O HC Turquel garantiu o acesso ao Campeonato Placard da próxima época após vencer categoricamente o Sp. Alenquer e Benfica por 5-1 no fim de semana passado. Na Zona Norte falta 1 ponto ao CH Carvalhos para conseguir idêntico desiderato depois da difícil vitória sobre o USC Paredes (2-1 para os paredenses ao intervalo) mas o CD Póvoa (que já garantiu, pelo menos, a participação na Liguilha de Subida) continua na luta a 5 pontos de distância quando ainda faltam 2 jornadas para terminar o campeonato.

Vejamos como se encontram as classificações:
ZONA NORTE
Da tabela abaixo, infere-se que o CH Carvalhos está a 1 ponto de ascender diretamente ao Campeonato Placard tendo, deste forma, 2 jogos para conseguir o empate (ou vitória) que garanta definitivamente a subida, já que tem vantagem no confronto direto com o CD Póvoa. Este, por sua vez, se não conseguir ultrapassar o líder nas duas restantes jornadas, irá participar na Liguilha de Apuramento de Subida ao Campeonato Placard com o 2º classificado da Zona Sul. Por outro lado, o Leiria e Marrazes já está matematicamente despromovido.

No extremo oposto da tabela, “Os Limianos”, USC Paredes e Académica de Coimbra estão em luta pela permanência, já que o OH Sports tem pontuação suficiente e vantagem nos confrontos diretos com paredenses e estudantes para garantir de imediato a manutenção no Nacional da 2ª Divisão enquanto ao Limianos falta somente conquistar 1 ponto para conseguir a permanência, porque também tem vantagem no confronto direto com Paredes e Académica. Mas atenção ao Sobreira que não tem vantagem sobre estas duas equipas que ocupam lugares de despromoção, pelo que o melhor, mesmo, é esperar pela 25ª Jornada e depois… veremos. Vejamos agora quais são os jogos em falta para estas equipas sabendo que um retângulo esverdeado significa que a equipa que o ocupa jogará no seu próprio pavilhão enquanto um retângulo avermelhado significa que a equipa que o ocupa jogará no pavilhão do seu adversário:

ZONA SUL

Na Zona Sul deste Campeonato Nacional da 2ª Divisão, para além do Turquel que já garantiu a subida ao Campeonato Placard, Parede, Paço de Arcos e Alenquer e Benfica estão na luta pela participação na Liguilha de Apuramento à Subida de divisão, já que à equipa “B” do Benfica está vedada esta possibilidade em virtude da participação da sua equipa principal no campeonato maior de Portugal. O HC Sintra já está matematicamente despromovido.

Física, Entroncamento, Salesiana e Marítimo estão em luta pela permanência… Uma vitória na próxima jornada é suficiente para a Física se manter na 2ª Divisão mas o próximo adversário (Paço de Arcos) está em luta pela subida de divisão e não vai facilitar. Por outro lado, para o Entroncamento, uma vitória ainda não será suficiente porque perde no confronto direto com a Salesiana e estes vão defrontar o último classificado, Sintra, e depois ainda teremos a 26ª e última jornada. Vejamos agora quais são os jogos em falta para estas equipas sabendo que um retângulo esverdeado significa que a equipa que o ocupa jogará no seu próprio pavilhão enquanto um retângulo avermelhado significa que a equipa que o ocupa jogará no pavilhão do seu adversário:


GOLEADORES E GUARDA-REDES
Bruno Frade é o melhor goleador deste Campeonato Nacional da 2ª Divisão com 8 golos de vantagem sobre “Viti” Oliveira e Martim Costa. Miguel “Migas” Oliveira é o melhor goleador da Zona Norte seguido de “Rubinho” Sousa com menos 4 golos.

Em relação aos Guarda-Redes e considerando somente os que têm mais de metade dos jogos do campeonato já realizados (12), verificamos que há 26 que sofreram menos de 4 golos em média por cada jogo, com Tiago Freitas, Bruno Torres, Miguel Santos e Pedro Bessa a apresentarem valores inferiores a 2 golos por jogo… Brilhante!


BOLAS PARADAS
São 4 os jogadores que nunca falharam a transformação de Livres Diretos e Grandes Penalidades em golo, apesar de o terem feito uma única vez. Rodrigo Martins “Golaço” com 21 tentativas conseguiu uma taxa de aproveitamento de mais de 52% enquanto Zé Campos “Ziga”, Miguel Vicente, “Nico” Carmona e “JP” Inácio são os artilheiros mais vezes chamados para a responsabilidade de transformar as Bolas Paradas em golo, e todos o conseguem fazer pelo menos em metade das vezes!!!

No que concerne à defesa das Bolas Paradas, são 4 também os que nunca foram batidos mas os números apresentados por André Almeida (90% de defesas efetuadas), Ricardo Silva (85%) e Albert Mola (80%) são impressionantes, não só pela percentagem elevadíssima de defesas mas também pelo numero de vezes a que são chamados a defender Livres Diretos e Grandes Penalidades. João Seixas (58) e Ricardo Silva (48) são mesmo os guarda-redes que mais vezes foram postos à prova mas também Diogo Almeida, Rodolfo Sobral, David Nogueira e Diogo Eduardo foram chamados a defender mais de 37 Bolas Paradas com percentagens de sucesso acima dos 70%… É OBRA…

Saiba tudo sobre o Campeonato Nacional da 2ª Divisão seguindo as ligações apensas aos logótipos abaixo: