas, como acontecia comigo a época passada, ele fica com as zonas A e B da Terceirona e vamos já começar por aí”.
“O Avô não me deixa descansar um bocadinho”, riu-se ele. “Vamos lá a isto, olhando para a primeira do alfabeto, Vila Praia e Lavra só têm vitórias, o Paredes joga amanhã e pode-se juntar a este duo, já na série B são três os 100% vitoriosos, Mealhada, Vila Boa do Bispo e Gulpilhares”, terminou ele.
“Nas outras duas séries, na C, Tojal e Turquel B já jogaram quatro vezes e venceram sempre, Santa Cita e Os Águias jogaram metade das vezes, mas também ganharam, mais a sul, na D, Sintra, Cascais e Grândola fizeram o pleno nas três primeiras jornadas. Por aqui muitas vitórias, e na Primeirona?”.
“Na 2ª jornada tivemos surpresa na Aldeia do Hóquei, onde o FC Porto perdeu, só Benfica e HC Braga venceram os dois jogos, Carvalhos e Póvoa ainda não pontuaram, já a Sanjoanense empatou os dois jogos pelo mesmo resultado (2-2), uma boa dica para a nossa Liga do Avô”, concluiu a LARANJINHA com uma gargalhada.
“Pois é, eu bem coloquei um empate em São João Madeira, só falhei nos números, mas já lá vamos, agora é altura de descermos de divisão”.
“Na Segundona, a norte, parece que é moda grande parte da jornada realizar-se à terça-feira, se calhar porque eles sabem que nós estamos reunidos”, riu-se o PANCHITO. “Mais a sério, só a Juventude Viana venceu os três jogos, mas ao final da noite, provavelmente, já teremos mais totalistas, na zona sul, só o Sporting B está invicto, Alenquer, Alcobacense e Benfica B ainda não foram derrotados, enquanto que o Candelária foi surpreendido no Pico pelo Murches”.
“Altura da competição das moças”.
“Na Feminona só tivemos dois jogos, que fecharam a 1ª jornada da zona norte, um empate e uma goleada, enquanto que a sul, Stuart Massamá e Parede só se estreiam no próximo domingo”, referiu o PIPOCA.
“Muito bem, vamos lá à Liga do Avô, numa semana em que tivemos o primeiro palpite certeiro, da LARANJINHA”.
“Yes!”, gritou ela.
“A miúda que reforçou a liderança, agora com 14 pontos, seguida do PANCHITO (8), PIPOCA (7), eu (4) e o AMAGADINHO (3)”.
“Extraordinário, o Avô já não é o último”, riu-se o PANCHITO.
“És muito engraçadinho”, referiu o lanterna vermelha, meio amuado.
“Então!? Isto é uma brincadeira, não se aborreçam. Forte abraço e até sábado”.
“Adeus Avô”, despediram-se eles, enquanto cada um prometia que para a semana é que é.

No FORA DO RINQUE de hoje temos um homem que gosta de um bom grelhado, apaixonado pela gestão e marketing, continua a ser um jovem dentro da quadra.
Nome Completo: André Marques Centeno
Clube atual: SC Tomar
Alcunha (se tiver): Muitas e boas!
Idade: 39 anos
Local de Nascimento: Lisboa
Clube estrangeiro futebol: Liverpool e Real Madrid
Jogador português futebol: Figo, Cristiano Ronaldo e Nuno Mendes
Jogador estrangeiro futebol: Lewandosky e Salah
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: João Almeida (ciclismo)
Prato: Tudo o que seja na brasa
Sobremesa: Abacaxi
Bebida: Água
Filme: O último que me lembro de ver recentemente foi o Oppenheimer. Gosto mais de ver aqueles que tenham alguma base verídica.
Ator & atriz: Nenhum em especial, mas posso destacar um(a) ou outro de séries/filmes que tenha visto. Joaquim de Almeida, Ivo Canelas, Albano Jerónimo, Sara Barradas, Filipa Areosa…
Série televisiva: Actualmente não acompanho nenhuma, mas talvez a portuguesa Rabo de Peixe, ou há muito muito tempo Os filhos do Rock. Estrangeira e mais recente a Mobland, a espanhola Machos Alfa, em tempos as séries Narcos, Spartacus e A rainha do Sul.
Livro: O Lado Invisível das Organizações Vencedoras de Rui Lança. Na verdade, sou mais de ler livros na área da gestão, marketing, desporto e finanças
Cidade portuguesa: Lisboa, Porto e Viana do Castelo
Cidade estrangeira: Macau
Animais de estimação (quais e nomes): Não tenho
Jogo de computador/consola: Não jogo, mas em tempos de juventude era o PES ou o Call of Duty
Hobbies: Cursos e Formações desportivas e nas áreas da gestão e do marketing
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Futsal ou ciclismo
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Positivo: Supertaça Sporting vs Benfica, em Aljustrel, menos positivo: Forte dei Marmi vs Valdagno, jogo 5 das meias finais do play-off.

Foi na Feminona que encontramos a SACADA desta semana, tivemos dezassete golos em São João da Madeira, com destaque para Daniela Araújo (13) e Mafalda Alho (2), guarda-redes do Gulpilhares.

No lado contrário do acontecimento, a PENÚRIA foi detetada nas Caldas das Taipas, onde merecem realce João Abreu, guarda-redes que defendeu um penálti e dois livres diretos, e Leonardo Moreira, autor do único golo da partida, dois atletas da equipa B do Riba d’Ave.

Num jogo entre Pai e filho, ou seja, Benfica B e Alenquer e Benfica, a emoção esteve ao rubro, ou não fosse o vermelho a cor predominante, Mário Rodrigues (Alenquer) fez uma mão cheia de golos na Luz e fica com O VELHO desta semana.