Pai Nicolau


(6/12/2025) Confesso que este é o mês de que mais gosto, não por ser o último do ano, mas foi nele que eu nasci.

Claro que também gosto do Natal, uma oportunidade para juntar a família mais próxima e receber e dar presentes trazidos, obviamente, pelo Pai Natal.

Quando era pequenino, punha o sapatinho na chaminé e, segundo a minha Mãe, era o Menino Jesus que trazia as prendas, talvez por isso nunca escrevi nenhuma carta ao Pai Natal, mas mais tarde acabei mascarado do velho das barbas brancas, para tentar enganar os mais novos da sala, mas acho que nunca consegui.

Por se acreditar que São Nicolau nasceu a 6 de dezembro, no ano de 350, hoje celebra-se o seu dia, a ele são-lhe atribuídos vários milagres, sendo um dos santos mais populares entre os cristãos, durante o século IV ficou conhecido pela sua generosidade e bondade, ajudando os pobres, especialmente as crianças e jovens.

Diz-se que São Nicolau distribuiu sacos de moedas pelas chaminés das casas de famílias mais necessitadas, ficando assim ligado à distribuição de presentes, bondade que foi mais tarde associada à imagem do Pai Natal.

Devido a todos os seus milagres, Nicolau foi considerado santo, assim como protetor das crianças, marinheiros e comerciantes, além de santo casamenteiro, é o santo padroeiro da Rússia, Grécia e Noruega, enquanto que ele é visto como o padroeiro dos estudantes, sendo celebrado em Guimarães, com a realização das festas Nicolinas.

Provavelmente era a ele que eu devia ter escrito, mas agora já não vou a tempo, até porque a minha juventude está a chegar e não devem acreditar no Pai Natal.

“Bom dia Avô”.

“Bom dia pessoal, tudo em forma?”.

“Simmmmmmm”, gritaram eles, imitando o Cristiano Ronaldo.

“Tenho uma pergunta para vocês, quando eram mais novos escreviam cartas ao Pai Natal?”.

“Eu fiz isso uns anos, mas uma vez encontrei aquilo que eu tinha pedido dentro de um roupeiro e os meus Pais contaram-me a verdade”, explicou a LARANJINHA com uma gargalhada.

“Na minha casa quem devia escrever era a minha Mãe, pois ela perguntava-me o que eu queria que ele me trouxesse”, riu-se o PANCHITO.

“Eu cá nunca escrevi a ninguém, mas elas apareciam debaixo da árvore”, referiu o AMAGADINHO.

“Eu colocava uma meia na lareira, sendo que só dia de Natal é que abríamos as prendas, mas nunca escrevi a ninguém”, explicou o PANCHITO com um sorriso ingénuo.

“Muito bem, agora tudo é diferente, mas agora está na altura de irmos aos nossos palpites para a minha Liga, esta semana pela ordem inversa da classificação, ou seja, começo eu, o lanterna vermelha que esta semana tenho o Salesiana x Boliqueime (8-2) e Carvalhos x Póvoa (2-2)”.

“Vou avançar eu, esta semana tenho, da Quarteirona, o Tojal x Alenquer (3-5) e o Académica Espinho x Marinhense (5-4)”, concluiu o AMAGADINHO.

“Eu tenho os mesmos pontos que tu, mas esta semana vou subir na tabela, tenho o HC Braga x Benfica (2-6) e o Gulpilhares x Carvalhos (5-1) da Feminona”, terminou o PIPOCA.

“Vamos lá apanhar a miúda, tenho o Juventude Pacense x SC Tomar (5-3) e o Murches x Entroncamento (3-3)”, apostou o PANCHITO.

“Não acredito que me apanhes até ao fim, mas vai acreditando, para hoje calhou-me o Vila Boa do Bispo x Feira (7-4) e Física x Alcobacense (4-4)” terminou a LARANJINHA.

“Antes que ela pergunte, diz-nos lá o que é o almoço hoje”, pediu o AMAGADINHO com uma gargalhada.

“Já me poupaste trabalho”, riu-se a miúda.

“Hoje a minha Princesa vai fazer um prato que também gosto muito, está nos meus cinco melhores, vai ser um cabrito assado no forno”.

“Ena pá!”, exclamaram os quatro.

“Mais um para a lista da vossa próxima vinda a Oriola, já anotei”.

“Boa Avô, até terça-feira”.

“Adeus juventude, até lá”.

Quanto ainda tinha o som deles, percebi que a gastronomia estava em alta.

Outras Notícias
Septiliões Delas
Ver Mais
Bell, Meucci e os Putos
Ver Mais
Tudo à Bué
Ver Mais
Uma Volta com Música
Ver Mais
Atrás da Baliza
Ver Mais
Surdos e Míopes
Ver Mais