(31/05/2025) As coincidências e locais de que eu gosto, são muitas vezes fatores determinantes para arranjar assunto para este espaço inicial, sendo que hoje se juntaram os dois.
Nunca visitei Londres, onde o Big Ben, um grande sino instalado na torre noroeste do Palácio de Westminster, a sede do Parlamento Britânico, um dos símbolos mais proeminentes do Reino Unido e que frequentemente surge em cenas de filmes, séries de televisão, programas ou documentários sobre a capital britânica.
O nome oficial da torre em que o Big Ben está localizado era originalmente Clock Tower, mas em 2012 ela foi renomeada como Elizabeth Tower para marcar o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II.
Depois de uma cidade de que eu gostava de visitar, as coincidências no calendário têm a ver com a data do início da atividade do Big Ben, que aconteceu a 7 de setembro, dia do casamento dos meus Pais, no ano de 1859, cem anos antes do meu nascimento, este grande sino que alterou a sua programação normal a 27 de julho de 2012, onde soou durante 3 minutos (das 8:12 às 8:15) para anunciar a abertura dos Jogos Olímpicos de Verão, a primeira vez que ele tocou fora de sua programação normal, quando a 15 de fevereiro de 1952 tocou 56 vezes, todos os minutos durante o funeral do rei Jorge VI, falecido com 56 anos de idade.
Pode ser que um dia ainda vá a Londres, mas certinho, certinho, é que vou já falar com a juventude.
“Bom dia Avô”
“Muito bom dia, o que acharam do resto da semana?”.
“Calor demais”, refilou a LARANJINHA.
“Também achei, mas como vocês sabem eu não gosto de estar ao sol, pelo que se me dessem um termóstato, eu regulava aquilo nos vinte e poucos graus e não mexia todo o ano”, brinquei eu.
“E por aí esteve muito quente”, constatou o PIPOCA.
“Não andou longe dos quarenta nestes últimos dois dias, mas parece que para a semana o mercúrio vai descer”.
“Eu estou com o Avô, mas subia um bocadinho o termómetro”, riu-se o PIPOCA.
“De acordo”, confirmou o AMAGADINHO.
“Vamos lá tratar dos nossos palpites, esta semana não tenho jogos da Quarteirona, ontem o OH Sports venceu o Tojal na negra e vai discutir a final com Os Limianos, por isso hoje calharam-me jogos da Terceirona, HC Maia – HC Marco (5-2) e Stuart Massamá – UDC Nafarros (6-3). Quem é o seguinte?”.
“Vou aproveitar o embalo para continuar na mesma divisão, esta semana o sorteio ditou para mim o HC Mealhada – CENAP (7-2) e um duelo alentejano HC Santiago – HCP Grândola (3-3)”, finalizou o PANCHITO.
“Na quarta-feira tivemos o jogo 1 das meias-finais da Primeirona, as equipas que jogaram em casa venceram tangencialmente, agora jogam fora e os meus palpites são, OC Barcelos – Benfica (2-2) e FC Porto – Sporting (4-2)”, concluiu o AMAGADINHO.
“Na Feminona temos a derradeira jornada da 2ª fase, o sorteio entregou-me o Escola Livre – CENAP (7-1) e Tojal – Turquel (2-2)”, apostou a LARANJINHA.
“Hoje só falto eu, na Segundona vamos apurar o campeão e descobrir quem sobe de divisão, ou seja, Carvalhos – Turquel (5-3) e Parede – Póvoa (6-4)”, fechou o PIPOCA.
“Só falta saber o que é o almoço hoje”, riu-se a LARANJINHA.
“Já lá ia, hoje vou fazer um Bife à Pai, que vocês já sabem o que é”.
“Muito bom é o que isso é”, sublinharam os quatro em simultâneo, rematado com uma enorme gargalhada
“Bem afinados e divertidos, beijinhos, abraços e até terça-feira”.
“Adeus Avô”.
De saída ainda os ouvi a combinarem uma ida à praia, mas nem todos estavam de acordo.

Pela primeira vez no FORA DO RINQUE temos um linha vermelha que nunca me vai dar boleia.
Nome Completo: Filipe Alexandre Santos Felício
Clube atual: Clube Desportivo de Boliqueime
Alcunha (se tiver): Redline
Idade: 25 anos
Local de Nascimento: Faro
Clube estrangeiro futebol: Manchester United
Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo
Jogador estrangeiro futebol: Diego Maradona
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Carlos Alcaraz
Prato: Esparguete à bolonhesa
Sobremesa: Salada de fruta
Bebida: Coca-Cola
Filme: The Equilizer
Ator: Denzel Washington
Atriz: Sandra Bullock
Série televisiva: Brooklyn Nine-Nine
Livro: A Chave de Salomão
Cidade portuguesa: Porto
Cidade estrangeira: Roma
Animais de estimação (quais e nomes): Cadela – Vitória
Jogo de computador/consola: FIFA
Hobbies: Andar de mota
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Ténis
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: A subida da 3ª para a 2ª divisão, na época de 2026/17 pelo Boliqueime.

(3/06/2025) Na idade em que os miúdos querem uma bicicleta, o receio dos meus Pais era inversamente proporcional aos escudos que eles possuíam para a sua aquisição, pelo que nunca tive nenhuma.
No mês em que as férias eram passadas em Santa Cruz, Torres Vedras, por lá existia um aluguer das duas rodas, comecei com as pequeninas atrás, mas com a ajuda de um desconhecido que por ali passava, rapidamente deixei as suplementares.
Como se diz habitualmente, quem aprende a andar nela nunca mais esquece, eu confirmei, pois para aí 20 anos depois a Princesa ofereceu-me uma – até chorei – e percebi que era verdade, eu conseguia andar nela sem me espalhar no meio do chão.
Toda esta conversa porque hoje se comemora o Dia Mundial da Bicicleta, data que tem como objetivo incentivar o uso deste meio de transporte, destacar os seus benefícios e chamar a atenção para os direitos dos ciclistas.
Seja por conveniência ou como passatempo, andar de bicicleta é uma prática que tem aumentado a nível mundial, sendo que em cidades como Amesterdão, Copenhaga, Estocolmo e Barcelona, a circulação de ciclistas prolifera, e mesmo em Portugal cada vez mais se vêm bicicletas na estrada, principalmente no fim de semana.
Voltando à minha experiência pessoal, continuo a ter uma, bem tratada e afinada pelo meu Amigo António Tomás, utilizo-a com alguma frequência, mas em percursos curtos, até porque tenho aquela máxima de que, mais que as dores nas pernas, o pior são as que se localizam no rabo, por muito bom que seja o selim.
Assunto arrumado, vamos lá receber a minha juventude que está a chegar.
“Boa noite Avô”.
“Muito boa noite aos quatro, estão a chegar as horas das decisões”.
“Verdade, já estamos em junho, não tarda nada a época termina e vamos passar o fim de semana a Oriola”, riu-se o AMAGADINHO, assumindo o papel de porta-voz do grupo.
“Já não falta muito, mas no sábado vemos isso, para já vamos começar pela Terceirona que terminou este domingo”.
“Ainda havia alguma coisa por resolver, na série A os bês do OC Barcelos subiram e os do FC Porto vão estar no grupo de promoção, onde vai estar o Termas, que na B ultrapassou o Mealhada em cima da meta, na série C o Vilafranquense conseguiu o 2º lugar, enquanto que na D o CRIAR-T fez a festa, o Paço de Arcos B terminou na 2ª posição, mas como não pode subir à Segundona, vai ser o Sesimbra a realizar esse minicampeonato onde sobem os dois primeiros”, finalizou o PANCHITO.
“Também terminou a 2ª fase da Feminona, já eram conhecidas as quatro equipas apuradas, faltava esclarecer as 2ª e 3ª classificadas, sendo que nas meias-finais vamos ter o Benfica vs Escola Livre e Turquel vs Sanjoanense, com os jogos 1 a realizarem-se no Dia de Portugal”, concluiu a LARANJINHA.
“Na Segundona tivemos a 1ª mão da liguilha e do apuramento de campeão, só três golos nos dois jogos, tudo em aberto para a 2ª mão em Turquel e Póvoa de Varzim”, explicou o PIPOCA.
“Emoção também é coisa que não tem faltado na Primeirona, até agora o fator casa a ser determinante, com tudo empatado, com os jogos 3 a disputarem-se amanhã na Luz e no João Rocha às 8 da noite”, fechou o AMAGADINHO.
“Já só falta a Quarteirona, primeiro jogo da final em Ponte de Lima, onde depois de dez golos, foram preciso grandes penalidades para encontrar a vitória da rapaziada de Oliveira do Hospital. Vamos terminar com a Liga do Avô, está tudo na mesma em relação a semana passada, mas a grande notícia é que fui o único que acertei num jogo em cheio”.
“Uau!”, exclamaram os quatro.
“Sim, sim, o PANCHITO está na frente com 61 pontos, seguido do AMAGADINHO (54), LARANJINHA (53), PIPOCA (52) e eu com 36 pontos. Como precisamos de 10 jogos elegíveis aos fins de semana, a Liga tem a última jornada na próxima Crónica”.
“Então quer dizer que já ganhei”, brincou o PANCHITO.
“Ainda não, qualquer um de nós pode fazer 10 pontos, se tu não pontuares, podemos passar-te”, riu-se a LARANJINHA.
“Logo se verá, beijos e até sábado”.
“Adeus Avô”.
Enquanto ainda os ouvia, eles estavam a fazer contas às possibilidades para a derradeira ronda.

A SACADA desta semana coincidiu com a festa da malta do Seixal, dezassete golos marcados no Alvor, com destaque para Tomás Mendes (12) e Artur Moreira (5), guarda-redes do HC Portimão.

Quando se chega à hora das grandes decisões, mais importante do que marcar muitos golos, é não sofrer, pelo que na PENÚRIA desta semana temos dois jogos onde só por uma vez se gritou golo.
No Pavilhão da Escola Secundária Fernando Lopes Graça – onde já fui muito feliz – José Tiago marcou o único do Parede, com o Francisco Kiko Fernandes a manter a baliza em branco, com um livre direto defendido, já no Dragão, Xavier Málian Mali também neutralizou um, mas foi um concretizado pelo Gonçalo Alves que resolveu a contenda para os da casa.

Este fim de semana realizou-se em Coimbra a fase final do campeonato de sub-15 feminino, o Famalicense sagrou-se campeão, com um golo solitário de Matilde Tavares, que fica com O VELHO desta semana.