Campeonato Nacional Feminino: 7 equipas já apuradas para a Fase Regular…


O Campeonato Nacional Feminino está a uma jornada de terminar a 1ª Fase, a fase regional, na qual as 4 equipas primeiras classificadas de cada zona serão apuradas para a Fase Regular, fase que apurará os finalistas do campeonato que participarão no Playoff final. As restantes equipas participarão na Taça Nacional, prova que definirá as classificações do 9º ao 16º lugares do Campeonato Nacional Feminino…

ZONA NORTE

Na Zona Norte, Sanjoanense, Escola Livre, Gulpilhares e Maia já estão apuradas para participar na Fase Regular conjuntamente com as 4 primeiras classificadas da Zona Sul. A única dúvida que resta nesta zona centra-se nas 2ª e 3ª posições da tabela classificativa (visto que Sanjoanense em 1ª e Maia em 4ª já têm as suas posições finais definidas) e o Gulpilhares vai precisamente receber a Escola Livre no próximo dia 15 para fechar a jornada 13, altura em que a definição dos lugares finais poderá ser decidida. O Gulpilhares tem alguma vantagem devido à vitória em Oliveira de Azeméis na 1ª volta mas estes jogos decisivos nunca têm favoritos e a vitória poderá cair para qualquer dos conjuntos. O empate servirá os objetivos do Gulpilhares

Vejamos quais são os resultados das duas ultimas jornadas e os jogos da jornada final:

A Classificação Geral atual é a abaixo apresentada:

Pelo quadro abaixo percebemos a importância do jogo em causa (Gulpilhares-Escola Livre), até porque na jornada final ambas as equipas defrontarão adversários perfeitamente ao seu alcance, mesmo que toda esta retórica tenha como objetivo a definição dos 2º e 3º lugares desta fase regional, não implicando quaisquer vantagens a ambas as equipas.

ZONA SUL

Na Zona Sul, Benfica, Stuart Massamá e Académica de Coimbra já estão matematicamente apurados e a única dúvida reside na 4ª equipa que as acompanhará na participação da Fase Regular, sendo que só Parede e Tojal estão ainda na luta pela última posição de apuramento. O Parede tem 1 ponto a mais que o Tojal na tabela da Classificação Geral atual mas as tojalenses têm 1 jogo a menos (com o Arazede) e podem chegar à jornada final empatadas ou com mais dois pontos que o seu adversário direto…

Vejamos quais são os resultados das duas ultimas jornadas e os jogos da jornada final:

Se atentarmos ao quadro abaixo, verificamos que o Parede só tem mais o jogo com o Tojal, na última jornada, enquanto o Tojal vai encontrar o Arazede e receberá em São Julião do Tojal o Parede no último jogo desta fase. A verdade é que estará muita coisa em jogo na partida entre eles da Jornada 14, ou seja, definirá a presença na próxima fase em posição de disputa do título ou a “queda” para um torneio de consolação que definirá posições da 9ª à 16ª, sendo que o Tojal terá a seu favor o facto de jogar no seu pavilhão e poderá, à data, ter mais dois pontos que o Parede, sendo-lhes suficiente o empate. O melhor mesmo é esperar pelo Tojal-Arazede em atraso da jornada 12 e depois teremos um quadro mais bem definido.

ESTATÍSTICAS GLOBAIS

A melhor equipa do Campeonato Nacional Feminino é o Benfica com média de 3 pontos conquistados por jogo (só tem vitórias) seguida da Sanjoanense (2,77 pontos de média por jogo) e Escola Livre (2,33 pontos de média por jogo). São 5 as equipas que conseguem mais de 2 pontos por jogo e 5 as equipas de ambas as zonas no Top10.

Benfica e Sanjoanense não perdem jogos “em casa” e somente o Benfica consegue vencer todos os jogos “fora de casa”

A Académica de Coimbra é a equipa que menos Faltas de Equipa comete em média (4,15 por jogo), com o Infante Sagres logo a seguir (4,46 por jogo) e o Vila Boa do Bispo (5,77 por jogo).

GOLEADORAS E GUARDA-REDES

Maria Sofia Silva é a líder completamente destacada da lista de goleadoras com 47 golos mascados, mais 20 do que a sua mais direta perseguidora, Ana Patrícia Fernandes, e mais 21 da sua companheira de equipa Inês Severino.

Abaixo apresentamos a lista das Guarda-Redes que sofrem em média menos de 3 golos por cada jogo realizado.

ESTATÍSTICAS

No Campeonato Nacional Feminino são 8 as jogadoras que ainda não falharam a transformação de Livres Diretos ou Grandes Penalidades e somente 14 as que conseguem transformar metade ou mais das situações disponíveis.

Quando se trata das Guarda-Redes, somente 11 ainda não sofreram qualquer golos na defesa de transformação de Livres Diretos ou Grandes Penalidades e são 27 as que conseguem defender metade ou mais das situações a que foram sujeitas.

Siga a competição selecionando as ligações abaixo:

Outras Notícias
Campeonato Nacional Feminino: ponto de situação a 3 jornadas do fim da 1ª Fase
Ver Mais
SL Benfica Campeão Nacional Feminino pela 12ª vez consecutiva...
Ver Mais
ACD Gulpilhares Campeão Nacional Sub19 Feminino
Ver Mais
Turquel recebe Benfica com desvantagem de um jogo na Final do Playoff do Nacional Feminino
Ver Mais
Benfica e Turquel na Final do Playoff do Nacional Feminino
Ver Mais
Benfica e Turquel venceram primeiros jogos da Semi-Final do Playoff do Nacional Feminino
Ver Mais