O que falta jogar na 1ª Divisão (Fase Regular)


Como se pode ver pelo quadro ao lado, o Porto tem o calendário mais acessível de todos os candidatos aos lugares do topo apesar de não ser nada fácil receber o Sp. Tomar e ir jogar a São João da Madeira…

A verdade, no entanto, é que os “dragões” têm capacidade mais do que suficiente para não perder mais ponto algum nos 2 jogos que faltam disputar. Sporting e Benfica serão adversários na próxima jornada, que decidirá muita coisa, assim como Barcelos (a contas ainda com a hipótese do 2º lugar) e Oliveirense (já só pode aspirar ao 3º lugar).

Penso que estes 2 jogos da próxima jornada serão decisivos para a posição final da tabela que decidirá os lugares do Playoff mas não vale a pena desmerecer a jornada final porque Parede e Turquel (que já foi surpreender o Valongo) estão necessitados de pontos como de água para um viajante no deserto.

O Braga vai ainda tentar ultrapassar o Sp. Tomar na classificação para evitar ter de defrontar o Porto (o Porto??? Será??? Não será melhor trocar por “primeiro classificado”?!!!) na primeira eliminatória do Playoff e se vencer os 2 jogos que faltam, poderá beneficiar das dificuldades que os nabantinos vão encontrar também nos próximos (e últimos) 2 jogos. É certo que jogar em Turquel é garantia de muito trabalho e luta e o resultado será sempre incerto, para além dos “Brutos dos Queixos” necessitarem também de pontos para escapar à descida. O Sp. Tomar tem uma carga de trabalhos pela frente mas eu apostaria em que tudo se vai manter igual, ou seja, não vai haver alterações nas posições dos 6º ao 8º lugares da tabela classificativa.

Pior está a luta pela manutenção porque Marinhense, Parede, Turquel e Sanjoanense estão separados por 3 pontos e faltam 2 jogos a cada equipa. O calendário mais acessível parece ser o do Marinhense, apesar de ir defrontar o Valongo e o Braga, adversários difíceis e envolvidos em lutas por lugares “mais acima”. Sanjoanense (Porto em São João da Madeira), Turquel (Oliveirense no Salvador Machado) e Parede (Benfica no Fidelidade) têm tarefas bem mais complicadas mas como já provou o Turquel em Valongo, a luta nas últimas jornadas muda de “tom” e tudo pode acontecer…

A certeza é só uma: a próxima jornada vai ser ESCALDANTE com jogos para todos os gostos:

Obviamente que um Sporting-Benfica será sempre um derby de enorme expetativa mas o Barcelos-Oliveirense não gerará menos, não só pelas posições que ocupam na tabela classificativa como ainda pela importância extrema de um ficar à frente do outro na tabela classificativa, o que poderá ser possuidor de uma vantagem enorme aquando da disputa da 1ª eliminatória do Playoff. Mas que dizer do Parede-Sanjoanense, luta direta pela manutenção (diga-se: fuga à 2ª Divisão), assim como Turquel-Braga, com importância determinante para os ribatejanos que têm mesmo de vencer se querem ter hipóteses de se manterem entre os “grandes” na próxima época e do Marinhense-Valongo, de vital importância para os “vidreiros”?

Pressione a faixa abaixo para ter a perspetiva completa dos resultados do Campeonato Nacional da 1ª Divisão:

Outras Notícias
Porto, Sporting, Benfica e Barcelos ganham vantagem nos Quartos de Final do Playoff da 1ª Divisão
Ver Mais
PLAYOFF da 1ª Divisão arranca hoje...
Ver Mais
Sporting vence Benfica e confirma no mínimo o 2º lugar
Ver Mais
Barcelos-Oliveirense e Sporting-Benfica podem definir posições finais para o Playoff
Ver Mais
Braga vence Sp. Tomar e abre a luta pelo 7º lugar...
Ver Mais
Braga-Tomar (adiado) joga-se hoje para clarificar o... 6º lugar?
Ver Mais