Campeonato Placard: Fase Regular a “ferver”…


Com 16 jornadas já realizadas, o Campeonato Placard está num momento deveras interessante com diferenças pontuais muito grandes entre os crónicos candidatos ao título. Para dar um exemplo, atente-se no quadro abaixo:

Os 11 pontos que separam Sporting e Oliveirense do Benfica não são muito “normais”, assim como não é “normal” a posição dos águias ameaçados de perder o 5º lugar da classificação por um Sp. Tomar que lhe está igualado em pontos e, se tal acontecer, serão os nabantinos a terem no Playoff a vantagem do 3º jogo no seu recinto. Atente-se também à posição do Barcelos, quase que em “terra de ninguém”, a 5 pontos do 5º classificado e a 5 do Valongo, neste momento a última equipa a quase garantir lugar na fase seguinte da prova. Murches, Pacense, Braga e Famalicense (pelo menos) não vão desarmar e continuarão a tentar ascender ao 8º lugar (ou mais acima!) da tabela da Classificação Geral. Obviamente que a Fase Regular é “somente” um período que serve para garantir o acesso ao Playoff e, tão importante como isso, de preparar as equipas para a fase que realmente interessa, em termos de título.

Ontem realizaram-se dois jogos da 17ª Jornada, ficando os restantes agendados para hoje em virtude da participação de várias equipas na 5ª jornada da WSE Champions League da quinta-feira passada:

O realce da jornada vai todo para o Benfica-Sporting, repetição do jogo a contar para a WSE Champions League que aconteceu na 5ª feira passada e que os águias venceram por 3-1 (veja aqui), mas convém não desvalorizar os jogos que Oliveirense, Sp. Tomar e Porto vão realizar respetivamente em Famalicão, Rib d’Ave e Valongo.

Vejamos alguns números desta Fase Regular do Campeonato Placard começando pelos goleadores com Tomás Moreira a líder seguido por Gonçalo Alves e Hélder Nunes:

Nos Guarda-Redes com mais de metade dos jogos realizados, “Xavi” Malián e André Girão são os que melhores médias de golos sofridos apresentam, com “Xano” Edo em 3º da lista ainda com valores aproximados dos dois primeiros:

Abaixo pode conferir a sequência de resultados de cada equipa, com o realce óbvio para os desempenhos de Sporting e Oliveirense e à direita os quadros dos melhores e piores deste campeonato dos quais, pelo positiva, merecem realce os desempenhos de Oliveirense, Sporting e Porto:

As mediáticas Faltas de Equipa revelam, neste caso, que fazer pouco faltas pode ser pouco competitivo, se atentarmos à média de faltas do Carvalhos e a sua posição na tabela classificativa:

Se verificarmos com alguma atenção os quadros abaixo, veremos que Sporting, Porto e Benfica são as equipas com melhores desempenhos “em casa” enquanto Oliveirense, Sporting e Sp. Tomar são as que, fora do seu recinto, apresentam melhores resultados:

O Porto é a equipa que mais vezes consegue transformar as bolas paradas de que dispõe (52% das situações) enquanto na defesa das balizas aquando da transformação de bolas paradas, Oliveirense e Barcelos têm vantagem nítida sobre os restantes:

Na performance individual, são 5 os jogadores que ainda não falharam qualquer situação de bola parada:

Em relação à prestação dos guarda-redes na defesa das bolas paradas, “Xano” Edo e Tiago Freitas destacam-se dos seus parceiros pela quantidade de vezes com que defendem bolas paradas com eficiência:

Saiba tudo sobre o Campeonato Placard seguindo a ligação apensa ao botão abaixo:

Outras Notícias
Sporting-Porto sábado às 15 Horas: decisivo ou não, será sempre importante e emocionante!
Ver Mais
Benfica trava Sporting e deixa Oliveirense isolada no comando do Campeonato Placard...
Ver Mais
Começou a 2ª Volta da Fase Regular do Campeonato Placard
Ver Mais
Jogos, Jogos, Jogos... em fotos do André Castro
Ver Mais
Oliveirense-Benfica pela lente do "AL", o "nosso" António Lopes
Ver Mais
Tomar, Sporting e Oliveirense lideram no arranque da 5ª Jornada, hoje com 2 jogos
Ver Mais