(11/10/2025) Desde muito cedo que fiquei apaixonado por livros que metiam polícias e malandragem, comecei por ler Os Cinco, da Enid Blyton, umas histórias fofinhas, que lá pelo meio tinham trafulhice durante as férias dos miúdos, com o Tim, o cão, a dar cabo deles.
Mais à frente descobri Agatha Christie, a inglesa que criou a personagem Hercule Poirot, detetive belga que aparece em mais de 40 livros da escritora, um grande número deles tornaram-se filmes e séries de televisão, no cinema protagonizados por Albert Finney, Peter Ustinov e Kenneth Branagh, e na série televisiva por David Suchet.
Toda esta conversa para chegar ao Crime, Disse Ela, série que ainda hoje passa no pequeno ecrã, protagonizada por Angela Lansbury, atriz de teatro e televisão que nasceu em Londres, também com as nacionalidades norte-americana e irlandesa, foi considerada uma das melhores interpretes de teatro do século XX e teve uma carreira de 80 anos.
Angela Brigid Lansbury, faleceu há três anos em Los Angeles, sendo que no próximo dia dezasseis completava cem anos de vida.
Polícias e ladrões já ficaram para trás, até porque a juventude está a chegar ao palco do aléu.
“Bom dia Avô”.
“Muito bom dia, vocês estão com um excelente aspeto”.
“Isso são os teus olhos”, riram-se eles.
“Todos bem-dispostos, está na altura de saltarmos para os nossos palpites deste fim de semana na Liga do Avô, ontem já vos enviei o resultado do sorteio, agora só falta conhecermos as vossas apostas”.
“Vamos a isto, começo eu, porque primeiro são as senhoras”, riu-se a LARANJINHA.
“Então mas agora não há igualdade entre os dois sexos?”, brinquei eu.
“Sim Avô, mais há direitos que nunca se perdem, a mim calhou-me o Marinhense – Infante Sagres (5-2) e Arazede – Benfica (0-7)”, concluiu ela com uma gargalhada.
“Agora sou eu, as bolinhas informáticas deram-me o Tomar – Póvoa (4-2) e Fão – Penafiel (7-4)”, apostou o PIPOCA.
“Agora é a vez do líder”, riu-se o PANCHITO.
“Estás muito fanfarrão”, brinquei eu.
“Tenho que aproveitar enquanto for na frente, calhou-me Vilafranquense – Corujas (4-4) e Académica – Juventude Viana (3-5)”, rematou ele.
“Vou já despachar os meus palpites, Pessegueiro Vouga – Gulpilhares (3-1) e Vila Boa Bispo – Feira (3-3)”, afirmei eu.
“Esta semana estou com grandes expetativas nos empates, Sintra – Sesimbra (5-5) e Juventude Pacense – HC Braga (2-2)”, concluiu o AMAGADINHO com um enorme sorriso.
“Vamos ver, parece-me uma boa tática”, afirmou o PANCHITO.
“Agora só falta saber o que é o almoço hoje”, exclamou a LARANJINHA.
“Nunca te esqueces, hoje foi um almoço feito a dois, eu fiz um puré de batata, a Princesa tratou das lulas recheadas”.
“Ui, que belo petisco”, concordaram ele.
“Vou começar a fazer uma lista do que vocês gostam muito, para o almoço do final da temporada”.
“Gostamos de tanta coisa, que tínhamos que ir uma semana para Oriola”, brincou a LARANJINHA.
“A mim parece-me uma excelente ideia”, reforçou o PIPOCA.
“Porque não!? Logo veremos se há condições, por agora vamos às despedidas, terça-feira voltamos a falar”.
“Adeus Avô, não te esqueças de ir votar”, despediram-se eles.
“Claro que não!”.
Eles saíram da minha vista, mas ainda os ouvi a falarem do bom que era uma semana de férias por aqui.

Conhecemo-nos há um bom par de anos, gostamos muito de hóquei em patins, já acompanhámos, para a rádio, uma edição da Volta a Portugal em bicicleta e ele está no primeiro FORA DO BANCO da temporada.
Nome Completo: Rui Miguel Inácio Seabra
Clube atual: Sporting Clube de Portugal
Idade: 28 anos
Local de Nascimento: Vila Franca de Xira
Prato preferido: Carne de Porco a alentejana e qualquer comida feita pela minha namorada
Melhor local para viver: Alenquer ou costa alentejana
Livro que está na mesa de cabeceira: “Correr para Vencer” do Phil Knight, é o livro que estou a acabar de ler
O filme que já viu mais do que uma vez: O Padrinho (The Godfather)
Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): Sim, no Sport Alenquer e Benfica e na União Desportiva Vilafranquense
Como/quando chegou a opção de ser treinador: A minha opção de começar a treinar aparece na altura em que estou prestes a iniciar a licenciatura. Através do mister Fábio Xina comecei na iniciação à patinagem no Sport Alenquer e Benfica, passando depois por variados escalões na formação, chegando como analista dos seniores do mesmo clube. Há 3 épocas aceitei o desafio de ingressar no Sporting tendo a oportunidade nestes 3 anos de crescer e aprender imenso
Clubes/seleções que já treinou: Sport Alenquer e Benfica e Sporting Clube de Portugal
Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: São realidades completamente diferentes com desafios igualmente diferentes. Felizmente tenho a sorte de ter passado por vários escalões de formação enquanto treinador e nestas duas últimas épocas estar ligado a uma das melhores equipas do mundo. O que me permite ter uma noção grande das diferenças que existem em ambas. No contexto formativo, o treinador tem de se focar no desenvolvimento integral do jogador esquecendo (muitas vezes sendo difícil) os resultados a curto prazo. Num contexto sénior, o foco passa a ser o rendimento e os resultados, o treinador têm de ser um “gestor” e tomar decisões estratégicas com impacto direto no desempenho da equipa
Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: Depende sempre da equipa que vamos apanhar, mas também da nossa performance na última partida. Normalmente a preparação para o jogo inicia-se no dia a seguir à última partida de forma que os atletas antes de iniciarem microciclo de trabalho já tenham as informações dos adversários assim como aquilo que queremos fazer no jogo (para mim o mais importante). Durante a semana vamos trabalhando em pista e em vídeo sobre essas informações não esquecendo claro todo o trabalho técnico, físico e mesmo mental que achamos ser fundamental para o sucesso
Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: Não gosto particularmente da regra que entrou em vigor há pouco tempo, de uma equipa levar azul, sofrer golo e manter-se com um a menos, pois parece-me penalizador demais
Maior tristeza como treinador: Falhar a subida de divisão com o Alenquer (na altura como analista)
E, claro, a maior alegria: Felizmente as alegrias são muitas e escolher uma não é fácil. Mas a maior que alguma taça ou vitória o dia a dia de treino e ver a evolução dos meus atletas/equipas é sempre o que me deixa mais feliz
Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: Por mais estranho que pareça irrito-me mais com os meus erros, que com os dos meus atletas.

(14/10/2025) Antes de regressar à conversa sobre o hóquei, conforme expliquei na semana passada, vou deixar sempre por aqui um texto antigo que eu publiquei no meu blogue, que podem sempre visitar em tiojorge.blogspot.com, este que ocorreu depois de ter terminado a minha licenciatura em jornalismo.
(NO MESMO DIA, 14/10/2008) A nostalgia chegou hoje à tarde.
O regresso à UAL.
Uma cerveja na Toca do Lagarto, do Manel e do Artur, cumprimentos ao senhor Almeida, um abraço ao Miguel, o monstro da rádio, dois beijinhos à Teresa Mota, da TV, forte algazarra no bar, com uma imperial e a alegria da Dona Maria e do Paulo.
Volta terminada com a passagem pela secretaria, onde o Filipe e o seu sorriso brilhante, hoje estava magoado por um corte matinal, que quase lhe arrancava um dedo, mas mesmo assim, em condições de me entregar o certificado de habilitações.
Tempo ainda para descobrir o novo elevador e dar uns bacalhaus ao Francisco, Bernardo e Paulão, colegas finalistas.
No regresso a Alverca, tempo para, como se algo tivesse combinado, me ligarem para o telemóvel o Miguel e o Jorge.
O Gang está no ar.
Esgotado o tempo do regresso ao passado, vamos lá ver o que a malta jovem tem para nos dizer hoje.
“Boa noite juventude”.
“Olá Avô, muito boa noite”, responderam os quatro.
“Está tudo em grande forma?”.
“Simmmmmm”, riram-se eles.
“Isso é que é preciso, como o AMAGADINHO ainda tem as suas competições em descanso, pedi-lhe para espreitar as duas finais da Supertaça”.
“Como sou obediente, foi isso que fiz”, riu-se ele. “No lado masculino o FC Porto começou melhor, consentiu o empate já perto do final da partida, sendo que no prolongamento o Sporting conseguiu o último golo da partida e que lhe garantiu o caneco, no lado feminino, tivemos a repetição da final da Elite Cup, o Benfica voltou a ganhar, mas desta vez sem tanta dificuldade, apesar da excelente réplica das moças de São João da Madeira”, terminou ele”.
“Agora vamos até à Segundona”.
“Esta semana tivemos a 2ª jornada, onde vou destacar as equipas 100% vitoriosas, na zona Norte são Juventude Viana, FC Porto B, Famalicense e Termas, enquanto que na sul temos o Candelária, Alenquer e Sporting B”, finalizou o PANCHITO.
“Ainda é muito cedo, mas já se perfilam alguns candidatos à Primeirona, para onde vamos já de seguida”.
“Uma primeira ronda que ainda está incompleta, pois Sporting e FC Porto só jogam hoje e amanhã, respetivamente, mas nos primeiros jogos destaco a goleada do HC Braga em Paços de Ferreira, e a vitória do Valongo na casa da Oliveirense”, finalizou a LARANJINHA.
“Saltamos para a Terceirona, que é a minha prova este ano, no arranque da prova referi as equipas que não conseguiram marcar na jornada inaugural, hoje vou fazer como o PANCHITO, olhando para todas aquelas formações que venceram os dois primeiros jogos, de norte para sul temos o Vila Praia, onde já fui muito feliz, Lavra, Mealhada, Gulpilhares, Sanjoanense B, Tojal, Turquel B, Cascais, Sintra, PDL e Grândola. Só falta a Feminona, para depois irmos à Liga do Avô”.
“Arranque da prova, na zona norte só dois jogos, com a Escola Livre e Vila Boa do Bispo a vencerem em casa, na zona sul um jogo foi adiado, o campeão entrou a golear em Arazede, onde o Avô já foi muito feliz”, referiu ele com uma gargalhada, “…enquanto que a Briosa foi vencer ao Seixal”, concluiu o PIPOCA.
“Malandreco, mas é verdade, já expliquei que aos 18 anos passei umas férias por lá, mas agora vamos lá à classificação da minha Liga, mais vez ninguém acertou em cheio, a LARANJINHA está na frente com 9 pontos, seguem-se o PANCHITO (7), PIPOCA (5), AMAGADINHO (3) e eu com 1 ponto”.
“Yes!”, exclamou ela.
“Bolas, o Avô não dá hipóteses a ninguém”, gozaram eles os três.
“Tenho tido muito azar”.
“Sim, sim”, riram-se eles.
“Tenham calma, isto não é como começa, mas sim como acaba”, brinquei eu.
“Disseste o mesmo o ano passado”, afirmou o AMAGADINHO.
“Claro, bem por esta semana está feito, beijos e abraços e até sábado”.
“Adeus Avô”, despediram-se eles, enquanto que a LARANJINHA gozava com eles.

Foi nas Faíscas que aconteceu a SACADA desta semana, dezanove golos marcados pelas senhoras do Benfica, com destaque para Ana Rita Catalão (10) e Ana Sofia Canoso (9) guarda-redes do Arazede.

Esta rapaziada que entra no campeonato da PENÚRIA só me traz problemas, eu vou criando regras para escolher só um jogo, mas na semana seguinte deparo-me com um novo problema, pelo que vou manter aquela regra que referi a semana passada, em caso de não estar no regulamento resolve a Comissão de Festas, que neste caso sou eu.
À beira do Nabão só tivemos dois golos no arranque da Primeirona, Alexandre Xanoca e Rémi Herman marcaram os golos, já o António Marante, chato, não deixou ninguém marcar golos, três atletas do SC Tomar.

A semana passada referi que o Sporting venceu a primeira edição do Mundial de Clubes, com um golo no prolongamento, tomaram-lhe o gosto e repetiram a receita esta semana na final da Supertaça António Livramento, pelo que O VELHO desta semana vai para Facu Navarro, autor do golo decisivo em Odivelas.