Porto-Benfica… Prognósticos só depois de terminar o jogo!!!!


Realiza-se hoje a 13ª Jornada do Campeonato Placard e o jogo grande é, sem sombra de dúvida, o Porto-Benfica, que se inicia pela 20:00 Horas (19:00 dos Açores) e que poderá ser seguido através do nosso site, como habitualmente, com uma descrição ao segundo de cada ocorrência, ou ainda através da emissão televisiva que “A Bola” TV irá fazer, já para não falar do habitual “stream” que o portal da Federação de Patinagem de Portugal emite de todos os jogos do Campeonato Placard. O Benfica lidera o campeonato com 33 pontos (11 vitórias e 1 derrota) e o Porto é o 2º classificado com menos 2 pontos, equivalentes a 10 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

Um jogo destes pode perfeitamente ser escrutinado com o intuito de tentarmos determinar qual das equipas terá mais chances de vencer, mas não vale a pena termos ilusões porque jogos “destes” nunca têm vencedor antecipado e tentar prever uma vitória é sempre tarefa quase impossível… Vejamos, então, qual das duas equipas vai a jogo com “números” melhores…

Benfica e Porto são das melhores equipas do campeonato, aparecendo o nome dos encarnados por 8 vezes na “tabela verde” enquanto os azuis estão patentes por 3 vezes. Para além destes, só o Sporting aparece como uma das equipas com menos derrotas… Em termos de resultados sequenciais, o Porto é a equipa que fez mais jogos consecutivos sem perder (11, com 1 empate pelo meio) mas o Sporting é a equipa que conseguiu mais vitórias consecutivas na prova (8), quando os dois adversários de hoje só conseguiram 6 vitórias cada um.

O Benfica é a equipa que melhor desempenho tem em “casa” (ainda só venceu!!!) e fora de portas Benfica, Porto e Valongo (!!!) são as equipas que melhor desempenho têm (5 vitórias e 1 empate cada). Hoje poderá acontecer que o Benfica perca os primeiros pontos na prova ou até que passe para o Porto o estatuto de melhor em casa, se os encarnados perderem mais logo.

No que diz respeito a “Bolas Paradas”, retiramos de imediato uma grande conclusão: não são determinantes para um bom desempenho de uma equipa no campeonato. Apesar de no jogo atual as situações de Bola Parada terem grande importância, há outros aspetos do jogo que poderão ser mais determinantes. Senão, vejamos: o Benfica é a equipa que tem pior percentagem de concretização de Bola Paradas (ataque) de todas as equipas do Campeonato Placard e, no entanto, é o líder isolado!!!! E nas Bolas Paradas defensivas, os encarnados são somente a 9ª equipa com melhor desempenho. Já o Porto é a 13ª (de entre 14!!!) equipas com melhor desempenho na defesa de Bolas Paradas e a 3ª na marcação daquelas situações de jogo… Determinante??? Não, não, está provado com os números expressos acima!

Também com as Faltas de Equipa não se pode fazer uma leitura conclusiva, visto o Paço de Arcos ser o penúltimo classificado (e a 2ª equipa com menos faltas de equipa) e o Benfica ser o líder do campeonato (e a 3ª equipa com menos faltas de equipa)!!! Em que ficamos? É bom ou mau? De novo, é a conjugação de diversos fatores que determinam se uma equipa é ganhadora ou não, e não só um ou dois aspetos do moderno jogo de Hóquei em Patins, como aliás em todos os desportos e em todas as áreas!

Vejamos agora a prestação de alguns jogadores que poderão ser peça chave no jogo de mais logo:

Gonçalo Alves é “somente” o 16º jogador de uma lista dos que melhor desempenho têm na marcação de Bolas Paradas, com 44% de aproveitamento (8 concretizações em 18 tentativas). Do lado do Benfica, é necessário olhar para baixo dos 20 primeiros para encontrar Carlos Nicolia e “Pablito” Álvarez, com 33% de aproveitamento… E são jogadores das equipas que ocupam os primeiros 2 lugares do campeonato!

Quanto à outra ponta do espectro, Pedro Henriques (guarda-redes da equipa líder do campeonato) é só o 9º da lista dos que têm melhor desempenho na defesa de Bolas Paradas (independentemente do número de jogos efetuados) com 70% de aproveitamento e “Xavi” Malián (guarda-redes da equipa vice-líder do campeonato) é somente o 19º da lista com uns “péssimos” 44% de aproveitamento, enquanto Tiago Rodrigues foi sujeito a 1 Livre Direto e conseguiu defendê-lo.

Ficam os números mas a conclusão tem de ser tirada por próprio, que esta coisa de adivinhar resultados nunca foi o meu forte. Siga todos os jogos da Jornada 13 do Campeonato Placard através da nossa página de DIRETOS, com ligação abaixo:

Consulte a Página do Campeonato Placard para ficar a par de todos os números e classificações:

Outras Notícias
Candidatos vencem mas Barcelos "cai" em Tomar...
Ver Mais
Benfica vence "derby" do Pavilhão João Rocha e segura liderança da fase regular...
Ver Mais
Nova mudança de líder?
Ver Mais
Vitória do Sporting no Dragão dá liderança (de novo) ao Benfica
Ver Mais
Porto vence Benfica e salta para a liderança...
Ver Mais
Lista de Nomeações para 18 de Janeiro
Ver Mais