Atrás da Baliza


(18/11/2025) Há sete anos estávamos há umas semanas no Alentejo, dentro daquele meu espírito de curiosidade futebolística, agendei uma ida ao futebol regional, mas por pouco não bati com o nariz na porta.

(NO MESMO DIA, 18/11/2018) Já não me recordo de assistir a um jogo dos Distritais, como espetador, pois como jornalista ainda o ano passado fiz a narração do Águias da Musgueira – Carregado, curiosamente sentado atrás de uma das balizas.

Durante a investigação que fiz sobre o futebol no distrito de Évora, descobri que na Divisão de Elite – a primeira – existem duas equipas que ficam perto de Cabeça de Carneiro.

Logo nessa altura agendei uma visita ao dérbi do município de Reguengos de Monsaraz, entre o Atlético de Reguengos e o Corval.

Uma olhadela ao calendário e vi que estava marcado para o dia de São Martinho.

Nesse domingo, antes de me deslocar até ao campo Virgílio Durão, fui confirmar a data.

Ainda bem que o fiz, pois devido a uma eliminatória da Taça eborense, a jornada tinha passado para o dia 18 de novembro.

Hoje, conforme estava previsto, o tempo estava péssimo e pensei: “Vale a pena ir apanhar uma molha para ver o jogo?”.

Não vale!

Se ainda estiver por aqui, vou ver a segunda volta, no Corval, a 17 de março.

Uma das muitas coisas boas que o hóquei em patins tem, é que, normalmente, o mau tempo passa-lhe ao lado por se realizar debaixo de telha, mas algumas vezes, ou porque a chuva é mais esperta, ou porque a humidade contagia o piso, lá temos um jogo adiado, provavelmente até mais vezes do que no futebol, apesar ser bem mais simpático para quem assiste.

Para quem, como eu, já andou a limpar o piso molhado na Aldeia do Hóquei – já lá vão mais de 20 anos – tudo isto são trocos, mas naquele dia não me apeteceu ir à bola de chapéu-de-chuva, pelo que vamos deixar esta história no arquivo para irmos até às ocorrências desta semana do aléu.

“Boa noite juventude”.

“Olá Avô, boa noite”, responderam os quatro.

“Para já a chuva foi-se embora”.

“A depressão com o nome da tua filha lá se foi embora, e Portugal apurou-se para o Mundial de futebol”, referiu a LARANJINHA com uma gargalhada.

“Olha que o Avô não gosta que se fale de futebol por aqui”, recordou o AMAGADINHO.

“Pois não, mas esta semana vou abrir uma exceção. Não acham que podíamos ter arrumado as contas mais cedo?”.

“Se calhar, mas nós gostamos mais assim, criar emoção e dramatismo torna tudo mais épico”, riu-se o PANCHITO.

“Se já nos tivéssemos apurado em outubro, que piada tinham os jogos deste mês? E como os húngaros nos vieram cá chatear, demos uma mãozinha aos irlandeses”, gozou o PIPOCA.

“Pois foi, eles que conseguiram ir ao play-off”, confirmou a LARANJINHA.

“Bom, já demos uma voltinha pelo futebol, está na hora de irmos até ao hóquei em patins, vamos começar pela Segundona, que fica sempre arrumada ao sábado”.

“Exatamente, hoje começo pela zona sul, o Candelária continua na frente, vitória curta no Pico, mas suficiente para manter quatro pontos de avanço sobre o Paço de Arcos, e cinco sobre o CRIAR-T, que derrotou, no Seixal, o Alenquer, que chegou à terceira derrota consecutiva, já trocou de treinador e terá hipotecado o objetivo de subida, já na zona norte a Juventude de Viana continua de vento em popa, com cinco pontos de vantagem para a Académica de Coimbra e oito para a de Espinho, referindo, como fiz a sul, só as equipas que podem subir de divisão”, concluiu o PANCHITO.   

“Muito bem, quem sabe se não vamos ter dois regressos à Primeirona, para já vamos dar um pulo até à Quarteirona”.

“Por aqui as contas ainda vão na jornada dois, sendo que nas três zonas, Os Limianos, Grândola e Alenquer B venceram as duas partidas, mas Parede, Cascais, Gulpilhares, Mealhada, Marco, Penafiel e Juventude Pacense ainda não perderam”, finalizou o AMAGADINHO.

“Aqui é que a procissão vai mesmo no adro, mas na Primeirona não tivemos surpresas na ronda meia-dúzia”.

“Concordo, destaque para o primeiro ponto conseguido pelo Carvalhos, na frente tudo igual, mas temos que lamentar o facto de o jogo em Riba d’Ave não ter terminado, depois de interrompido pela equipa de arbitragem, ainda na 1ª parte, aparentemente por se ter aborrecido com alguém na bancada”, terminou a LARANJINHA com um sorriso.

“Situação desagradável…, vamos até à Feminona”.

“Por lá também tivemos um jogo suspenso, em Vila Boa do Bispo, mas por causa do mau tempo, no âmbito desportivo não tivemos surpresas, com as principais candidatas a vencerem os seus jogos, percebendo-se que na zona sul a luta pelos dois últimos lugares de apuramento vai ser feita a quatro”, rematou o PIPOCA.

“Só falta a Terceirona, que este ano é minha, para já esta semana vou espreitar as equipas que ainda não venceram, que também merecem carinho, são o Póvoa B, Os Limianos, Taipense, Espinho B, Paço de Rei, Académica B, Estreito, Ouriense e Stuart Massamá”.

“Avô, fizeste-me lembrar a minha classificação invertida da Primeirona”, riu-se o AMAGADINHO.

“Pois foi, uma brincadeira que deixámos cair este ano. Vamos lá à Liga do Avô, sendo que esta semana tivemos o primeiro empate certeiro, o AMAGADINHO conquistou os primeiros dez pontos da prova”, ri-me eu.

“Yes!”, exclamou ele.

“Vamos lá à classificação, a LARANJINHA continua tranquilamente na frente com 30 pontos, seguem-se o PIPOCA e AMAGADINHO (18), depois eu e o PANCHITO com 16 pontos”.

“Ou seja, voltou a normalidade, o Avô como lanterna vermelha”, exclamou o PIPOCA, com uma sonora gargalhada.

“Mas agora tenho companhia, mas como eu dizia há dias, ainda há muitos pontos pela frente”.

“Acho que vocês este ano vão os quatro lutar pelo 2º lugar”, gozou a LARANJINHA.

“Veremos, para já vamos descansar e sábado cá estaremos”.

“Adeus Avô”, despediram-se eles.

Em fundo só ouvia a miúda a chatear a cabeça aos três rapazes.

Há três temporadas partiu para Itália, de lá viajou para a França, sendo que hoje está no FORA DO RINQUE. 

Nome Completo: Tomás Veiga Fernandes da Silva Cardoso

Clube atual: HC Quevert

Alcunha (se tiver): Cardosão

Idade: 26 anos

Local de Nascimento: Amadora

Clube estrangeiro futebol: Barcelona

Jogador português futebol: João Neves

Jogador estrangeiro futebol: Jamie Vardy

Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Pedro Gil

Prato: Sushi

Sobremesa: Baba de camelo

Bebida: Ice Tea

Filme: Cabine Telefónica

Ator: Jason Statham

Atriz: Não tenho

Série televisiva: Prison Break

Livro: Não tenho

Cidade portuguesa: Lisboa

Cidade estrangeira: Veneza

Animais de estimação (quais e nomes): Gosto muito de cães, mas não tenho nenhum

Jogo de computador/consola: Não jogo

Hobbies: Ir à praia e estar com os amigos 

Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Padel 

Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Ter sido campeão nacional pelo Benfica, que é o meu clube do coração.

Depois de olhar para os resultados dos últimos dias, achei que estava na altura de alargar horizontes, de não excluir as provas que se realizam fora de portas – excecionalmente já acontecia – podendo elas entrar nestes últimos três espaços da Crónica de quarta-feira.

A estreia começa na Francesona, em Saint Omer tivemos A SACADA desta semana, vinte golos marcados, com destaque para Irvine Ouadiabantou (11) Tayric Phobere (7), guarda-redes do Villejuif.

Como já tenho referido várias vezes, como aconteceu a semana passada, a PENÚRIA anda sempre à procura de um extraordinário jogo sem golos, que aconteceu na Espanholona, no Pavelló Municipal Joan Ortoll as equipas bem tentaram, mas pelo meio de três azuis, as figuras do jogo foram os guarda-redes Martí Serra (Calafell) e Oriol Uri Codony (Voltregà).

A vida na Primeirona não anda a correr muito bem ao FC Porto, em Paços de Ferreira tudo indicava que uma nova derrota podia acontecer, mas a 17 segundos do fim Pol Manrubia conseguiu empatar o jogo e ficar com O VELHO desta semana.

Outras Notícias
Surdos e Míopes
Ver Mais
Armistício da Castanha
Ver Mais
Sonhos e Borrego
Ver Mais
Duzentos e Setenta Anos
Ver Mais
Notificações Erróneas
Ver Mais
Massas e Manias
Ver Mais