Rede a Bordo


(17/05/2025) Claro que estas Crónicas podiam existir na mesma, publicadas num jornal em papel, daquele nos sujava as mãos todas, com todas as fotografias a preto e branco – os cotas como eu recordam-se bem disso – mas sem dúvida que o aparecimento da internet revolucionou e impulsionou estas interações.

Tudo começou em 1969 com a criação da ARPANET, uma rede de computadores militar dos Estados Unidos da América, que tinha como objetivo a comunicação entre diferentes instituições de pesquisa, com a primeira mensagem entre computadores a ser transmitida entre a Universidade da Califórnia e o Stanford Research Institute.

Em 1977, a demonstração do protocolo TCP/IP foi um passo importante, considerada por muitos como o ponto de partida para hoje comemorarmos o Dia Mundial da Internet, um evento celebrado por todo o mundo nesta data.

Este festejo foi realizado pela primeira vez a 25 de outubro de 2005, no mês seguinte, em Tunes, a Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (CSMI) decidiu sugerir à Organização das Nações Unidas um Dia da Internet, com ela a designar o dia 17 de maio como um dia dedicado às telecomunicações, incluindo o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, para promover a importância da tecnologia da informação e das comunicações e as diversas questões relacionadas com a sociedade da informação que a CMSI tinha levantando há vinte anos.

Hoje já não conseguimos viver sem ela, o que facilitou a forma como contactamos uns com os outros, como vai acontecer já de seguida.

“Bom dia Avô”, saudaram-me os quatro.

“Bom dia juventude. Então já combinaram onde ver a bola, para depois seguirem para o Marquês?”.

“Não se pode falar de futebol aqui”, reagiram eles com uma enorme gargalhada.

“Vocês são uns brincalhões”, ri-me eu.

“Está tudo combinado, vamos ver os jogos na minha casa, jantamos por lá, para depois seguirmos para as comemorações”, explicou o AMAGADINHO.

“Como já referi a semana passada, parece-me um brilhante exemplo de desportivismo, com dois bem mais alegres do que os outros, mas como dizia a outra senhora, isso agora não interessa nada, pois está na hora de irmos até aos nossos palpites. Quem quer começar?”.

“Hoje sou eu”, avançou o PIPOCA. “A Segundona está a chegar ao fim, esta semana calhou-me o Académica Espinho – Carvalhos (2-3) e Biblioteca – Entroncamento (5-3)”, terminou ele.

“Eu mais uma vez só tenho dois jogos, nem foi preciso sorteio”, brinquei eu. “Meias-finais da Quarteirona, Os Limianos – Infante Sagres (4-2) e OH Sports – Tojal (5-4)”.

“Hoje estou com uma grande fezada, calhou-me a final da Taça de Portugal, Benfica – Sanjoanense (4-1), e o Gulpilhares – Tojal (2-2) da Feminona”, conclui a LARANJINHA com um sorriso de confiança.

“Vamos lá aos meus jogos dos quartos de final da Primeirona, FC Porto – Juventude Pacense (5-2) e OC Barcelos – Oliveirense (3-1)”, palpitou o AMAGADINHO.

“Cá estou eu com a minha Terceirona, para esta jornada saiu-me o Taipense – ED Viana (5-2) e Sesimbra – Paço de Arcos B (2-1)”, arriscou o PANCHITO.

“Já sei, já sei, deixem-me poupar a voz da LARANJINHA, que pode precisar dela para logo, explicando que o almoço de hoje vai ser uma caldeirada de lulas”, brinquei eu.

“Estás muito brincalhão Avô, eu sei que tu não acreditas que o teu clube seja campeão”.

“Verdade, acho que o teu vai vencer, mas logo se verá. Beijocas, abraços e até terça-feira”.

“Adeus Avô”, despediram-se eles com uma enorme algazarra futebolística, cada um a torcer pelos seus.

Gosta de uma boa jola, como eu, e de velocidade ao volante, coisa que eu detesto, mas está no FORA DO RINQUE desta semana.

Nome Completo: Guilherme Miguel Cunha Ribeiro de Brito

Clube atual: Sporting Clube de Torres

Alcunha (se tiver): Gui

Idade: 24 anos

Local de Nascimento: Torres Vedras

Clube estrangeiro futebol: Arsenal

Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo

Jogador estrangeiro futebol: Viktor Gyokeres

Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Lewis Hamilton, Fórmula 1

Prato: Bacalhau à Brás

Sobremesa: Cheesecake

Bebida: Cerveja

Filme: Não tem

Ator: Christian Bale

Atriz: Julia Roberts

Série televisiva: Breaking Bad

Livro: Se isto é um homem, Primo Levi

Cidade portuguesa: Lisboa

Cidade estrangeira: Roma

Animais de estimação (quais e nomes): Não tenho

Jogo de computador/consola: FIFA, GTA, CS

Hobbies: Jogar videojogos, ver automobilismo (Fórmula 1, WRC)

Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Automobilismo

Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Quando garantimos a liguilha de acesso à segunda divisão, sendo uma equipa nova, criada de raiz.

(20/05/2025) Em diversos locais já expliquei que não fui à tropa, obrigatória nos meus dezoito anos, não porque não quisesse, aliás concorri como voluntário para a Força Aérea, mas a minha enorme miopia na altura não me deixou servir o País, nem antes, nem no período normal.

Para onde eu não gostaria de ir era para a Marinha, talvez porque não saiba nadar, apesar de não me dar muito mal com barcos, sempre que tenho que viajar neles vou sempre desconfiado, mas hoje celebra-se o Dia da Marinha, homenagem ao grande feito de Vasco da Gama que neste dia, em 1498 – há 527 anos – pela primeira vez na história, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia.

Até 1998 o Dia da Marinha era celebrado a 8 de julho, data da partida da armada de Vasco da Gama de Lisboa, em 1497, mas com esta alteração pretendeu-se dar enfâse ao cumprimento do objetivo perseguido durante décadas, o descobrimento do caminho marítimo para a Índia.

O Dia da Marinha celebra-se em cada ano numa localidade costeira portuguesa, tendo como objetivo estreitar os laços entre a população portuguesa e a sua Marinha, através de uma agenda que integra diversos eventos, comemorações que este ano se realizam em Viana do Castelo.

Não sei se a minha juventude sabe nadar, mas já lhes vou perguntar.

“Boa noite Avô”.

“Boa noite, começo com uma pergunta rápida. Vocês sabem nadar?”.

“Simmmmmmm”, confirmaram todos à Cristiano Ronaldo.

“Era o que eu desconfiava, eu cá nunca aprendi”.

“Ainda vais a tempo”, riu-se a LARANJINHA.

“Agora já não quero”, brinquei eu. “Deixemos o fato de banho e vamos pegar no aléu, propondo que comeces tu com a Taçona”.

“Vamos a isso, não houve surpresa nas equipas que chegaram à final em Famalicão, Benfica e Sanjoanense, que são as duas primeiras classificadas da Feminona, proporcionaram um bom jogo, com poucos golos, mas foram as encarnadas que conquistaram o caneco pela 11ª vez consecutiva”, concluiu ela.

“Grande hegemonia do Benfica na última década, mas agora é altura de saltarmos para a Segundona”.

“No sábado tivemos festa em Carvalhos, a vitória em Espinho confirmou o regresso à Primeirona, o Póvoa vai jogar a liguilha, Leiria e Marrazes e Paredes desceram, ficando por apurar o último despromovido na última jornada, já a Sul, depois do Turquel ter festejado na jornada anterior, ficou em aberto a vaga para defrontar os poveiros, com Parede e Paço de Arcos na corrida, enquanto que HC Sintra, Marítimo Açores e Salesiana desceram à Terceirona”, finalizou o PIPOCA.

“Aproveito a deixa e passo a emissão para o PANCHITO”, brinquei eu.

“Cá estou em direto”, afirmou ele com uma grande gargalhada. “Por aqui faltam duas jornadas, nesta divisão em que ninguém desce, na série A os bês de OC Barcelos e FC Porto vão decidir entre si que sobe e quem vai à liguilha, na B, Infante Sagres e Mealhada, os dois primeiros encontram-se para a semana, com o Termas à espreita, na série C a malta da sopa da pedra já fez a festa, enquanto que Tojal, Santa Cita, Vilafranquense e SC Torres querem o 2º lugar, por último na D, onde só falta uma jornada, CRIAR-T e Paço Arcos B deixaram para o fim a solução dos dois primeiros lugares, mas a rapaziada do Seixal tem mais dois pontos e visita Portimão, algarvios que ainda não pontuaram esta época. Há ainda um pormenor importante, se a equipa principal do Paço de Arcos não subir à Primeirona, a B não pode ir à liguilha, ou seja, Grândola e Sesimbra ainda sonham com o 2º lugar”, terminou ele.

“Exatamente, bem observado. Agora é a minha vez, na Quarteirona tivemos os primeiros jogos das meias-finais, a juventude de Oliveira do Hospital ganhou vantagem, só no prolongamento, enquanto que a malta de Ponte de Lima venceu, sem recurso às horas extraordinárias”.

“Hoje sou eu o último, primeiros jogos dos quartos de final da Primeirona, os quatro primeiros da fase regular venceram o jogo 1, mas em Barcelos foram preciso as grandes penalidades para decidir o vencedor, sendo que amanhã temos a segunda partida na casa dos que perderam, em busca da negra no próximo fim de semana”, rematou o AMAGADINHO.

“Vamos lá olhar para a classificação da Liga do Avô, o PANCHITO continua na frente com 56 pontos, o AMAGADINHO – que conseguiu acertar em cheio num jogo esta semana – igualou a LARANJINHA no 2º lugar (51), segue-se o PIPOCA (49) e eu (33) que não largo a lanterna vermelha”, ri-me eu. “Mais uma Crónica a terminar, resta-me dar os parabéns para os que festejaram o título no Marquês, com um abraço para os que, como eu, ficaram mais tristes por não terem conseguido o título”.

“Mais nada Avô, para o ano há mais”, riram-se eles. “Até sábado”.

“Adeus juventude, resto de boa semana”.

Foi no Seixal, com uma bela vista para um braço do estuário do Tejo, que tivemos A SACADA desta semana, dezanove golos marcados, com destaque para Bernardo Filipe (9) e David Biléu (6), guarda-redes do Dramático de Cascais.

Na casa do velhinho Infante de Sagres, clube com 89 anos, tivemos a PENÚRIA desta semana, apenas dois golos marcados por Artur Carrapatoso e José Pedro Cunha, com Rafael Pacheco e Guilherme Miguel Giminho a manterem a baliza a zeros, tudo atletas da equipa da casa.

Foram precisas dezoito grandes penalidades para desempatar a partida entre OC Barcelos e Oliveirense, jogo 1 dos quartos de final da Primeirona, o espanhol Pol Manrubia, da equipa minhota, foi o único que conseguiu marcar e fica com O VELHO desta semana.

Outras Notícias
Quatro Vezes Três Por Três
Ver Mais
Polícia nas Últimas Festas
Ver Mais
Oriola no Verão
Ver Mais
Gémeos Muito Diferentes
Ver Mais
Livramento do Alentejo
Ver Mais
O Sino da Bicicleta
Ver Mais