Novo Ponto de Situação do Campeonato Nacional da 2ª Divisão…


Quando terminar a Fase Zonal do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, as duas equipas classificadas em 1º lugar de cada zona sagram-se campeãs das respetivas zonas e acedem diretamente ao Campeonato Placard enquanto os segundos classificados de cada zona ficam apurados para uma Liguilha na qual as 2 equipas lutarão pelo primeiro lugar, único que dará, também, acesso ao Campeonato Placard. Desta forma, ascenderão 3 equipas à prova primodivisionária, por troca com as 3 equipas que descem de divisão e que já sabemos que são Famalicense, Turquel e Carvalhos.

Sendo assim, quando se vai disputar a 24ª Jornada de um total de 26, vejamos como estão as “contas” das 2 zonas do Campeonato Nacional da 2ª Divisão:

ZONA NORTE

Nesta zona, a classificação atual é a seguinte:

Os jogos da 24ª Jornada são os seguintes:

Se atentarmos ao quadro abaixo, verificamos que a AD Sanjoanense já acumulou os pontos necessários para subir ao Campeonato Placard de forma direta e garantiu já o lugar na prova de apuramento de Campeão Nacional da 2ª Divisão. A luta pelo 2º lugar que dará acesso à Liguilha de Apuramento ao Campeonato Placard está bem viva e vai disputar-se entre a Juventude de Viana e o Póvoa, que tem 1 ponto a menos que os vianenses. Não acredito que o Marinhense consiga chegar aos 53 pontos da Juventude que seriam suficientes para a ultrapassar, face ao confronto direto entre ambos (favorável aos da Marinha Grande), primeiro porque acho que a Sanjoanense vai fazer a festa da subida em casa em jogo precisamente com o Marinhense e depois porque acredito que a Juventude faça mais do que 1 ponto (pelo menos) até final do campeonato… Sendo assim, a luta pelo 2º lugar está, realisticamente, limitada a vianenses e poveiros que têm calendário praticamente idêntico e não vale e pena fazer futurologia porque só o desempenho das equipas irá determinar quem avançará para a Liguilha. Na outra “ponta” da tabela classificativa, a Escola Livre já tem a descida à 3ª Divisão mais do que decidida mas restam ainda saber se Paredes e Feira conseguem sair da posição desconfortável em que se encontram porque para tal teriam de ganhar pelo menos 2 jogos e se o calendário do Paredes é de, certa forma, aceitável, o calendário do Feira é extremamente complicado com deslocações a São João da Madeira e Valença, bastiões muito difíceis de “conquistar”. O Cambra também não está ainda “safo” até porque o seu calendário não é pêra doce, enquanto Académica, Valongo “B”, Sobreira, Oliveirense “B” e Espinho, apesar de matematicamente alcançáveis pelas equipas que se encontram nos 13º e 14º lugares da tabela, necessitam somente de 3 ou 4 pontos e, com exceção do Sobreira que tem calendário extremamente difícil, penso que todos têm condições para garantir a manutenção.

ZONA SUL

Nesta zona, a classificação atual é a seguinte:

Os jogos da 24ª Jornada são os seguintes:

Se atentarmos ao quadro abaixo, verificamos que o Candelária necessita somente de 1 ponto (tem vantagem sobre o Paço de Arcos no confronto direto) e tem calendário quase idêntico aos pacenses, só que ligeiramente mais fácil. A minha convicção é que o Candelária vai mesmo conseguir terminar em 1º lugar e assim ascender diretamente ao Campeonato Placard. O Paço de Arcos, equipa que matematicamente é a única que pode ainda alcançar os açorianos, vai ter de se virar “para trás” porque me parece que o Parede ainda não desistiu de alcançar a 2ª posição… que até pode ser a 3ª, porque o Benfica “B” não pode subir ao Campeonato Placard e assim não será aceite para disputar a Liguilha. Parede, Oeiras e Biblioteca têm ainda possibilidades de alcançar o Paço de Arcos pelo que, digo eu, é ainda muito cedo para começar a prever quem vai disputar a 3ª vaga no Campeonato Placard. Na zona de descida, o Grândola já está despromovido e o Vilafranquense colocou-se “a jeito” hoje, com a derrota na Luz, porque assim ao CRIAR-T basta vencer uma partida até final do campeonato para que os vilafranquenses percam todas as hipóteses de manutenção face à desvantagem enorme que tem no confronto direto para os seixalenses. Por outro lado, o CRIAR-T tem calendário bastante difícil até final, muito mais complicado do que o Sintra que poderá ainda ultrapassá-lo na tabela da classificação geral

Vejamos, agora, quem são os melhores goleadores do Campeonato Nacional da 2ª Divisão:

Em relação aos Guarda-Redes, optamos por retirar da equação todos os que não jogaram pelo menos metade dos jogos para que foram convocados e sendo assim, apresento-vos a lista dos melhores guardiões desta divisão secundária:

Apresento-vos abaixo uma classificação conjunta das duas zonas focando a sequência de jogos que cada equipa fez para atingir aquelas posições:

Saiba tudo sobre o Campeonato Nacional da 2ª Divisão seguindo a ligação apensa ao logótipo abaixo:

Outras Notícias
Jogos decisivos? Ainda é cedo mas que o Cambra-Feira (2ªN) e o Porto-Infante Sagres (Sub19) de hoje são FOGO… ai, isso são!
Ver Mais
2ª Divisão Nacional: ponto de situação...
Ver Mais
Termina amanhã a 1ª Volta do Nacional da 2ª Divisão... Números do campeonato...
Ver Mais
Jogos, Jogos, Jogos... em fotos do André Castro
Ver Mais
Calendários do Campeonato Placard e das Zonas Norte e Sul da 2ª Divisão Nacional
Ver Mais
BOLAS PARADAS: quem são os mais eficazes em Portugal (seniores masculinos)?
Ver Mais