SERIE A1 (Itália): ponto de situação…


Com 12 jornadas cumpridas num total de 26 agendadas, vamos hoje fazer um ponto de situação do maior campeonato italiano, a Serie A1…

O Trissino lidera com 2 pontos de vantagem sobre o Bassano e 4 sobre o Viareggio enquanto Valdagno, Lodi e Monza ocupam os lugares seguintes que também dão acesso ao Playoff final. O Follonica já tem 5 pontos de desvantagem do Monza e ocupa o primeiro dos 4 lugares que vão disputar as últimas 2 posições no Playoff (do 7º ao 10º) mas o Forte encontra-se já bastante atrasado, a cerca de 8 pontos do Follonica e a 7 pontos de Sarzana e Grosseto. Os 4 últimos lugares vão determinar a participação no Playout de descida à Serie A2 e Castiglione (11º a 3 pontos do Forte, Novara (12º a 4 pontos do Forte) e Giovinazzo (13º a 6 pontos do Forte) ainda sonham com a possibilidade do Playoff mas o Breganze, sem qualquer ponto, começa a ver muito difícil a tarefa de evitar a participação no temível Playout. Se o 11º classificado conseguir uma vantagem superior a 6 pontos sobre o 12º classificado, salvar-se-á de participar no Playout “Salvezza” mas se não o fizer, serão os 4 últimos classificados a fazê-lo e com a metade dos pontos conquistados na Fase Regular.

Próximas jornadas:

GOLEADORES

Dois portugueses lideram a lista de goleadores da Serie A1: Lucas Honório, com 23 golos marcados (média de quase 2 golos por jogo) e “Alvarinho” com 20 golos (média de 1,87 golos por jogo). Giulio Cocco (com 17 golos), Jordi Méndez (16), Francesco Banini (15) e Federico Ambrosio (14) são perseguidos por “Xavi” Cardoso (13), mais um português a “dar cartas” em Itália.

GUARDA-REDES

A predominância de italianos no Top10 da lista de guarda-redes da Serie A1 é contestada por 2 argentinos, ambos com médias inferiores a 2 golos sofridos por jogo. São 2 os guarda-redes da Serie A1 que ainda não sofreram golos mas a verdade é que só participaram em 1 jogo! Mattia Verona, com 1 golo sofrido em 4 jogos, apresenta uma média fantástica de 1 quarto de golo sofrido por jogo e nesta lista do Top10 há 3 guarda-redes que participaram em todos os jogos para os quais foram convocados: Valentín Grimalt, Pablo Gómez e Leonardo Barozzi, sendo que os dois argentinos sofrem menos de 2 golos em média por jogo…

SEQUÊNCIA DE RESULTADOS

Trissino, Bassano e Viareggio ainda não perderam na Serie A1 mas os próximos jogos colocam desafios sérios aos comandantes…

ESTATÍSTICAS

A percentagem de transformação em golo das Bolas Paradas dos melhores da Serie A1 é mais baixa (43%) do que no Campeonato Placard (55%) e na OK Liga (50%), e se os jogadores do Sarzana (43%) ainda conseguem transformar em golo 3 em 7 tentativas de Bola Parada, já as seis equipas que se seguem não passam dos 38%. Um número inusitado é o que os jogadores do Lodi apresentam, já que em 5 tentativas (2 Livres Diretos e 3 Grandes Penalidades) nem uma única vez conseguiram desfeitear os guarda-redes adversários…

Os guarda-redes do Bassano são irrepreensíveis na defesa da sua baliza porque em 8 tentativas adversárias de transformação de Bolas Paradas, em nenhuma vez foram batidos!! Quase perfeitos são os guarda-redes de Sarzana, Novara, Lodi e Forte que foram batidos uma única vez. Há somente 2 equipas cujos guarda-redes defendem menos de 50% das Bolas Paradas a que são sujeitos.

REIS DAS BOLAS PARADAS

São 5 os jogadores que conseguem transformar em golo as Bolas Paradas que tiveram à sua disposição na Serie A1 mas Davide Banini (com 50% de sucesso em 4 tentativas) e principalmente Lucas Honório (com 45% em 11 tentativas), mas ainda Gerard Riba e Joaquín Vargas (com 44% em 9 tentativas) ocupam lugares de destaque na transformação em golo das Bolas Paradas no maior campeonato italiano.

Valentín Grimalt é um caso sério na Serie A1 com 100% de defesas nos Livres Diretos (6 em 6 tentativas), mas Bruno Sgaria, Filippo Poletti e Mattia Verona (todos com 2 defesas) e Luca Borgonovo (1 defesa) também ainda não sofreram golos de Bola Parada. “Cacu” Velázquez é o guarda-redes que mais vezes é posto à prova (15 vezes) e a verdade é que os números que ostenta são magníficos (80%, 12 defesas), para tanta bola parada…

5 INICIAL

São 33 os jogadores que nesta Serie A1 fizeram sempre parte do 5 inicial das suas equipas:

DISCIPLINA

Oscar Lasorsa com 5 Azuis (2 pontos na nossa contabilidade negativa) e 7 Amarelos (1 ponto) é o jogador que mais vezes é admoestado com cartões azuis mas Lucas Tabarelli, Alberto Cabiddu e Christian Costenaro (com 14 pontos negativos) e Federico Mura (com 13) já viram esta época 8 ou mais cartões, com Alberto Cabiddu a ser o que mais vezes vê o Cartão Azul na Serie A1:

Siga a ligação abaixo para se inteirar de todos os resultados, classificações, quadros e estatísticas da Serie A1 italiana:

Outras Notícias
NATIONALE 1 ELITE (França): ponto de situação…
Ver Mais
OK LIGA (Espanha): ponto de situação…
Ver Mais
Barça vence Eurockey Cup Sub15 e Benfica termina em 2º lugar
Ver Mais
3 equipas portuguesas começam hoje a participação na Eurockey Cup Sub15
Ver Mais
Benfica vence Barça na Final e sagra-se Vencedor da Eurockey Cup Sub17
Ver Mais
5 equipas portuguesas começam amanhã a participação na Eurockey Cup Sub17
Ver Mais