Barcelos-Oliveirense e Sporting-Benfica podem definir posições finais para o Playoff


Na jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão deste fim de semana, 2 jogos podem decidir as posições finais do Playoff. Vejamos, então, o que está agendado para a jornada 25:

Hoje joga-se o Barcelos-Oliveirense que, para já, decidirá o 4º classificado mas pode ter impacto até ao 2º lugar, dependendo dos resultados da 26ª Jornada. Amanhã o derby eterno pode decidir de imediato quem ficará em 2º lugar da tabela classificativa mas poderá ainda ter “ramificações” ao 1º e, porque não, aos 4º e 5º lugares… Vejamos como está a tabela classificativa:

O Barcelos-Oliveirense promete ser bastante emotivo tendo em atenção que quem ficar em 4º lugar tem a vantagem de fazer (até) 2 jogos em casa na primeira eliminatória do Playoff por oposição ao único jogo que a equipa que ficar em 5º lugar faz no seu pavilhão. Vejamos quais têm sido os resultados das 2 equipas:

O Barcelos vinha de uma série de 6 jogos sem perder mas a derrota inesperada na “Catedral” com o Valongo veio não só atirar a equipa para o 4º lugar mas também “mexer” com a confiança que a equipa vinha exalando, mas a verdade é que a Oliveirense apresenta índices de aproveitamento bastante mais baixos, e após um início de campeonato fabuloso em que só empataram 2 vezes nos primeiros 10 jogos da 1ª volta, passam agora por um período em que alternam resultados positivos com outros negativos (leia-se “derrotas”) de tal forma que na 2ª volta não conseguiram mais do que 2 vitórias consecutivas e, pior ainda, alteram vitória com derrota da forma mais regular possível, percurso que não se coaduna com quem quer ser, legitimamente, campeão.

No que concerne ao jogo do Pavilhão João Rocha, o Benfica interrompeu uma série impressionante de 12 jogos sem derrotas com um resultado negativo em Braga, inesperado, certamente, para os benfiquistas, mas totalmente merecido para os bracarenses. No entanto a equipa reagiu bem e voltou às vitórias, para sossego dos seus adeptos que não deixam de ver na sua equipa um potencial campeão nacional. O Sporting já iria com 10 vitórias “consecutivas”, se não tivesse cedido duas pesadas derrotas frente a Porto (2-7) e Barcelos (0-6), resultados totalmente atípicos para a equipa de Paulo Freitas.

Interessante verificar que a lista de goleadores está preenchida com pares de jogadores, com o Porto, Sporting e Barcelos, em sequência, a apresentarem 2 jogadores cada, com a Oliveirense a intrometer Lucas Martínez antes de aparecer mais um par do Benfica e Miguel Rocha como 3º jogador do Barcelos. A melhor média de golos marcados continua a pertencer a Gonçalo Alves com mais de um golo e meio por jogo. No capítulo dos Guarda-Redes, nota positiva para a presença de “Xico” Veludo, totalista pelo Tomar, no 3º lugar desta lista dos “defensores do castelo” menos batidos, mas o importante é realçar o facto de haver 5 guarda-redes com médias de golos sofridos inferiores a 3 por jogo, e André Girão com uma inabitual média de 3,2 golos sofridos em cada jogo em que participa.

Chamo agora a vossa atenção para a “Tabela Verde” do nosso site que apresenta dados muito “interessantes”…

A Oliveirense é, a par do Porto, a equipa que sofre menos golos neste campeonato, fator a ter em conta pelo Barcelos quando entrar em pista mais logo pelas 21 horas. A Oliveirense é a 3ª equipa mais eficiente em termos da relação entre golos marcados e sofridos com +48 (110 marcados e 62 sofridos), ligeiramente pior que Porto (+76) e Sporting (+51) mas melhor que Benfica (+45) e Barcelos (+37). Porto e Oliveirense sofrem em média um pouco mais de 2 golos e meio por jogo.

Siga todo o desenrolar da jornada de hoje (e amanhã) a partir do nosso site, ainda e por pouco tempo já, num formato misto de atualizações.

Outras Notícias
Porto, Sporting, Benfica e Barcelos ganham vantagem nos Quartos de Final do Playoff da 1ª Divisão
Ver Mais
PLAYOFF da 1ª Divisão arranca hoje...
Ver Mais
Sporting vence Benfica e confirma no mínimo o 2º lugar
Ver Mais
O que falta jogar na 1ª Divisão (Fase Regular)
Ver Mais
Braga vence Sp. Tomar e abre a luta pelo 7º lugar...
Ver Mais
Braga-Tomar (adiado) joga-se hoje para clarificar o... 6º lugar?
Ver Mais