Armistício da Castanha


(11/11/2025) Quando falamos no décimo-primeiro dia de novembro, rapidamente nos vem à memória o Dia de São Martinho, também conhecido como o Dia do Magusto, uma das celebrações que marcam o outono, onde a tradição dita que as pessoas costumam reunir-se para celebrar a data comendo castanhas, assadas ou cozidas, e provando o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior.

Mas há 107 anos, neste mesmo dia, foi assinado entre os Aliados e o Império Alemão, em Compiègne, França, o fim da I Grande Guerra Mundial, data reconhecida como o Dia do Armistício, mas apesar desta data ter marcado o fim da guerra, refletindo no cessar-fogo na Frente Ocidental, as hostilidades continuaram em outras regiões, especialmente entre o Império Russo e partes do antigo Império Otomano.

Guerra e castanhas arrumadas na prateleira da história, está na altura de receber a malta que percebe de hóquei em patins”.

“Boa noite Avô”.

“Boa noite juventude, que tal o fim de semana?”.

“Depois de mais um alerta laranja, com muita e chuva e vento, até parecia que tinha regressado do o verão”, afirmou o AMAGADINHO.

“Também não abuses, esteve um tempo agradável, mas fresquinho”, argumentou a LARANJINHA.

“O frio é psicológico, como diz o Avô”, brincou o PIPOCA.

“Totalmente de acordo”, ri-me eu.

“Mas preparem-se, pois a partir de amanhã regressa a chuva”, alertou o PANCHITO.

“Não se esqueçam do chapéu-de-chuva em casa, para já vamos pegar no aléu, numa semana em que a Terceirona esteve de férias, vou retribuir a ajuda que o AMAGADINHO me tem dado, para olhar para a 1ª mão dos oitavos de final da Taça WSE, por lá temos cinco portuguesas, o sortilégio das bolinhas fez encontrar Riba d’Ave e Sporting Tomar, com ligeira vantagem para os ribadavenses que jogaram em casa, enquanto que Juventude Pacense, HC Braga e Sanjoanense venceram em casa, sendo que os bracarenses vão ter a tarefa, teoricamente, mais difícil em Lodi”.

“Muito obrigado Avô, esta semana tenho muito trabalho, começo pela 1ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, que se realizou a meio da semana passada, mas que guardei para hoje, excecionalmente, tivemos duas derrotas lusas, na deslocação dos barcelenses ao João Rocha e da Oliveirense à Corunha, enquanto Benfica, em casa, e FC Porto em Espanha venceram os seus jogos”.

“À semelhança da Taça WSE, também cinco equipas portuguesas nesta prova, sendo que no grupo A só estão os azuis e brancos, enquanto que as restantes estão no B”.

“Afirmativo Avô, também arrancou esta semana a Quarteirona, três séries, norte, centro e sul, nove equipas em cada uma, apuram-se as duas primeiras formações para os quartos de final, onde se juntam mais duas, que vão sair de uma liguilha entre os terceiros classificados, no fim de todas as contas vamos ver quem sucede ao OH Sports, campeão na época passada”, concluiu o AMAGADINHO.

“Até estava com pena de ti, pois ainda tens a Taçona, mas como a LARANJINHA estava folgada esta semana, pedi-lhe para espreitar esta pré-eliminatória”.

“Sem problema Avô, tivemos dezasseis jogos, oito a sul e a norte, dois jogos muito desequilibrados, mas a maioria foram muito renhidos, quatro tiveram que recorrer ao tempo extra, enquanto que três só foram decididos nas grandes penalidades, mas ainda tive tempo para dois jogos da Primeirona, pois os outros realizam-se hoje, sendo que num deles tivemos uma pequena vingança do OC Barcelos, que depois de ter perdido no João Rocha para a Liga dos Campeões, três dias depois venceu os leões”, terminou ela.

“Na Segundona já chegámos à meia-dúzia de jornadas, na zona norte a Juventude Vina soma e segue, seis jogos, outras tantas vitórias, sendo que nos lugares seguintes estão três equipas bês, Valongo, FC Porto e Oliveirense, ou seja, a Académica que está no 5º lugar, luta pela subida, apesar de já estar a 8 pontos, na zona sul outra equipa B, a do Sporting sofreu a primeira derrota frente ao Candelária, que assumiu a liderança, enquanto que o Paço Arcos é agora o terceiro classificado”, finalizou o PANCHITO.

“Só falto eu e a Feminona, tivemos um grande jogo na zona norte, onde a Escola Livre bateu a Sanjoanense, mantendo a invencibilidade e infligindo a primeira derrota às moças de São João da Madeira, já a sul o Parede perdeu pela primeira vez, na receção à Académica, que só perdeu com o Benfica que continua imbatível”, resumiu o PIPOCA.

“Tempo para irmos até à Liga do Avô, onde esta semana tivemos mais um acerto em cheio no resultado, mas não foi um empate”.

“E fui eu”, riu-se a LARANJINHA.

“Verdade, já vi que estás atenta, continuas na frente, agora com 26 pontos, seguida do PIPOCA (16), PANCHITO (14), eu com 12 e o AMAGADINHO com 8 pontos”.

“Está a ser muito fácil”, riu-se ela.

“Tem calma, basta-me um empate certeiro para te apanhar”, afirmou o PIPOCA com um sorriso.

“Eu estou a dar avanço, um dia destes ninguém me apanha”, riu-se o AMAGADINHO.

“Ainda faltam muitos jogos, mas agora está na hora de nos despedirmos, até sábado”.

“Adeus Avô, resto de boa semana, mesmo com chuva”, saíram eles da minha vista com uma gargalhada coletiva em fundo.

Chegou recentemente ao clube dos cinquenta, gosta de favas, de que não gosto nada, mas nasceu na mesma cidade que eu, por isso está no FORA DO BANCO desta semana.

Nome Completo: Cristiano Miguel Samões Ramalho Agulhas

Clube atual: Parede FC

Idade: 50 anos

Local de Nascimento: Lisboa

Prato preferido: Favas cozidas com azeite e alho

Melhor local para viver: Cascais

Livro que está na mesa de cabeceira: El Portero de Hockey Patines de Guilhem Trabal Tañá

O filme que já viu mais do que uma vez: Muitos

Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): Sim, Mira-Sintra, Académica Amadora, Sporting, AD Oeiras e SL Olivais

Como/quando chegou a opção de ser treinador: Por uma casualidade, quando tinha 14/15 anos no clube onde comecei, a formação não tinha treinador e comecei eu com eles, depois, por opção, dei continuidade

Clubes/seleções que já treinou: AP Lisboa, Mira-Sintra, AD Oeiras, Paço de Arcos, GDR Os Lobinhos, Stuart Massamá, Grândola, Marítimo dos Açores e Parede FC

Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: São aspetos diferentes, não dá para comparar. Em relação aos masculinos ou femininos, elas são mais dedicadas

Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: Depende do jogo e das nuances necessárias, mas por norma 1/2 horas

Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: A nova questão das bolas fora

Maior tristeza como treinador: Nunca ter feito uma competição europeia, apesar de equipas apuradas por mim terem lá ido

E, claro, a maior alegria: Conseguir ser Campeão Nacional num clube pequeno

Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: A incompetência da maior parte dos árbitros, principalmente devido a má preparação dos mesmos para apitar os jogos.

A SACADA desta semana teve dezasseis golos, a ocorrência foi em Oliveira do Hospital, com destaque para Bernardo Andrade (10), guarda-redes dos locais.

Este é o resultado que a PENÚRIA mais aprecia, apesar de ser pouco vulgar, desta vez na pré-eliminatória da Taçona tivemos um belo zero a zero, mas por se tratar de uma prova a eliminar, alguém tinha de vencer, pelo que foram as grandes penalidades que decidiram, mas o destaque vai inteirinho para os guarda-redes Afonso Silva/Carlos Gomes (Gulpilhares), e João Seixas/Tomás Brás (HC Mealhada) que não sofreram nenhum golo nos sessenta minutos de jogo.

Em provas a eliminar um golo pode fazer toda a diferença, no Parque das Tílias tivemos uma 1ª mão dos oitavos de final da Taça WSE extremamente equilibrada, com o golo decisivo dos locais a ser marcado nos segundos finais por Gustavo Pato, ele que fica com O VELHO desta semana.

Outras Notícias
Sonhos e Borrego
Ver Mais
Duzentos e Setenta Anos
Ver Mais
Notificações Erróneas
Ver Mais
Massas e Manias
Ver Mais
Fruta e Pevides
Ver Mais
Azia e Suspeição
Ver Mais