As Árvores Vivem de Pé


(23/11/2024) Muitos de nós já teremos ouvido falar em espécies autóctones, no que diz respeito à floresta portuguesa, que, infelizmente, não tem sido bem tratada, mas nem todos saberemos do que estamos a falar.

Hoje celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, uma data estabelecida para promover a importância de preservar e plantar espécies que fazem parte do património natural, sendo que a nossa floresta autóctone é toda aquela formada por árvores originárias do nosso país, como é o caso dos carvalhos, medronheiros, castanheiros, loureiros, azinheiras, azereiros e sobreiros.

Este dia foi escolhido como alternativa ao Dia Mundial da Floresta (21 de março), criado originalmente para países do norte da Europa, que têm nessa altura melhores condições para a plantação de árvores, enquanto que na Península Ibérica, as condições climatéricas do mês de novembro, com temperaturas mais baixas e alguma precipitação, são mais favoráveis para a plantação de árvores.

Estas espécies estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, por isso são mais resistentes a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa, em comparação com espécies introduzidas, além de que ajudam a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens e a diversidade dos recursos genéticos, sendo que 72% da floresta portuguesa é composta por espécies florestais autóctones.

Estou sempre a aprender nestas Crónicas, também com os meus jovens que comigo colaboram.

“Bom dia Avô”.

“Bom dia juventude, está tudo bem?”.

“Sempre, a boa disposição é fundamental”, afirmou o PIPOCA com um grande sorriso.

“Além de que esta semana teve menos chuva do que a anterior”, brincou o PANCHITO.

“Pois, não gostamos dela, mas faz muita falta”.

“Verdade, andam a brincar com o clima, pois ainda há muitas pessoas responsáveis neste Mundo que desmentem a existência de alterações climáticas”, afirmou a LARANJINHA.

“Isso é que é preocupante. Quando eu era da vossa idade, durante o inverno era raro o dia em que não chovia, um aborrecimento, mas natural para a época do ano, hoje isso já não acontece, nem percebo como alguém pode negar o evidente. Bem, vamos lá à nossa agenda de trabalhos, vou começar eu, até porque a meio da semana tivemos o arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões, onde tivemos tristezas e alegrias lusas, o Benfica venceu o Valongo na Luz, o OC Barcelos voltou a derrotar o FC Porto, desta vez no Dragão, enquanto que a Oliveirense mostrou que domina o francês. Para não estar a monopolizar o tempo, vou falar da Quarteirona, daqui a pouco, quando falar da ementa de hoje”, ri-me eu.

“O Avô é um brincalhão”, afirmou a LARANJINHA. “Vou já à minha Feminona, onde vou destacar a visita do HC Maia a São João da Madeira, na zona Norte, e a Sul, o Stuart Massamá tem uma jornada dupla, joga no Seixal e recebe o Tojal, olha até fiz um verso, podendo aproximar-se mais dos lugares da frente”, finalizou a miúda.

“Boa cachopa, vamos ao próximo”.

“Esta jornada da Segundona promete, na zona Sul temos a deslocação do Paço de Arcos – que só tem vitórias – a Turquel, o 3º classificado, já na zona Norte, a Oliveirense B derrotou o Famalicense na 3ª feira, assumiu o comando e desloca-se mais logo a Marrazes, enquanto que o Carvalhos, que tem menos um jogo, joga em Vale de Cambra”, concluiu o PIPOCA.

“Altura para irmos até à Terceirona”.

“Isso mesmo Avô”, confirmou o PANCHITO. “Como já vai sendo habitual, vou destacar um jogo de casa série, começando hoje pela mais a norte, a A, onde o HC Penafiel joga em Marco de Canaveses, a malta de Vila Boa do Bispo vai até Ourém, Os Tigres, que ainda não perderam, vão até Massamá, enquanto que na série D temos um duelo entre Sesimbra e CRIAR-T, dois dos segundos classificados”, terminou ele.

“Antes do Avô explicar o que vai ser o almoço hoje, vou espreitar a Primeirona, que no domingo vai ter uma grande partida entre os dois primeiros, no Dragão Arena encontram-se FC Porto e Benfica, um jogo a horas dos mais novos”, explicou o AMAGADINHO com uma gargalhada.

“Verdade, vai ser às 11 e meia, é a televisão a ditar as suas regras. Na Quarteirona vou estar atento à viagem do Limianos à Póvoa de Varzim, a deslocação dos miúdos de Oliveira do Hospital à Póvoa do Paço e a receção do Dramático de Cascais à rapaziada de Vila Franca de Xira, olhando da série A à C. Muito bem, a manhã já vai longa, só me resta acrescentar que hoje o almoço, vem mais uma vez do Camponês, um coelho à caçador e com duas cabeças, uma para cada um de nós”.

“Gosto de coelho, mas nunca comi a cabeça”, explicou a LARANJINHA.

“É bom, eu gosto muito”, confirmou o PANCHITO.

“Miúdos, a conversa está boa, mas tenho que ir buscar o bicho”, ri-me eu. “Até terça-feira”.

“Adeus Avô”, despediram-se eles, saindo rapidamente da minha vista.

Desafiando a gastronomia local, trocando o leitão pelo fiel amigo, hoje temos um fã de James Bond no FORA DO BANCO.

Nome Completo: Luís Pedro Simões Venâncio

Clube atual: Hóquei Clube da Mealhada                   

Idade: 34 anos

Local de Nascimento: Luso (Mealhada)

Prato preferido: Bacalhau (de qualquer maneira)

Melhor local para viver: Coimbra

Livro que está na mesa de cabeceira: Mourinho de José Mourinho

O filme que já viu mais do que uma vez: 007

Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es):  Sim, no HC Mealhada

Como/quando chegou a opção de ser treinador: Tinha 16 anos, fui convidado a treinar as escolas de patinagem da HC Mealhada    

Clubes/seleções que já treinou: HC Mealhada, Anadia, Académica Coimbra

Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: Formação

Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: Entre 8 a 10 horas semanais de análise 

Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: Esta nova regra do stique por cima da cabeça, ou o guarda-redes não se poder mexer à vontade depois do apito

Maior tristeza como treinador: Maneira como saí da Académica Coimbra

E, claro, a maior alegria: Não consigo escolher só uma. Ser vice-campeão nacional, terminar no 5º lugar da segunda divisão com a Académica, jogar a Supertaça feminina

Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: Pedir desconto, falar sobre uma situação e não ser cumprida ou sentir que a equipa está a precisar de tempo de desconto, pedi-lo e sofrer golo antes da paragem.

A celebração desta efeméride também pretende lembrar que, enquanto árvore universal – de origem mediterrânica – protege o planeta e a saúde, a oliveira pode viver séculos, não deixando de dar frutos mesmo em condições climatéricas adversas, que para além das várias aplicações dos seus derivados, esta árvore é reconhecida desde a antiguidade como um símbolo de paz, sabedoria, fertilidade, riqueza, força e harmonia.

Como já perceberam, apesar de termos grandes olivais em Portugal, até de forma excessiva, esta árvore não nasceu por cá, sendo que o nosso país é uma referência mundial na olivicultura moderna e eficiente. 

Agora que eles estão a chegar, vou fazer-lhes uma pergunta relacionada com esta data.

“Boa noite juventude”.

“Boa noite Avô. Pela tua cara, tens uma pergunta para lançar para a discussão”, brincou o AMAGADINHO.

“Bolas, já percebi que a minha expressão está muito transparente”, ri-me eu. “Por acaso é verdade, hoje é o Dia Mundial da Oliveira, pelo que quero saber quem gosta de azeitonas?”.

“Eu”, gritaram os quatro.

“Estamos nessa, para mim marcham de qualquer maneira, com alho, orégãos e azeite, simples, esmagadas, enfim, uma boa desculpa para beber um copo de vinho”, brinquei eu.

“Tenho uma dúvida, se a árvore dá azeitonas, porque não se chama azeitoneira?”, gozou o PIPOCA com uma enorme gargalhada.

“Brincalhão, mas sabes que em muitos locais se chama oliva ao fruto da oliveira?”.

“Já sabia, daí a palermice”, riu-se ele.

“Deixemos as árvores em sossego, para pegarmos no aléu, propondo que hoje comece o PANCHITO”.

“Vamos a isso Avô, começo pela série A da Terceirona, os penafidelenses perderam em Marco de Canaveses e foram ultrapassados  no topo da classificação pelo FC Porto B, que venceu no Fão, na B a malta de Vila Boa do Bispo continua sem perder e tranquila na frente, na série C o Sporting de Torres foi derrotado no Tojal, Os Tigres venceram em Massamá e o Vilafranquense em Coruche, com a três equipas na frente, mas com a rapaziada de Almeirim com menos dois jogos e os ribatejanos que têm menos um que os torrejanos, por último, na D, os bês do Paço de Arcos venceram em Santiago do Cacém, mantendo a liderança e um percurso só com vitórias, enquanto que o CRIAR-T venceu em Sesimbra e está na segunda posição a três pontos”, finalizou ele.

“Vamos subir um degrau na hierarquia das competições”.

“Na Segundona já não há equipas só com vitórias, pois na Aldeia do Hóquei os da casa infringiram a primeira derrota ao Paço de Arcos, que agora tem a companhia do Parede na frente da classificação, já na zona Norte os bês da Oliveirense continuam isolados no topo, depois de golearem em Marrazes, o Póvoa também marcou muitos ao Valongo B e está no segundo lugar, enquanto que o Carvalhos venceu, tangencialmente, em Vale de Cambra, tem menos dois pontos que o líder, mas menos um jogo, que vai realizar amanhã na casa do Famalicense”, terminou o PIPOCA.

“Uma boa altura para ouvirmos a LARANJINHA”.

“Na minha Feminona a Sanjoanense venceu o HC Maia, o Gulpilhares goleou as miúdas de Vila Boa do Bispo e continua na frente, já na zona Sul o Turquel venceu na Parede, igualando o Benfica no topo da tabela, as duas equipas só com vitórias ao fim de cinco jornadas, enquanto que o Stuart Massamá venceu o Tojal”, acabou ela. 

“Está na hora do primeiro escalão, força nisso”.

“Na Primeirona tivemos um jogo intensíssimo no Dragão Arena, incerteza até aos últimos segundos, mas a certeza de que já não há equipas só com vitórias, pois o FC Porto venceu o Benfica, assumindo o comando isolado da fase regular, com Sporting, OC Barcelos e Juventude Pacense a alcançarem os encarnados na 2ª posição, a três pontos dos azuis-e-brancos, sendo que os vizinhos de Lisboa têm um encontro, entre eles, em atraso. Um destaque final, pela negativa, para a Oliveirense, que tem apenas duas vitórias ao fim de sete rondas”.

“Uma boa altura para irmos à tua meia dúzia”.

“Vamos a ela, o Murches continua na frente (0 pontos), na 2ª posição está o Riba d’Ave (3), seguidos de Candelária (7), Oliveirense (8), Sanjoanense e Valongo com 9 pontos”, concluiu o AMAGADINHO.

“Guardei a Quarteirona para o fim, começo pela zona Norte onde Limianos e Infante de Sagres continuam imbatíveis, na Centro, OH Sports e Académica também só sabem ganhar, enquanto que na zona Sul, Salesiana e Stuart Massamá são as duas equipas que venceram sempre nas três jornadas já realizadas. Está na altura de irmos descansar, porque já não é cedo, portem-se bem e até sábado”.

“Xau Avô, até lá”, despediram-se eles, saindo, um a um da minha vista.

Esta semana A SACADA está marcada pelo número quatorze – o Cais de Alhandra, como eu gosto de referir – o número de golos que foram marcados em dois jogos.

Em Santa Cita o destaque vai para Francisco Kiko Santos (4) e Samuel Silva (7), guarda-redes do Alenquer e Benfica, os outros homens da baliza que merecem realce são o Afonso Venda (11) e Miguel Padilha (2) atletas do Valongo, cuja equipa B jogou na Póvoa de Varzim.

Hoje A PENÚRIA tem dois jogos, sendo que em partidas só com três golos, merecem destaque quem defendeu e quem marcou, como expliquei no arranque deste espaço a semana passada.

O primeiro jogo ocorreu em Vila Boa de Quires, merecendo referência Albert Budó, Francisco Canito e Sergi Moliner ® (HC Marco), André Carvalho e Diogo Vale ® (HC Penafiel).

A segunda partida, que terminou com o mesmo resultado, decorreu à beira Nabão, um duelo entre leões onde Guilherme Silva e António Marante ® (SC Tomar), Rafael Bessa, Antonio Toni Pérez e André Girão ® (Sporting) merecem realce.

Não é habitual dar mais do que uma distinção por semana, sendo que os guarda-redes também passam muitas vezes ao lado deste modesto prémio.

O jogo de domingo no Dragão Caixa foi excelente, sempre a um ritmo altíssimo, muitas vezes partido, obrigando os dois guarda-redes a muito e excelente trabalho.

Para Xavier Malián Mali (FC Porto) e Pedro Henriques (Benfica) segue O VELHO desta semana.

Outras Notícias
Quatro Vezes Três Por Três
Ver Mais
Polícia nas Últimas Festas
Ver Mais
Oriola no Verão
Ver Mais
Gémeos Muito Diferentes
Ver Mais
Livramento do Alentejo
Ver Mais
O Sino da Bicicleta
Ver Mais