Solidariedade


(3/02/2026) Numa altura em que atravessamos um inverno rigoroso, de que já não me recordo há muito tempo, fui desenterrar um curto texto que publiquei há 14 anos, onde as condições meteorológicas eram o tema.

(NO MESMO DIA, 3/02/2012) Bem, hoje está – conforme estava previsto – um calorzinho muito esquisito.

Nestas alturas dou sempre comigo a pensar naqueles que vivem em países onde as temperaturas são isto, para pior, muito pior.

Verdade que as habitações e o vestuário são adequados ao clima, mas passar a maioria do tempo com o termómetro no vermelho, é obra.

Por isso eles gostam tanto do nosso Sol.

E nós também!

Lamentavelmente a situação em Portugal foi muito grave, principalmente no centro do País, pelo que aproveito para deixar aqui um forte abraço solidário para todos os que estão a passar dias muito complicados.

Eles já começam a surgir nas suas janelinhas pelo que vamos à nossa conversa de terça-feira.

“Boa noite Avô”.

“Boa noite juventude, como vão as coisas por aí?”.

“Tirando a chuva que não para, está tudo bem”, lamentou a LARANJINHA.

“Estou farto de andar de chapéu de chuva”, afirmou o PANCHITO.

“Faz como eu, já nem o levo”, brincou o PIPOCA.

“Também desisti, até porque já perdi vários”, riu-se o AMAGADINHO.

“Só nos resta ter paciência, esta semana vai continuar assim, mas esperemos que depois melhore. Vamos à nossa agenda de trabalho, sendo que esta semana começamos pela Quarteirona”.

“Na zona norte Os Limianos têm o apuramento garantido, pelo que vou estar mais atento à luta pelo 2º lugar, onde o Paredes tem mais cinco pontos que Penafiel e Juventude Pacense, com estas duas equipas com menos um jogo, na zona centro a matemática tem que estar afinada, o Mealhada é o 1º classificado, com os mesmos pontos do Gulpilhares, mas menos um jogo, já o Cambra tem menos um ponto, mas com as mesmas partidas da malta da terra do leitão, na zona sul o Grândola está quase como os jovens de Ponte de Lima, com o Parede, Cascais, Alenquer e Tojal, todos a 9 pontos, sendo que a malta da Linha tem menos um jogo”, finalizou o AMAGADINHO.

“Precisamos de muito ciência para acompanhar esta prova”, ri-me eu. “Agora chega a Primeirona”.

“Esta semana tivemos uma anormalidade, a jornada realizou-se toda no mesmo dia, registou-se a primeira vitória do Póvoa, com o Carvalhos também a vencer, ou seja, os dois últimos a tentarem recuperar, já no lado contrário da tabela, o Benfica dilatou para cinco pontos a vantagem para o 2º classificado, agora o Sporting, depois de um empate no Minho, entre OC Barcelos e FC Porto, sendo que a luta pelos últimos três lugares de apuramento está ao rubro”, concluiu a LARANJINHA.

“Sem dúvida, vamos ver como está a Segundona”.

“Vamos a isso, na zona norte a subida da Juventude Viana é só uma questão de calendário, nesta jornada goleou em casa a Académica, formação que está na luta pelo lugar na liguilha, tendo sido ultrapassada pelo Marinhense nessa luta, equipa da Marinha Grande que ficou sem pavilhão às mãos da Kristin, pelo que mando um abraço solidário para eles, na zona sul tivemos um duelo interessante no Pico, vitória tangencial do líder Candelária sobre o candidato Oeiras, que permitiu ao Paço de Arcos subir à 2ª posição, tudo indicando que até ao fim a luta vai ser estas três formações, uma da Ilha e duas da Linha”, terminou o PANCHITO com um sorriso.

“Belo trocadilho, mas parece ser a realidade, agora vamos até ao lado feminino do aléu”.

“Começo pela Campeona, o Benfica venceu na casa das meninas das saias do Plegamans, ficando a um ponto do apuramento da final a quatro, já na Feminona, a norte, o Maia perdeu em casa com o Gulpilhares e adiou o apuramento para a fase principal, enquanto que a sul Parede e Tojal continuam a lutar pela última vaga”, terminou o PIPOCA.

“Falta a minha Terceirona, hoje começo pela série D, o Grândola continua na frente sem derrotas, na C o Turquel B é o líder, mas tem mais dois jogos que o Tojal que perdeu em Torres Vedras, subindo no mapa, na série B o Mealhada venceu na Vila Boa do Bispo e igualou os locais no topo da tabela, já na A o Vila Praia segue tranquilo para a Segundona, a única equipa só com vitórias nas três divisões nacionais”.

“Ouvi dizer que ias lá se eles subissem de divisão”, brincou o AMAGADINHO.

“Pois é, quando lá tivemos a fazer o Inter-Regiões prometemos isso, vamos ver se dá para cumprir. Vamos lá ter terminar com a Liga do Avô, esta semana o AMAGADINHO voltou a acertar em cheio num resultado, estando a aproximar-se dos da frente, ele está no 3º lugar com 52 pontos, o PIPOCA continua na liderança (67), seguindo da LARANJINHA (56), eu sou o 4º com 44 pontos, mais dois que o PANCHITO que continua em último”.

“Para a semana já te ofereço a lanterna vermelha”, riu-se ele.

“Vamos ver, vamos ver, beijos e abraços e até sábado”.

“Adeus Avô”, despediram-se os quatro em euforia.

Comi um belo almoço em Ponte de Lima quando me casei, de papel assinado, com a minha Princesa, também já fui muito feliz na terra dos poveiros, dois locais que passam pelo FORA DO RINQUE desta semana.   

Nome Completo: Nuno Alberto Lima Midões 

Clube atual: AD Limianos

Alcunha (se tiver): Não tenho

Idade: 27 anos

Local de Nascimento: Póvoa de Varzim

Clube estrangeiro futebol: Não sou propriamente grande fã de futebol ao ponto de ter um clube estrangeiro favorito

Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo (não pode haver outra escolha)

Jogador estrangeiro futebol: N’Golo Kante (um exemplo de humildade e empenho)

Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Max Verstappen (F1 conta como desporto!)

Prato: Frango no churrasco

Sobremesa: Leite Creme

Bebida: Café

Filme: Fight Club

Ator: Michael Richards (Kramer de Seinfeld)

Atriz: Jenna Fischer 

Série televisiva: Dark

Livro: A Arte de Conversar, de André Morellet e Jonathan Swift

Cidade portuguesa: Viana do Castelo

Cidade estrangeira: Zakopane (Polónia)

Animais de estimação (quais e nomes): Duas gatas, Lulu e Yoda

Jogo de computador/consola: Final Fantasy X

Hobbies: Gaming

Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Automobilismo 

Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Jogo da Taça de Portugal, EDV – CRIAR-T, onde demos a volta ao jogo com menos 1 jogador, possibilitando a passagem à fase seguinte onde defrontamos o OC Barcelos.

A SACADA aconteceu na Quarteirona, no Pavilhão José Afonso na Vila Morena, tivemos vinte e um golos, com destaque para Diogo Isaías (21), guarda-redes d’Os Corujas.

Decididamente a NÉPIA faz-me cabelos brancos todas as semanas, mais uma vez tinha uma parafernália de jogos onde uma das equipas ficou com a baliza imaculada, pelo que vou criar uma regra de desempate.

Quem vai merecer destaque por não sofrer golos, com o guarda-redes como porta-voz, vai ser a equipa que marcar menos nessa partida, sinal que tivemos um jogo bem equilibrado.

Aplicando já esta nova regra, o destaque vai para Pablo Gómez (Viareggio), jogo da Italiona, sendo que na Segundona temos Lourenço Soares (Sporting B), duas equipas que não sofreram e marcaram só dois golos.

A luta pela liderança na Segundona sul está espetacular, esta semana encontraram-se na Madalena os dois primeiros, um golo de Martim Leite na parte final do encontro, manteve o Candelária na frente da classificação, merecendo ficar com O VELHO desta semana. 

Outras Notícias
Mundo ao Contrário
Ver Mais
Nunca Esquecer
Ver Mais
Falsos Segredos
Ver Mais
Três Vezes Sebastião
Ver Mais
Pouco Independente
Ver Mais
Ano Novo a Treze
Ver Mais