(2/12/2025) Ouvimos muitas vezes dizer que, aquele ou aquela, andam com a cabeça no ar.
Claro que isto não é um elogio, mas sim para referir que andam distraídos ou desatentos, eu sei bem do que falo, pois tenho dois peixinhos na Família, uns queridos, mas muitas vezes perdidos no seu mundinho.
Mas andar a olhar para o céu nem sempre é mau, talvez seja por isso que o Dia Mundial da Astronomia, apesar de não reconhecido internacionalmente, formalmente é comemorado duas vezes em cada ano.
Já aconteceu a 8 de abril, sendo que hoje também se celebra, uma homenagem à ciência que estuda os astros e uma verdadeira convocação para o deslumbramento.
Desde que o ser humano levantou os olhos para o céu, a curiosidade pelo cosmos tem guiado as maiores descobertas da civilização, planetas, cometas, estrelas, buracos negros, galáxias, enfim o universo é uma infinita dança de matéria e energia.
Noventa e seis por cento do universo é invisível, a matéria escura e energia escura compõem a esmagadora maioria do cosmos, só conhecemos 4% dele, sabemos que ele é silencioso, pois sem ar, não há som.
No vácuo cósmico, o silêncio é absoluto, ninguém ouviria um grito que fosse dado no espaço, já o número de estrelas é incalculável, mas estimado por projeção, 70 septiliões (70 seguido de 24 zeros), sendo que estas são apenas algumas curiosidades de um universo fascinante.
Vamos deixar de olhar para o ar, para recebermos o AMAGADINHO como ele merece.
“Parabéns a você, nesta data querida…”, cantámos todos, assim que surgiu no seu quadradinho informático.
“Muito obrigado, muito obrigado”, agradeceu ele, com um enorme sorriso.
“E pronto, nesta altura já todos chegaram aos 15 anos, uma bela colheita de 2010”, brinquei eu.
“Mas ainda vamos ter mais velas para soprar este ano”, afirmou a LARANJINHA.
“Pois é, o Avô está quase a chegar aos sessenta e seis”, afirmou o PIPOCA
“O ano de 1959 também foi muito bom”, riu-se o PANCHITO.
“Sem dúvida, mas agora que já festejámos o aniversário do miúdo, que fez anos no último dia de novembro, está na altura de irmos ao nosso trabalho, começando já por ele”, ri-me eu.
“Vamos a isso, a minha Quarteirona vai avançando tranquilamente, com quatro equipas só com vitórias, na zona norte Os Limianos e Penafiel, no centro só o OH Sports, enquanto que a sul é o Alenquer, mas só a juventude alenquerense e a de Ponte de Lima já realizaram quatro jogos”, finalizou o AMAGADINHO.
“Antes de irmos à Taçona, que dominou o fim de semana, parece-me uma boa altura para saltarmos até às provas femininas”.
“Concordo plenamente, começou a Liga dos Campeões, o Benfica está num grupo B, bem complicado e com três equipas espanholas, mas começou com uma boa vitória na Luz, sobre o Manlleu, já na Feminonativemos acerto de campeonato, com a Escola Livre a sofrer a primeira derrota, em Oliveira de Azeméis, frente às miúdas de Gulpilhares”, concluiu o PIPOCA.
“Então está na hora de irmos até à Taçona, como tínhamos combinado no sábado dividimos os 32 avos de final entre os três, eu faço um balanço geral, enquanto que a LARANJINHA e o PANCHITO escolheram um jogo cada. Vou começar eu, tivemos uma equipa da Primeirona eliminada, o Valongo, com o Oeiras a ser o tomba-gigantes desta eliminatória, quatro jogos foram decididos nas grandes penalidades, com destaque para o Feira que venceu o Alenquer, também o Sintra eliminou uma equipa da Segundona, o Infante Sagres, já no único jogo decidido no prolongamento o PA venceu o Alcobacense, do meu lado está feito, vamos lá ver os dois jogos que vocês escolheram”.
“Posso avançar eu, estive atenta ao jogo no Luso, o FC Porto teve muitas dificuldades, ao intervalo estava em desvantagem, só conseguiu passar para a frente a dez minutos do fim, no entanto os estudantes conseguiram empatar por duas vezes, mas nos minutos finais conseguiram um apuramento muito dificultado pela Académica”, finalizou a LARANJINHA.
“Já eu fui até Oeiras, os valonguenses chegaram cedo à vantagem de dois golos, os da casa reduziram, resultado que se registava ao intervalo, no reatamento os oeirenses marcaram dois golos de rajada, conseguiram o quarto a meio da segunda metade, o Valongo reagiu chegando ao empate perto do fim, no prolongamento não houve golos, nas grandes penalidades tivemos só uma concretizada e uma grande festa dos locais”, concluiu o PANCHITO.
“Calculo, não é todos os dias que se elimina uma equipa da Primeirona, bem só falta vermos como está a Liga do Avô, sendo que esta semana, só com jogos da Taçona, ninguém acertou em cheio”.
“Mas eu andei lá perto”, exclamou a LARANJINHA.
“Eu também”, confirmou o PANCHITO.
“Andar perto não dá pontos extra”, ri-me eu. “A LARANJINHA continua na frente com 38 pontos, segue-se o PANCHITO (25), AMAGADINHO e PIPOCA com 23 e eu em último (20)”.
Uma grande gargalhada saiu dos quatro cantinhos, gozando com a minha lanterna vermelha.
“Estou confiante que vou recuperar rapidamente”, ri-me eu.
“Adeus Avô, até sábado”, despediram-se eles.
“Adeus juventude”.
Lá em fundo eles continuavam a falar do meu eterno último lugar.

Nasceu no ano 2000, verdade, mesmo tendo sido no Dia das Mentiras, gosta de Fórmula 1 e está hoje no FORA DO RINQUE
Nome Completo: José Pedro Estevão Pereira
Clube atual: Juventude Ouriense
Alcunha (se tiver): Não tenho
Idade: 25 anos
Local de Nascimento: Leiria
Clube estrangeiro futebol: Liverpool
Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo
Jogador estrangeiro futebol: Mbappé
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Gonçalo Alves
Prato: Bacalhau à Bráz
Sobremesa: Fruta
Bebida: Coca-Cola
Filme: F1
Ator: Tom Cruise
Atriz: Julia Roberts
Série televisiva: F1: Drive to Survive
Livro: Não tenho
Cidade portuguesa: Porto
Cidade estrangeira: Madrid
Animais de estimação (quais e nomes): Cão, Benji
Jogo de computador/consola: FIFA
Hobbies: Ver TV, jogar ténis
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Ténis
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Reviravolta no marcador, de Portugal contra a Espanha, no Europeu’21 em Paredes.

Em torno do Cais de Alhandra – o Cais 14 – vai rodar A SACADA desta semana, dois jogos da Taçonacom quatorze golos, no Estoril o destaque vai para André Lucas (6) e João Cassaca (4), guarda-redes dos alentejanos do Beja, já em Penafiel o realce vai Diogo Vale (8) e José Nunes (4), eles que defendem a baliza dos locais.

Eu sabia, eu sabia!
Esta abertura na PENÚRIA, ia dar-me água pelas minhas barbas brancas, que um mês por ano estão bem adaptadas à época.
Como tivemos Taçona esta semana, além de que havia muitos jogos só com dois golos, vou-me centrar no Pavilhão da Física de Torres Vedras, onde João Souto marcou pela Oliveirense, enquanto que o seu colega Bernardo Mendes manteve a baliza inviolável, numa partida só com nove faltas e sem qualquer admoestação disciplinar .

Como já foi falado mais acima, o Oeiras foi a única equipa que conseguiu eliminar um primodivisionário, tudo foi resolvido nos penáltis, com o Filipe Martins a marcar o golo decisivo, pelo que fica com O VELHO desta semana.






