Feijão e Afins


(10/02/2026) Em vários pontos do planeta o décimo dia de fevereiro, data de nascimento do meu Pai, é conhecido como o Dia do Feijão, mas o que é celebrado no dia de hoje é o Dia Mundial das Leguminosas, data que foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2018, com base no sucesso do Ano Internacional das Leguminosas que decorreu dois anos antes, implementado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), reconhecendo o potencial das leguminosas para alcançar ainda mais a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Este dia visa aumentar a consciencialização sobre os benefícios das leguminosas e promover a sua inclusão nas dietas diárias, além de destacar a sua importância na agricultura sustentável e na segurança alimentar global.

As leguminosas são as sementes comestíveis de plantas leguminosas cultivadas tanto para a alimentação humana como animal, sendo o feijão, o grão-de-bico e a ervilha são os tipos mais conhecidos e consumidos, mas existem muitas outras variedades em todo o mundo, todas com grandes benefícios para a segurança alimentar, a nutrição, a saúde, as alterações climáticas e a biodiversidade.

Além disso, o cultivo de leguminosas também pode melhorar a saúde do solo, pois ao diversificarmos os nossos sistemas de cultivo, as leguminosas ajudam a quebrar os ciclos de doenças, pragas e ervas daninhas, enriquecendo simultaneamente os nutrientes do solo.

Confesso que sou um bom consumidor de leguminosas, feijão, encarnado, preto ou frade, ou belo prato com grão, fazem parte da minha ementa, mas podem ficar com as ervilhas para vocês, e não é por causa da cor, mas sim por causa do sabor.

Gostos não se discutem, cada um aprecia o que quer, mas por aqui todos gostamos de hóquei em patins.

“Boa noite Avô”.

“Boa noite juventude, está difícil a vida por estes dias”.

“As depressões não param de nos apoquentar”, exclamou o PIPOCA.

“Não podemos desanimar, isto não vai ser sempre assim”, afirmou o PANCHITO.

“Claro, temos que ter cuidado, mas ser otimistas”, referiu a LARANJINHA.

“As previsões apontam para melhoria do estado do tempo até ao fim de semana”, informou o AMAGADINHO.

“Já ouvi que sim, mas temos que ser positivos, responsabilidade nas nossas ações, mas, essencialmente, acreditar que o futuro vai ser melhor”.

“Simmmmm”, gritaram os quatro.

“Mais nada, vamos lá ao nosso trabalho, depois de dias muito complicados em Portugal, era de esperar que muitos jogos fossem adiados, mas vamos começar pela Taça WSE”.

“Não foi uma 2ª mão boa para as equipas portuguesas, as quatro podiam chegar à final a quatro, mas só a Juventude Pacense conseguiu lá chegar, com Riba d’Ave, Sanjoanense e HC Braga a ficarem perto, sendo que a malta de Paços de Ferreira vai encontrar o Calafell nas meias-finais, a 18 de abril, já na Quarteirona, como referiste, tivemos poucos jogos, sendo que na frente das três zonas a principal novidade, na centro, foi a derrota do Gulpilhares em Coimbra, possibilitando ao Mealhada subir ao 1º lugar”, terminou o AMAGADINHO.

“A malta do leitão está forte”, ri-me eu. “Agora é altura de irmos até à Segundona”.

“Tivemos cinco jogos adiados, na zona norte só o do Marinhense, que viu o seu pavilhão ser totalmente destruído pela depressão Kristin, mas mesmo sem jogar manteve o lugar de liguilha, a sul não realizaram quatro partidas, dado que os três primeiros, Candelária, Paço de Arcos e Oeiras não jogaram, ficou tudo na mesma na frente da classificação”, concluiu o PANCHITO.

“Na Primeirona não tivemos adiamentos devido ao mau tempo, mas sim por causa da participação na Taça WSE”.

“Precisamente, as quatro equipas que disputaram essa prova só jogam amanhã, sendo que Benfica, Sporting e FC Porto cumpriram a sua obrigação de favoritos a jogar em casa, com a curiosidade de as três terem sofrido um golo, que juntaram aos resultados volumosos”, fechou a LARANJINHA.

“Depois das vitórias normais, vamos até à Feminona”.

“Sem jogos adiados devido ao mau tempo, tivemos a confirmação do apuramento do Maia, 4º classificado da zona norte, enquanto que a sul Parede e Tojal continuam a lutar pela última vaga, tudo indicando que só fica esclarecido quando as duas equipas se encontrarem na última jornada, no concelho de Loures”, rematou o PIPOCA.

“Como é habitual fecho eu com a Terceirona, que também teve vários jogos adiados, fruto da intempérie que não nos abandona, não houve grandes alterações no topo da tabela, as séries B e C são as que continuam mais equilibradas, enquanto que na D a Salesiana igualou o Grândola, que não jogou, enquanto que o Sesimbra escorregou em Nafarros e deu umas patinadelas atrás na luta pela subida”.

“Já marcaste o hotel em Vila Praia de Âncora?”, perguntou-me o AMAGADINHO.

“Vai ser lá o Inter-Regiões?”, questionou a LARANJINHA.

“Não, isso foi o ano passado, mas eu e o Ricardo prometemos que se eles subissem de divisão íamos lá nesse dia”.

“Já percebi, podes marcar”, riu-se o PIPOCA.

“Quase certinho!”, exclamou o PANCHITO.

“Logo se vê, para já vamos à Liga do Avô, as bolinhas do nosso sorteio acertam só em jogos que se realizaram, fracas pontuações, sendo que o nosso líder nem pontuou, mas o PIPOCA está na frente com 67 pontos, seguem-se a LARANJINHA (56), AMAGADINHO (52), eu (44) e o PANCHITO com a lanterna vermelha (42)”.

“Já nem preciso de fazer pontos para continuar em 1º lugar”, afirmou o PIPOCA com uma enorme gargalhada”.

“Põe-te a pau que vamos apanhar-te”, exclamaram os outros três.

“Deixem isso para depois, beijos, abraços e até sábado”.

“Adeus Avô”, despediram-se os três. 

Conhecemo-nos há mais de vinte anos, num torneio em Estremoz, o Inter-Regiões têm-nos reencontrado e hoje está no FORA DO BANCO.   

Nome Completo: Carlos António Fonseca da Silva

Clube atual: Clube de Futebol de Estremoz

Idade: 68 anos

Local de Nascimento: Estremoz

Prato preferido: Arroz de Marisco

Melhor local para viver: Algarve

Livro que está na mesa de cabeceira: Sir Alex Ferguson

O filme que já viu mais do que uma vez: Mr. Bean

Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): Sim, no Clube de Futebol de Estremoz (CFE)

Como/quando chegou a opção de ser treinador: A opção de ser treinador chegou há 40 anos, devido ao gosto pela modalidade

Clubes/seleções que já treinou: CFE, Diana Évora, Sesimbra, Roller Lagos e Seleção de Algarve e Alentejo

Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: As duas têm as suas caraterísticas, mas os seniores são mais fáceis na minha opinião

Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: Entre dois a três treinos

Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: Deixar de ser permitido jogar a bola com os patins

Maior tristeza como treinador: Por vezes não conseguir ajudar mais os atletas

E, claro, a maior alegria: Acompanhar e contribuir para o desenvolvimento humano e desportivo dos atletas ao longo dos anos

Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: Perder um jogo no último minuto.

Alguns acreditam que é número de azar, outros até gostam dele, mas esta semana n’A SACADA temos dois jogos que terminaram com treze golos, nas Faíscas o destaque vai para Ana Rita Catalão (3) e Ana Sofia Canoso (8), elas que defendem a baliza do Arazede, já em Paço de Rei, os guarda-redes da casa Rodrigo Pires (11) e Gonçalo Félix (1) tem direito a estar neste espaço. 

Viajamos para lá das nossas fronteiras para descobrirmos a NÉPIA desta semana, na Corunha, onde o Benfica empatou há dias para a Campeona, os da casa marcaram só um golo, suficiente para derrotarem o Barça, com destaque para o guarda-redes Blai Roca, o mesmo sucedeu em Breganze, com Giuseppe Tagliapietra a manter a baliza a zeros.

Foi uma eliminatória da Taça WSE muito renhida, o HC Braga perdeu na 1ª mão, por um a zero, em Calafell, no Pavilhão das Goladas o equilíbrio voltou a ser enorme, deste vez um empate a dois golos levou espanhóis para a final a quatro, com O VELHO desta semana a viajar para as mãos do argentino Jeronimo Jero García, ele que marcou o golo decisivo. 

Outras Notícias
Sem Preparação
Ver Mais
Solidariedade
Ver Mais
Mundo ao Contrário
Ver Mais
Nunca Esquecer
Ver Mais
Falsos Segredos
Ver Mais
Três Vezes Sebastião
Ver Mais