Sol da Rádio


(3/05/2025) A realidade é que sem o Sol não haveria vida na Terra, todos nós gostamos muito dele, mas eu não alinho naquele grupo dos que gostam de, propositadamente, estarem a levar com ele em cima.

Praia, não é a minha praia, a areia irrita-me, até porque não tenho qualquer descendência de croquete, mas chegado aqui, muitos já estarão a perguntar onde vai parar esta conversa.

O motivo é porque hoje é comemorado o Dia Internacional do Sol, data criada para homenagear a importância desta estrela para a vida na Terra, a nossa principal fonte de vida, sendo importante alertar para a importância das energias renováveis, de forma a consciencializar a sociedade para um futuro mais sustentável, ajudando ao equilíbrio do planeta, pois apesar de existirem outras fontes de energia como gases naturais, petróleo e carvão, todos estes minerais existem graças à captação e armazenamento da energia solar pelas plantas, algas e alguns animais, há centenas de milhares de anos.

O Dia do Sol surgiu de uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, para homenagear e apresentar curiosidades sobre o Astro-Rei às pessoas, sendo que uma das ferramentas criadas pela agência norte-americana foi o site Sun-Earth Days, que apresenta uma versão interativa sobre o Sol, ajudando os visitantes a entender as relações entre o astro e o ambiente terrestre.

Deixemo-lo a festejar o seu dia em descanso, vamos colocar-nos à sombra para receber a juventude que está a chegar.

“Bom dia Avô”.

“Bom dia juventude, o resto da semana foi tranquilo?”.

“Siiiiiiiim”, gritaram eles à Ronaldo.

“Ótimo, esta semana temos menos jogos, o sorteio para a Liga do Avô foi condicionado, mas antes de irmos aos nossos palpites, vou olhar para a Taçona, que teve a final a quatro em Famalicão no último dia de abril e no primeiro dia de maio, nas meias-finais a Oliveirense eliminou, de forma clara, a Juventude Pacense, já no dérbi eterno o jogo teve o domínio repartido, até no resultado, mas foi o Sporting que chegou à final, uma partida que chegou ao prolongamento, onde leões marcaram tantos golos como em cinquenta minutos, enquanto que a rapaziada de Oliveira de Azeméis… nem um, uma festa verde-e-branca que não acontecia há 35 anos. Taçona arrumada, vamos lá aos jogos que nos calharam em sorte para esta semana, sendo que para alguns de nós só havia estes”, ri-me eu.

“Como foi o meu caso, a Segundona está de descanso, mas dois jogos em atraso da zona Sul safaram a coisa, o Física – Entroncamento (6-3) e Alenquer – Sporting B (5-4)”, fechou o PIPOCA.

“A minha Terceirona é sempre a bombar, a sorte entregou-me o Boliqueime – PDL (3-2) e Fão – Académico (10-2)”, arriscou o PANCHITO.

“No fecho da fase regular da Primeirona, os papelinhos entregaram-me o SC Tomar – Oliveirense (3-1) e Sanjoanense – Juventude Viana (7-4), concluiu rapidamente o AMAGADINHO.

“Antes do Avô nos dizer o que é o almoço hoje, na Feminona calhou-me o Escola Livre – Benfica (1-5) e Gulpilhares – Turquel (2-6), mas também não havia mais por onde escolher”, riu-se a LARANJINHA.

“Só faltam as minhas apostas e a ementa para hoje, na Quarteirona, onde já começaram os quartos de final, fiquei com o Infante Sagres – Grândola (5-3) e Stuart Massamá – OH Sports (3-5). Já sobre o almoço, hoje é a Princesa que vai cozinhar, ela vai fazer um belo coelho no tacho, com muita molhenga, sendo que a cabeça é para mim”, brinquei eu.

“Acho que nunca provei essa parte do bicho”, afirmou o AMAGADINHO.

“Quando cá vierem eu explico-vos como se deve comer, pois também tem método”.

“Não sei se quero provar”, explicou a LARANJINHA, com um ar enjoado.

“Sem provares não sabes se gostas, mas depois logo vemos, eu para já vou dar cabo dela, grande abraço e até terça-feira”.

“Adeus Avô”, despediram-se eles, enquanto tentavam convencê-la a experimentar o crânio do coelho.

Não sei se ele gosta de coelho, mas está no FORA DO RINQUE desta semana.

Nome Completo: Carlos André Nunes Clemente 

Clube atual: Juventude Ouriense 

Alcunha (se tiver): Carlitos 

Idade: 32 anos 

Local de Nascimento: Leiria

Clube estrangeiro futebol: Real Madrid 

Jogador português futebol: Ronaldo 

Jogador estrangeiro futebol: Gyokeres 

Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Nolito Romero 

Prato:  Bacalhau com natas 

Sobremesa: Doce da casa 

Bebida: Ginger Ale 

Filme: Shutter Island 

Ator: Leonardo Di Caprio 

Atriz: Carolina Loureiro 

Série televisiva: Agente da Noite 

Livro: Não tenho

Cidade portuguesa: Porto 

Cidade estrangeira:  Não tenho 

Animais de estimação (quais e nomes): Gatos (Simba e Preto) 

Jogo de computador/consola: FIFA 

Hobbies: Hóquei em patins (treinador) 

Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Futsal, futebol 

Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: O primeiro jogo do Nacional, em Ourém, frente ao Benfica, no escalão de Iniciados e com o pavilhão cheio, provavelmente foi o melhor momento, perdemos (2-4), contudo ficou uma experiência fantástica nesse ano, pela primeira vez no Nacional e perceber realmente o que era o hóquei em patins.  

(6/05/2025) Praticamente uma semana depois do apagão em Portugal, que veio mais uma vez demonstrar a importância das rádios, elas que durante muitas horas foram a única fonte de informação que tivemos ao nosso dispor, descobri que há 110 anos nascia em Kenosha, Wisconsin,  George Orson Welles, ator, diretor, escritor e produtor norte-americano.

Considerado um dos artistas mais versáteis do século XX no campo do teatro, do rádio e do cinema, alcançou um enorme sucesso aos vinte anos graças à sua obra radiofónica, A Guerra dos Mundos, que causou comoção nos Estados Unidos quando muitos ouvintes pensaram que se tratava de uma retransmissão verdadeira de uma invasão alienígena, mostrando o poder que tinha o meio radiofónico.

Curiosamente, no mesmo dia, mas há 64 anos, nascia em Lexington outro George, este Timothy Clooney, também ele ator, produtor, diretor de cinema e televisão, vencedor de dois Óscares, muito conhecido também por ser a cara de uma marca de máquinas de café.

Relevada a importância da Rádio – todos devemos ter em casa um a pilhas e as respetivas – e a coincidência dos dois George, Jorge na nossa língua mãe, terem nascido no mesmo dia, vamos lá avançar para a nossa conversa sobre o hóquei em patins.

“Boa noite juventude”.

“Boa noite Avô”.

“Tenho aqui uma dúvida, se o ditado diz: abril, águas mil, porque raio continua a chover em maio?”, questionou a LARANJINHA, pergunta sublinhada com uma grande gargalhada.

“Parece-me uma boa questão, mas o que é certo é que os últimos dias foram muito chuvosos”.

“Hoje e amanhã temos uma trégua, mas depois ela vai continuar a cair”, explicou o AMAGADINHO.

“Bem, deixemos as previsões para o IPMA e vamos lá pegar no aléu, sendo que vou avançar eu para a minha Quarteirona, arranque dos quatros de final com duas equipas já apuradas para as meias-finais, OH Sports e Tojal, enquanto que os embates entre Limianos vs Cambra e Grândola vs Infante Sagres ficaram com a solução adiada para o jogo 3, a 11 de maio. Quem se segue?”.

“Vou já eu, na Feminona as contas vão estando cada vez mais claras, dez pontos já separam quarto de quinto classificado, pelo que Benfica, Sanjoanense, Escola Livre e Turquel, estão muito perto das meias-finais, num fim de semana alargado onde as miúdas da Aldeia do Hóquei empataram em Gulpilhares, e o Benfica teve que sofrer para vencer no Tojal”, concluiu a LARANJINHA.

“Na Primeirona tivemos o encerramento da fase de grupos e da minha meia-dúzia classificativa – já lá vou – numa jornada onde metade dos jogos terminaram empatados, Sporting Tomar e Sanjoanense garantiram os dois lugares que estavam em aberto para os quartos de final, fase a eliminar que arranca a 17 de maio”.

“Como terminou esta fase, peço-te que hoje nos deixes a tua classificação total”.

“Certo, já tinha pensado nisso, o Murches ficou no 1º lugar (8 pontos), 2ª posição para Candelária (23), 3º classificado o HC Braga (25), seguidos de Valongo (25), Juventude Viana (26), Riba d’Ave (29), Juventude Pacense (32), Sanjoanense (34), SC Tomar (36), Oliveirense (44), OC Barcelos (60), FC Porto (70), Sporting (75) e Benfica (87)”, terminou o AMAGADINHO.  

“Na minha Terceirona estamos a quatro jornadas do fim, começando pela série A, o OC Barcelos B empatou em casa, vendo os bês do FC Porto a reduzirem para um ponto a diferença para o 1º lugar, na B, Infante Sagres e Mealhada continuam na frente separados por dois pontos, na série C, Os Tigres de Almeirim têm a subida quase garantida, seguidos pelo Tojal a 9 pontos, por último na D, também o CRIAR-T está em boa posição para subir de escalão, seguidos do Paço de Arcos B, a 5 pontos, mas que viu o seu jogo adiado para o próximo fim de semana”, finalizou o PANCHITO.

“A Segundona esteve de folga, mas a Sul realizaram-se dois jogos em atraso, com o Alenquer a empatar em casa com o Sporting B, desperdiçando a oportunidade de igualar o Parede no 2º lugar, apesar da vantagem no confronto direto ser para a rapaziada da Linha”, explicou o PIPOCA.

“Antes de irmos dormir, vamos lá à Liga do Avô, está tudo na mesma, o PANCHITO continua na frente com 52 pontos, no 2º lugar está a LARANJINHA (45), seguidos do AMAGADINHO (42), PIPOCA (41) e eu com 25 pontos, numa semana em que ninguém acertou em cheio em qualquer resultado”.

“Estás a recuperar Avô”, riram-se os quatro.

“Sim, sim, eu estou a treinar para ganhar na próxima temporada”, ri-me eu. “Grande abraço e até sábado”.

“Xau”, despediram-se eles, enquanto o PANCHITO lhes explicava como vai na frente.

A SACADA desta semana viajou até ao Fão, vila do concelho de Esposende, por lá tivemos quinze golos, com destaque para Nélson Oliveira (6) e Tiago Rebelo (2), guarda-redes do Académico.

Foi no Dia do Trabalhador que chegou a PENÚRIA desta semana, em Turquel só tivemos um golo, marcado pela argentina Brenda Lucero, enquanto que a sua compatriota Anabella Flores manteve a baliza em branco, com uma grande penalidade defendida.  

A malta de São João da Madeira sabia que a vitória frente à Juventude Viana era fundamental para conseguir um lugar nos quartos de final da Primeirona – e até podia não ser suficiente – estiveram em desvantagem, mas um golo de João Ramalho, a dez minutos do fim, confirmou os três pontos e o apuramento, pelo que, merecidamente, fica com O VELHO desta semana.

Outras Notícias
Dança no Minho às Escuras
Ver Mais
As Folgas de Picasso
Ver Mais
Verdades e Mentiras
Ver Mais
Água, Bonaparte e Dwight
Ver Mais
Lourinho e Pretinho
Ver Mais
Mulheres Valentes, Tango e Penicilina
Ver Mais