O que falta jogar na 2ª Divisão


Quando faltam 3 jornadas para terminar a fase regular do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, convém lembrar como estão “as coisas” e saber o que falta jogar a cada equipa e que hipóteses tem ainda cada uma de atingir os objetivos propostos.

Como se pode constatar pelos quadros acima, a luta pela vitória está constringida 3 equipas em ambas as zonas Norte e Sul e a luta pela permanência envolve agora 9 equipas, já que 3 outras já desceram virtualmente à 3ª Divisão Nacional.

Começando pela Zona Norte, Famalicense e Riba d’Ave são os 2 conjuntos com mais hipóteses de ocupar os lugares de subida direta (1º) e de participação na Liguilha de Apuramento à 1ª Divisão (2º) mas é importante realçar que o calendário de ambas elas não é nada fácil, bem pelo contrário. O Famalicense tem já no próximo sábado o jogo com o Cambra que poderá afastar definitivamente a equipa do Vale desta luta pela permanência, mas se o FAC perder, então o Cambra fica ainda mais envolvido na possibilidade de chegar no mínimo, à Liguilha. O Famalicense faz 2 jogos fora, vai a Cambra e aos Carvalhos (que grande estopada!!!) e 1 jogo em casa (recebe o Riba d’Ave) enquanto o Riba d’Ave faz 2 jogos em casa (recebe o Feira e o Pacense) e vai a Famalicão para um jogo que poderá ser determinante no apuramento do campeão. O Cambra, por sua vez, faz também 2 jogos em casa, o “tal” com o Famalicense e outro ainda com o Pacense, e vai até ao Pavilhão do Infante Sagres. A verdade, no entanto, é que o Cambra está “por um fio” e a luta final, salvo alguma conjugação extraordinária de fatores, deverá cingir-se a FAC e Riba d’Ave, com vantagem para os famalicenses somente porque o confronto entre eles será realizado em Famalicão.

No que diz respeito à luta pela permanência, com a descida virtual do Maia, penso que somente Sanjoanense “B”, Valença e Termas (distanciados por 3 pontos) irão ser realmente as participantes diretas nesta tentativa de fugir à despromoção, já que Porto “B” e Espinho têm uma almofada de pontos que os pode deixar a coberto de qualquer “eventualidade”. O calendário da Sanjoanense parece-me ser o mais complicado por oposição ao do Termas, que me parece ser o menos difícil.

Passando agora à Zona Sul, constatamos que o Murches é a equipa com mais possibilidades de chegar ao título e se vencer o jogo em atraso com o Oeiras (amanhã dia 4 pelas 21 Horas), então fica decidido o Campeão e restará somente a luta pela participação na Liguilha de Apuramento à 1ª Divisão (2º classificado). O Benfica, apesar do interesse na luta pelo 2º lugar, deixou de ter hipóteses de participar porque a sua equipa “A” participa na 1ª Divisão e desta forma a equipa “B” não poderá subir àquele escalão, reservado somente a 1 equipa de cada clube. Assim, pensamos que Alenquer (vai a Oeiras e a Coimbra e recebe o CRIAR-T), Oeiras (vai a Murches e ao Seixal e recebe o Alenquer) e Candelária (vai ao Estoril e a Ponta Delgada e recebe o Sintra) são as equipas com mais hipóteses de lutar pelo lugar da Liguilha (2º) mas os 5 pontos de atraso que os açorianos levam do Alenquer podem ser determinantes para os afastarem definitivamente destas “andanças”. Penso que o Alenquer tem melhor calendário, apesar de ter de ir jogar a Oeiras que, à 19ª Jornada comandava este campeonato para depois passar por um período menos bom que os empurraram para o 2º lugar (até à 22ª Jornada) e finalmente para o 3º lugar da tabela classificativa atual. O Candelária não vai, certamente, desistir porque só mesmo uma conjugação muito complexa de resultados os poderá permitir chegar ao 2º lugar mas… o impossível NÃO EXISTE!

Para a luta pela manutenção, com a descida virtual de Vilafranquense e Alverca, resta um lugar que vai ser disputado por CRIAR-T, Biblioteca e Salesiana, dado que o Sintra (9º classificado) está já com pontuação inatingível. A equipa de Valado de Frades é que está em piores “lençóis” porque só tem mais 2 jogos para disputar, enquanto os seus adversários ainda vão realizar três partidas, mas o seu calendário parece o mais acessível visto que o CRIAR-T vai disputar 2 jogos em casa com Murches e Oeiras (dois dos 3 primeiros classificados!!!) e fará uma visita a Alenquer e a Salesiana vai até Torres Vedras e recebe o Candelária e Biblioteca. Diria, se houvesse bola de cristal, que o CRIAR-T vai sofrer porque tem o pior calendário mas estas “coisas” têm muito que se lhe diga e a determinação da 3ª equipa que desce de divisão na Zona Sul é ainda uma grande incógnita.

Clique nos logótipos abaixo para conferir toda a informação relativa a ambas as zonas:

Outras Notícias
Calendários das Fases Finais das 2ª e 3ª Divisões Nacionais
Ver Mais
Sorteios das Fase Finais das 2ª e 3ª Divisão Nacionais hoje às 18 Horas na sede da FPP
Ver Mais
Fotos do Carvalhos-Póvoa por António Lopes "AL"
Ver Mais
Lista de Nomeações para o período de 1 a 6 de Abril
Ver Mais
GRF Murches é a equipa nacional de seniores masculinos com melhor desempenho desportivo
Ver Mais
Ataque às lideranças...
Ver Mais