Notificações Erróneas


(28/10/2025) Nos dias em que a inteligência artificial vai dando cartas, vou recuperar um texto com dezasseis anos que publiquei no meu blogue.

Nessa altura era uma novidade estas notificações, hoje banalizadas, mas que muitas vezes ainda nos enganam, principalmente se não tivermos a ver o jogo.

(NO MESMO DIA, 28/10/2009) Sempre fui um adepto das modernices.

Não cheguei cedo à internet, mas o meu primeiro telemóvel chegou ainda no século XX.

Atualmente existem diversos sites onde podemos receber no telemóvel as atualizações do resultado de diversas modalidades.

Claro que o futebol é uma delas.

Um dos problemas, é que por vezes o delay provoca que a informação chegue antes de a vermos na televisão.

Ontem estava a ver o Benfica – Feirense – na altura estava 1-0 – quando recebi a mensagem: Benfica 1 – 1 Feirense.

Que chatice, pois na televisão ainda ganhava o Glorioso.

A informação dizia que o golo tinha sido obtido aos 34 minutos.

Verifiquei noutro site e confirmava-se.

Passou o minuto 34, 35 e nada, até que chegou a correção, três minutos depois.

Golo anulado!

Mas qual, se não houve nenhum lance suscetível de dúvida?

Querem é dar-me cabo da máquina!

Nos dias de hoje estas notificações são possíveis em quase todas as modalidades, mas não no hóquei em patins, pelo que se querem saber a progressão de um resultado tem que ser aqui… e com rigor!

Está na hora de pegar no aléu e receber a minha juventude.

“Boa noite Avô”.

“Boa noite, está tudo bem com vocês?”.

“Tudo, como correu o almoço no sábado?”, perguntou a LARANJINHA, especialista em gastronomia.

“Foi excelente, não só a nível do almoço, como também no convívio que durou quase doze horas”.

“Sei que já ficou marcada a jornada de 2026”, riu-se o AMAGADINHO.”

“Exatamente, tudo combinado com muito tempo, mas agora vamos dedicar-nos ao jogo do aléu, sendo que esta semana estou eu, quase de folga, pois na Terceirona apenas se realizaram três jogos, duas antecipações de próximas jornadas e um acerto de calendário, com o Lavra a isolar-se na frente da série A, já o AMAGADINHO, que também tem estado folgado, hoje tem a Taça Continental”.

“Não tenho culpa que as minhas provas estejam de férias”, riu-se ele. “Então este fim de semana tivemos essa prova, que junta os finalistas da Liga dos Campeões e da Taça WSE da época passada, Portugal tinha 75% de hipóteses de vencer, que passaram a 100% no sábado, como era de esperar tivemos a repetição da final da Liga dos Campeões, apesar de o FC Porto ter precisado dos penáltis para lá chegar, derrotando o Igualada, mas o vencedor foi o mesmo, com o Óquei a fazer a festa em casa”, terminou ele.

“Foi um belo jogo, sem dúvida. Quem se segue?”.

“Posso ser eu, tivemos a 2ª jornada da Feminona, três goleadas, duas a norte e uma na zona sul, as equipas mais fortes já a marcarem posição, mas tenho a sensação que a luta vai ser mais equilibrada na zona onde o Benfica domina”, concluiu o PIPOCA.

“Estou de acordo contigo, vamos ao seguinte”.

“Na Segundona já vamos na 4ª jornada, na zona norte a Juventude Viana é a única equipa invicta, séria candidata ao regresso à Primeirona, seguido pelos bês de Valongo e FC Porto, que não podem subir, sendo que a malta do Marinhense e do Termas estão nos lugares seguintes, numa zona onde já todos pontuaram, a sul, como é habitual, há vários candidatos, para já lideram o Sporting B, seguidos do Candelária, Alenquer e Alcobacense, estas duas equipas que empataram na Vila Presépio, sendo que só o Entroncamento ainda não pontuou”, finalizou o PANCHITO.

“Picoenses e alenquerenses que se vão encontrar na Madalena no próximo sábado, onde eu vou estar para fazer o relato”.

“O Avô vai aos Açores? Como fazemos com a reunião?”, questionaram os quatro.

“Calma, já combinamos isso no fim, vamos despachar a Primeirona”. 

“Isso, nesta 3ª jornada três jogos só se realizam amanhã, entre eles a receção do Benfica ao FC Porto, encarnados que são a única equipa só com vitórias, pois nesta jornada o HC Braga perdeu no João Rocha, com o Sporting que, para já, lidera a prova”, terminou a LARANJINHA.

“Muito bem, vamos à Liga do Avô, esta semana a pontuação foi fraquinha, ninguém acertou em cheio, pelo que a nossa miúda continua na frente com 16 pontos, seguida do PIPOCA (10), PANCHITO (8), eu (7) e o AMAGADINHO (4)”.

“Já percebi que tu este ano queres roubar a lanterna vermelha ao Avô”, afirmou a LARAJINNHA com uma gargalhada.

“Lá porque vais à frente estás muito engraçadinha”, referiu ele.

“Juventude, para sábado a reunião fica para antes de almoço, como é habitual, pois por volta das onze da manhã, de cá, já estarei no Pico, em casa da minha Comadre, na 3ª feira, dia em que regresso, se tudo correr bem e não houver atrasos, à noite já estarei em Oriola, portanto mantemos os horários habituais”.

“Certo, qualquer coisa diz no WhatsApp”, pediram eles.

“Combinado, beijos e abraços e até sábado”.

“Boa viagem Avô”, gritaram os quatro.

Hoje no FORA DO BANCO temos um filho da Marinha Grande, que há dois anos emigrou para fazer o que mais gosta, além do bacalhau.

Nome Completo: Nuno Gonçalo da Silva Domingues

Clube atual: La Vendéenne

Idade: 53 anos

Local de Nascimento: Marinha Grande

Prato preferido: Bacalhau com todos

Melhor local para viver: Marinha Grande

Livro que está na mesa de cabeceira: Nenhum (não sou de ler livros)

O filme que já viu mais do que uma vez: A Lista de Schindler

Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): Sim. Sporting Clube Marinhense, Hóquei Clube Turquel, Juventude Ouriense e Sporting Clube Tomar

Como/quando chegou a opção de ser treinador: A opção e gosto de ser treinador surgiu desde novo, sempre treinei formação no Sporting Clube Marinhense, nos seniores tive uma experiência como jogador/treinador na Juventude Ouriense, e no Sporting Clube Tomar surgiu a oportunidade de ser treinador, após a saída a meio da temporada do treinador para outro clube, ainda fiz o resto da temporada a treinador/jogador, mas depois optei só por ser só treinador

Clubes/seleções que já treinou: Na formação Hóquei ClubeTurquel e Sporting Clube Marinhense, nos seniores, Juventude Ouriense, Sporting Clube Tomar, Sporting Clube Marinhense e La Vendéenne

Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: Fácil não é nenhuma, mas num contexto generalizado a formação torna-se menos complicada

Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: Tudo depende do adversário, mas entre visualizar 2/3 jogos, fazer análise individual e fazer recortes de vídeo, nunca menos de umas 13/14 horas

Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: Neste momento em que se mudam as regras anualmente, a que mudava neste momento é poder chutar a bola (a diferença entre parar e chutar é muito grande), porque torna o jogo feio e provoca maior contato físico

Maior tristeza como treinador: Quandoapós uma época de grande esforço de todos, e que estás praticamente a subir de divisão, dizem-te que o campeonato acaba e nada conta do que fizeste durante 6/7 meses (ano do Covid 19)

E, claro, a maior alegria: Já tive algumas, mas talvez a maior, como treinador, foi ter subido à 1ª divisão com o clube da minha cidade (Sporting Clube Marinhense)

Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: O que mais me irrita num jogo de hóquei é sermos, por vezes, arbitrados por pessoas que não tem a mínima noção do que é jogar hóquei em patins, pois se a tivessem, seguramente, apitavam melhor, mas…

Já não me bastava a PENÙRIA, que passa a vida a desafiar a minha paciência, agora também a SACADA se lembrou de uma simultaneidade que não estava prevista no regulamento, pelo que esta semana ainda passa, destacando dois jogos com dezasseis golos.

Em Gulpilhares o destaque vai Victória Ribeiro (11) e Mariana Barros (4), guarda-redes do Vila Boa do Bispo, já a sua colega de posição do Feira, Inês Alberto (13), merece realce pelo jogo em Santa Maria da Feira.

Foi na Linha que ocorreu a PENÚRIA – num pavilhão onde já fui muito feliz – numa partida que só teve dois golos, marcados pela Vera Boullosa e Raquel Correia, com destaque também para as guarda-redes Mariana Agulhas e Sofia Carvalho que mantiveram a baliza em branco, quatro atletas do Parede.    

A final da Taça Continental encaminhava-se para o fim, os últimos sessenta segundos já estavam em contagem decrescente, quando o espanhol Iván Morales (OC Barcelos) marcou o golo decisivo, que lhe deu o direito de ficar com O VELHO desta semana.

Outras Notícias
Massas e Manias
Ver Mais
Fruta e Pevides
Ver Mais
Azia e Suspeição
Ver Mais
Crime na Toca do Lagarto
Ver Mais
Lindos e Voadores
Ver Mais
Regresso a 8 de Outubro
Ver Mais