Fim de semana com impacto nos Playoff (1)


Este fim de semana poderá ser decisivo no que respeita ao impacto que terá a classificação final da Fase Regular do Campeonato Nacional da 1ª Divisão no Playoff que definirá o Campeão Nacional (https://www.hoqueipatins.pt/liga/nacional-1a-divisao). Com a consciência de que chegar ao final da Fase Regular em 1º lugar garantirá à equipa que o conseguir jogar sempre mais vezes em casa nos jogos do Playoff, os jogos Sporting-Porto e Benfica-Oliveirense poderão ajudar (ou não!) a clarificar os 4 primeiros lugares da classificação geral até porque, a 9 jornadas do final desta fase da competição, o facto de jogar sempre mais jogos em casa do que os adversários de Playoff só acontece na totalidade ao vencedor da 1ª Fase. Vejamos, então, como está a classificação geral no final da 17ª Jornada, se bem que Oliveirense e Benfica (e ainda outras equipas) têm respetivamente 1 e 2 jogos em atraso por realizar:

O FC Porto segue em 1º lugar com 2 pontos de avanço sobre o Sporting CP e a vitória no João Rocha permitirá manter esta posição e, seja qual for o resultado do outro jogo (e do Paço de Arcos-Barcelos), poderá ainda aumentar a diferença do primeiro para os que o seguem. Se o Sporting fizer valer o fator casa e acabar vencendo o jogo de amanhã, então o 1º lugar terá novo “dono” e a distância para os restantes diminuirá sensivelmente, agrupando todas as 5 equipas candidatas e complicando as contas finais, antecipando uma fase final da 2ª volta muito interessante. Se o jogo do João Rocha terminar empatado, a situação de ambas as equipas mantém-se inalterável mas os seus perseguidores poderão encurtar a vantagem. Por outro lado, Benfica ou Oliveirense vão perder pontos, um ou outro, ou até mesmo os dois, se considerarmos uma vitória de qualquer das equipas que jogarão em Alvalade e a vitória, sempre possível, do Barcelos em Paço de Arcos. Esta possível (provável?) vitória barcelense poderá ter consequências na ordenação da classificação se o Sporting perder o jogo de amanhã e, por outro lado, se o Paço de Arcos vencer e a Oliveirense vencer na Luz, então, com o jogo atrasado em mente, os oliveirenses poderão teoricamente situar-se de novo na 3ª posição.

Já o Benfica terá necessariamente de vencer o jogo com a Oliveirense se quiser manter vivas as aspirações de terminar num dos 4 primeiros lugares que garantem 2 jogos em casa na primeira eliminatória dos Playoff porque, com dois jogos adiados ainda por realizar, os “águias” poderão no máximo ocupar o 4º lugar da classificação a 1 ponto do Barcelos (se este perder o jogo no PA). Muitas contas, muitas situações, múltiplos resultados possíveis que só ficarão mais “reais” após (para já!) a conclusão dos jogos deste fim de semana, até porque há 3 jogos adiados para o dia 16 mas nenhum deles com a participação dos “atores” mencionados acima.

É muito interessante verificar que o Benfica é a equipa com maior número de jogos sem derrotas no momento atual, tendo já uma série de 7 vitórias consecutivas e 1 empate no último jogo realizado (5-5 em São João da Madeira), enquanto o Sporting tem 5 (4 vitórias e 1 empate), o Porto tem 3 vitórias consecutivas e Barcelos e Oliveirense com 1 vitória somente após a última derrota concedida (Barcelos em Turquel por 2-5 e Oliveirense no Pavilhão João Rocha por 4-6). A onda é nitidamente benfiquista e o desfecho do jogo de amanhã poderá ter nada a ver com o facto de nos últimos 6 jogos realizados os de Azeméis terem vencido 3 e perdido outros 3 (!!!!), precisamente os realizados contra equipas candidatas, 2-3 com o Porto no Dragão, 4-6 com o Barcelos no Salvador Machado e o tal jogo com o Sporting (4-6 no João Rocha). A última derrota do Benfica na prova aconteceu no Dragão Arena a 21 de Outubro (3-4), a terminar um período negro de derrotas que já tinham acontecido em Oliveira de Azeméis (4-5) e no Pavilhão Fidelidade com o Sp. Tomar (3-5).

Antecipando os jogos de amanhã, só Porto, Barcelos e Sporting venceram todos os jogos realizados “em casa”, presságio que deverá fazer acenar a bandeirola vermelha nos lados do Dragão, que fora de casa já tem 2 derrotas e 1 empate. O Benfica perdeu um jogo em casa mas a Oliveirense já perdeu 2 e empatou outro, fora de casa. O Barcelos é muito mais errático porque, apesar de intratável em casa, já cedeu 4 derrotas fora de casa, dado que deverá motivar os anfitriões nesta receção dos “galos” em Paço de Arcos.

Um último dado nesta primeira análise aos jogos deste fim de semana, permite-me chamar-vos a atenção para as Faltas de Equipa cometidas pelos nossos “analisados”, com realce positivo para as atuações de Porto, Oliveirense e Benfica (médias por jogo entre 9,8 e 10,9 faltas) e realce negativo para as 11.8 faltas em média por jogo (Barcelos) e 12,2 (Sporting). Se a lógica não for uma batata, o Porto no jogo com o Sporting poderá não ultrapassar as 10 faltas (aconteceu em 9 jogos nesta época) enquanto o Sporting deverá (a confiar na lógica!) ultrapassar as 10 faltas e poderá não ficar por aí, porque já passou das 15 faltas em 3 ocasiões do total de 17 jogos já realizados e em outros tantos jogos (3) não ultrapassou as tais 10 faltas que darão ao adversário uma oportunidade de marcar golo. Oliveirense (10,2) e Benfica (10,9) por duas vezes ultrapassaram as 15 faltas (2 oportunidades de golo para o adversário) mas os “águias” só por 5 vezes se mantiveram abaixo das 10 faltas, por contraste com a Oliveirense que o conseguiu em 9 jogos!

Finalmente, mostro somente o quadro dos Cartões Azuis com que as equipas foram admoestadas (pode consultar o quadro completo dos jogadores admoestados em https://www.hoqueipatins.pt/cartoes-azuis) deixando para o leitor a importância que estes terão nos jogos de amanhã, dado que algumas equipas são bem “poupadas” na amostragem daqueles cartões (Oliveirense) enquanto outras muito “esbanjadoras” (Sporting e Porto)… Muitos livres diretos amanhã???

Continue a ler a esta análise, agora mais direcionada para as prestações individuais, no nosso artigo publicado em https://www.hoqueipatins.pt/2022/16079

Outras Notícias
Sporting vence Benfica e confirma no mínimo o 2º lugar
Ver Mais
Barcelos-Oliveirense e Sporting-Benfica podem definir posições finais para o Playoff
Ver Mais
O que falta jogar na 1ª Divisão (Fase Regular)
Ver Mais
Braga vence Sp. Tomar e abre a luta pelo 7º lugar...
Ver Mais
Braga-Tomar (adiado) joga-se hoje para clarificar o... 6º lugar?
Ver Mais
Os 8 do Playoff já estão definidos...
Ver Mais