ESCOLHAS…


Este escrito é dirigido aos jogadores que participaram no Sporting-Benfica do dia 4 de junho passado, com o resultado final de 3-2 para os “águias” que colocou a eliminatória empatada após o 4-3 para os “leões” do dia 29 de Maio. E vou tentar ser o mais objetivo possível, sem ser condescendente mas também sem ser santo algum, que de santo tenho NADA.

Neste caso, o resultado é mesmo o menos importante porque só serve para atribuir um título… Falo de HONRA e dirijo-me a vocês, aqueles por quem sinto uma admiração quase total, aqueles que lutam pelas cores nacionais e tantas honras deram já ao nosso país, aqueles que continuam a ser o orgulho e o exemplo de tantos jovens (e não só) deste país porque personificam a raça lusitana quando os vemos a defender as cores nacionais pela seleção máxima de Portugal. De vocês, só tenho orgulho e devo muitos, muitos, muitos agradecimentos pelas conquistas nacionais em campeonatos Europeus e Mundiais. E também daqueles jogadores que sendo estrangeiros a evoluir em Portugal, já quase os considero nossos compatriotas porque também respeito o que fazem pelos países deles em competição e pela “naturalização portuguesa” popular que os atribuímos, tal o carinho e admiração que os adeptos de cada clube sentem por eles. Pronto, está dito e atribuído o valor a quem o merece…

Agora quero que saibam que o que aconteceu no “maldito” jogo foi mau demais para ser verdade e tenho a certeza que estarão todos (TODOS OS QUE PREVARICARAM) arrependidos das ações que praticaram em pista e que foram vistas por todos os que seguiam a emissão televisiva de “A Bola”. Quando pessoas como vocês, quer ganhem muito dinheiro ou joguem apenas por amor à camisola, cometem as atrocidades que fizeram ao Hóquei em Patins e à imagem nacional da modalidade, só podem estar envergonhados e, mais importante ainda, arrependidos, do que aconteceu no triste dia 4 de Junho… Infelizmente, o que lá vai, lá vai e já não se pode fazer nada para “remendar” o que aconteceu naquele jogo… Mas, caros amigos, podem (PODEMOS TODOS) fazer MUITO DIFERENTE para MELHOR nos próximos jogos… A minha sábia avó dizia sempre, quando eu entrava em “guerra total” com o meu irmão, que “se ele se atirar da rocha abaixo, não acredito que te vais atirar também!”, sempre que a nossa justificação era “ele é que começou”!!! Avó Conceição, sábia mulher recordada sempre com muita saudade…

Cada um de vós deve a esta modalidade, aos seus adeptos, às vossas famílias e a VÓS PRÓPRIOS, o respeito que ELA merece mas principalmente o respeito que VOCÊS MERECEM… A vida não acaba hoje, logo é mais um jogo, amanhã é mais um dia e todos nós que habitamos este planeta podemos sempre fazer melhor arquitetados nos exemplos passados. O que fizemos de mal (de péssimo) no passado não é só mau, é também construtivo porque nos dá a experiência necessária para não repetir aquilo que foi errado. O pior é quando temos esta experiência e não usamos os ensinamentos que elas nos proporcionaram, acabando sempre por repetir os mesmos erros… SOMOS TODOS HUMANOS, todos nós cometemos erros deste tipo, só que VOCÊS não podem repetir mais estes erros porque, quer queiram quer não, SÃO DIFERENTES, são vistos por MILHARES, são idolatrados por tantos e tantos jovens praticantes neste país e DEVEM À MODALIDADE, àqueles jovens, às vossas famílias e principalmente a VOCÊS PRÓPRIOS o respeito que merecem. Adoraria ver, num próximo jogo, um de vocês, após uma agressão ou pancada mais forte, LEVANTAR-SE e com MUITO NÍVEL, abandonar o local, passar pelo adversário e dar-lhe um daqueles olhares matadores do tipo “bates, bates, bates mas não chegas cá dentro, sou muito superior a ti”… ISTO É QUE É TER NÍVEL, ser SUPERIOR, ser UM HOMEM, afinal. Vocês não estão a jogar sozinhos, fechados num pavilhão sem público como o que apresento na imagem de destaque deste artigo, mais logo o jogo vai ser visto por MILHARES DE PESSOAS, no pavilhão e através da TV… Por isso vos peço para fazerem um favor a vocês próprios e ao país e MOSTREM-NOS BONS EXEMPLOS, façam tudo para saírem da pista no final do jogo com aquela sensação de DEVER CUMPRIDO, independentemente do resultado, e principalmente DE CABEÇA ERGUIDA porque podem ter a certeza de que os vossos exemplos, MAUS OU BONS, irão ser vistos e irão ser repetidos por aqueles jovens que vos admiram e respeitam… Façam a vossa ESCOLHA, porque esta é que é a questão: a vida não é mais do que uma escolha constante. Escolham ter NÍVEL, serem ADMIRADOS pela ações BOAS que fizeram que vão perdurar por muito mais tempo na mente dos vossos admiradores do que as ações menos boas. O que passou, passou. Vamos fazer um GRANDE JOGO mais logo, rapazes. Nós merecemos ver um grande jogo mas vocês merecem também participar de um GRANDE jogo recordado pelo melhores motivos, por vocês e por todos os que o irão ver e adoram esta modalidade.

Termino dizendo de novo que vos escreve alguém com quase 64 anos mas que comete todos os dias erros dos quais me arrependo, repito alguns deles várias vezes e continuo a “trabalhar” para ser melhor pessoa, mais merecedor do respeito dos meus filhos, dos meus netos, de toda a família e da micro-sociedade que me rodeia e onde estou integrado para o bem e para o mal, enfim, como todos nós, desejo ser melhor pessoa a cada dia que passa. O que atrás vos escrevi serve somente para vos lembrar que amanhã é mais um dia e podemos sempre escolher aquilo que fazemos. É o que fazem as pessoas “normais” todos os dias, umas vezes com sucesso, outras não, infelizmente… ABRAÇOS A TODOS

Outras Notícias
Benfica vence jogo 4 e adia a decisão para o Dragão Arena...
Ver Mais
Porto vence o terceiro jogo da final por 9-6 em grande jornada de promoção do Hóquei em Patins
Ver Mais
As imagens do Porto 9-6 Benfica, jogo 3 da Final do Playoff da 1ª Divisão
Ver Mais
Benfica em grande nas duas frentes principais da modalidade...
Ver Mais
Porto tira partido de uma boa primeira parte e vence o 1º jogo da Final
Ver Mais
"Dragões" e "Águias"... Como vai ser a final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão?
Ver Mais