Nunca Esquecer


(27/01/2026) Raramente falo muito a sério por aqui, até porque o objetivo deste espaço é brincar de aléu na mão.

Mas hoje celebra-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data para recordarmos em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores do regime nazista, entre muitos outros, assassínios ocorridos durante a II Guerra Mundial.

A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial, pois foi neste dia em 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, em Auschwitz, localizado na Polónia, pelas tropas da União Soviética. 

Numa altura em que a normalização e apoio destes atos bárbaros vem aumentando, é sempre bom lembrar que terão morrido mais de 11 milhões de pessoas às mãos dos sanguinários nazis, um dado que não pode ser esquecido, nem relativizado.

Recordação triste, mas muito importante, divulgada, está na hora de receber os meus jovens.

“Boa noite Avô”.

“Boa noite juventude, está tudo bem?”.

“Já estamos fartos de chuva”, afirmou a LARANJINHA como porta-voz e mais velha do grupo.

“Mas ela vai continuar, além de que o fim do inverno ainda está longe”, ri-me eu. “Bem, vamos lá ao nosso trabalho, proponho começarmos pelas provas da WSE”.

“Vamos a isso, no Troféu, como era expetável o Valongo voltou a bater o Mérignac, apurando-se para a final a quatro, que vai decorrer em março, defrontando nas meias-finais os italianos do Giovinazzo, na Taça tivemos a 1ª mão dos quartos de final, quatro equipas portuguesas, mas só o Riba d’Ave venceu em casa, mas levando só um golo de avanço para Monza, o Juventude Pacense perdeu, por um de diferença, na casa do Caldes, a Sanjoanense foi surpreendida pelo Lleida, levando dois tentos de desvantagem para Espanha, já o HC Braga foi derrotado por 1-0 no rinque do Calafell”, concluiu o AMAGADINHO.

“A malta de São João da Madeira tem uma tarefa difícil para a 2ª mão, mas vamos acreditar que podemos ter as quatro na final a quatro que se joga em abril. Para ficares já despachado, avança com a Quarteirona”.

“Certo, na zona norte Os Limianos lideram invencíveis, à semelhança do Grândola a sul, já no centro a coisa está muito mais equilibrada, já não há equipas sem derrotas, com Mealhada e Gulpilhares empatados no 1º lugar, e o Cambra a um ponto”.

“Três à procura de dois lugares, agora vamos saltar até à Segundona”.

“Desta vez vou começar pela zona sul, segunda derrota do Candelária no campeonato, desta vez no Casablanca, mas os picoenses mantêm o 1º lugar, com o Oeiras a aproximar-se, apesar de ter mais um jogo, enquanto que o Paço de Arcos reentrou na luta com esta vitória sobre os açorianos, a norte a Académica deu um passo importante rumo a liguilha, batendo os bês azuis e brancos, o Marinhense também venceu em Oliveira do Hospital não desistindo desse objetivo, já a Juventude Viana segue tranquila rumo ao regresso à Primeirona”, finalizou o PANCHITO.

“Por falares nela, vamos lá ver o que a LARANJINHA tem para nos dizer”.

“Não tenho muito”, afirmou ela com uma gargalhada. “Por causa das provas europeias só tivemos três jogos, com os outros da última jornada da primeira volta a começarem daqui a pouco, vitórias dos favoritos, com o Benfica no 1º lugar”, fechou ela.

“Vamos lá saber o que se passa na Feminona”.

“Estamos a três jornadas do fim desta fase, na zona norte a Sanjoanense, Escola Livre e Gulpilhares já estão qualificadas, com as miúdas da Maia quase lá, já na zona sul o equilíbrio é maior, o Benfica é a única equipa já apurada, Stuart Massamá e Académica estão perto, Parede, Tojal e CENAP ainda podem lá chegar”, finalizou o PIPOCA.

“Muito bem, agora é a minha vez, vamos lá espreitar a Terceirona, que vai na 11ª jornada, começando pela série A, o Vila Praia continua só com vitórias, na B o equilíbrio é muito maior, Vila Boa do Bispo na frente, empatou em Gulpilhares, que em conjunto com o Mealhada estão perto do topo, mais a sul, na série C, Tojal e Turquel B estão nos dois primeiros lugares, enquanto que na D, o Grândola lidera, só com um empate, perseguido pela Salesiana”.

“E na Liga do Avô eu continuo na frente”, riu-se o PIPOCA.

“Afirmativo, foi uma ronda com poucos pontos obtidos, mas tivemos um palpite certeiro do AMAGADINHO, que está no 3º lugar com 45 pontos, tu continuas na frente (64) seguido da LARANJINHA (55), na quarta posição estou eu com quarenta e dois, já a lanterna vermelha continua na mão do PANCHITO (40)”.

“Mas não vai ser por muito tempo”, brincou ele.

“Vamos ver, tenham paciência com o Joseph, a nova depressão que substituiu a Ingrid e até sábado”.

“Adeus Avô”, despediram-se os quatro.

Cruzámos-mos várias vezes fora do rinque, o Avô com o microfone e ele com aléu, é um bom garfo como eu e está esta semana no FORA DO BANCO. 

Nome Completo: Rui Filipe Fernandes Levesinho

Clube atual: UD Vilafranquense

Idade: 47 anos

Local de Nascimento: Vila Franca de Xira

Prato preferido: Sou um bom garfo

Melhor local para viver: Nada melhor que a minha terra, Vila Franca de Xira

Livro que está na mesa de cabeceira: Por incrível que pareça… um bloco de anotações hoquistas

O filme que já viu mais do que uma vez: Gladiador ou O Último Samurai

Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): Sim, joguei na UD Vilafranquense, FC Alverca e Sport Alenquer e Benfica, na categoria de Veteranos

Como/quando chegou a opção de ser treinador: Quando ainda jogava nos escalões de formação do Vilafranquense surgiu a oportunidade

Clubes/seleções que já treinou: UD Vilafranquense, Sport Alenquer e Benfica, FC Alverca e a Associação de Patinagem de Lisboa, no âmbito do projeto Deteção de Talentos

Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: Acho que ambas nos colocam à prova diariamente. Apesar de serem contextos distintos os “desafios diários” são uma forma de fazer os nossos atletas crescer, sejam eles pequenos ou graúdos como também a nós próprios

Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: A análise começa muito antes da semana do jogo. Existe sempre uma pequena avaliação na elaboração do planeamento anual e depois vai existindo o aperfeiçoamento. Aquando da chegada da semana de jogo, assim que finaliza um, trabalhamos logo com vista à jornada seguinte

Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: A principal era o apoio aos clubes formadores, não faz sentido os atletas saírem sem uma devida compensação

Maior tristeza como treinador: Mais do que os resultados, julgo ser a “perda” de jovens de forma substancial. Cada vez existe mais oferta e muitas crianças abandonam a nossa modalidade

E, claro, a maior alegria: A evolução dos jovens

Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: Obviamente que na vertente de treinador queremos sempre que o processo seja cumprido, que os atletas deem tudo de si. Não mais do que isso!

Muitos acreditam que o treze é número de azar, eu não sou nada supersticioso, mas esta semana até me lembrei que se calhar as bruxas existem, já que A SACADA de hoje tem três jogos onde a bola entrou treze vezes na baliza.

Privilégio à Feminona, na Luz o destaque vai para Inês Caldeira (11) e Sofia Sardela (2), guarda-redes do Stuart Massamá, em Gulpilhares os nomes são de Inês Alberto (8) e Daniela Solomon (4), elas que defendem a baliza do Feira, já na Quarteirona o facto aconteceu em Paredes, realce para Rita Cruz (4) e Fabiano Ribeiro (7), guarda-redes do Académico.

Depois de todo este trabalho, não é que houve um jogo com quatorze golos!?

Pois foi, nas Colmeias os guarda-redes d’Os Águias da Memória são os maiores, Francisco Galveias (6) e Miguel Antunes (3). 

Onde é que eu estava com a cabeça quando criei este espaço?

Balizas a zero nestes dias foram mais que muitas, por isso na NÉPIA desta semana temos um maravilhoso zero a zero, na Aldeia do Hóquei, na zona sul do Nacional de sub-15 feminino, Rita Faria (Boliqueime) e Mónica Brissos (Turquel) não deixaram ninguém festejar golos.  

O jogo era entre os dois últimos classificados da Segundona a sul, na Terra dos Fenómenos a malta da casa queria chegar à primeira vitória, Mário Azevedo (Entroncamento) marcou o golo da vitória a menos de dois minutos do fim, ficando com O VELHO desta semana. 

Outras Notícias
Falsos Segredos
Ver Mais
Três Vezes Sebastião
Ver Mais
Pouco Independente
Ver Mais
Ano Novo a Treze
Ver Mais
Cegueira das Cores
Ver Mais
Reis do Aléu
Ver Mais